O POVO TEM O GOVERNO QUE MERECE.

Cunha e Silva Filho(1)

Nem os escândalos do mensalão, do petrolão, nem tudo que se faz de autoritarismo no poder conseguem derrotar o grande partido do povão, do povinho e de parte da elite econômica e intelectual brasileira. Estamos num mato sem cachorro, numa ciranda de ambiguidades que só interessam aos que estão mandando e desmandando no poder. Vivemos o mais agudo momento de embustes e mistificações em toda a nossa história política.

O país não é unido, antes é cordial, ordeiro, bonzinho, sem personalidade nítida. Somos camaleônicos, macunaímicos, bruzundanguenses. Gostamos da memória curta e saboreamos , álacres, uma cervejinha no boteco, um partida com preço de ouro no Maracá, e, lá fora, somos ainda conhecidos como o país do Pelé, do futebol, das mulheres de ancas largas e bumbuns empinados que valem ouro aos olhares cúpidos - regalo para os turistas branquelos que aqui aportam com olhos lascívios para uma mulata, morena ou branca de belas curvas niemeyerianas. Somos um página de O cortiço, de Aluísio Azevedo (1857-1913) ou um outra pagina lúbrica de A carne de Júlio Ribeiro (1845-1890), zombeteiramente chamada de A carniça pelo zombeteiro Agripino Grieco(1888-1973)

Fomos governados por um presidente entre pícaro e malandro, detentor de honrarias mil até no estrangeiro, doutor sem nunca ter sido, cantado em verso e prosa por escribas de todos os níveis intelectuais, aqui e lá fora. Somos degaullianos, somos também eternamente futuristas. Somos a picardia em pessoa e o pior é que uma parcela bem grande defende todas essas artes pedromalazatianas.

Ora, se somos toda esse amálgama de traços psicológicos e morais, delegamos toda essa “qualidades” aos nossos políticos e por isso confiamos neles piamente, temos sempre esperança de dias melhores que nunca, na realidade, nos chegam, terra prometida mas não cumprida. Fica tudo para as calendas gregas e brasílicas, planaltistas, alvoradense, aulicianas, luloptetistas com “bases aliadas, confundidoras da massa ignara, iletrada, sem brios, meros Judas vendendo a Cristo por migalhas.

Heróis sem caráter da pós-modernidade cúmplice de todas as patifarias, conluios, Somos ópera-bufa, bucha de canhão, vítimas passivas dos engodos das discurseiras neo-sebastianistas temperadas com o pior figurino demagógico-eleitoreiro-nacionalista-messiânico.Somos os soldados sonolentos que aparecem no grotesco paço joanino do picaresco/malandro romance Memórias de um sargento de milícias, de Manuel Antônio de Almeida (1831-1861) As cena histriônica até hoje nos provocam boas gargalhadas.

O presidencialismo todo-poderoso dílmico com chumaços de realeza britânica às avessas vem, agora, não bastassem todas estropolias de gastança e regabofes do Erário Público, tapar o rombo por ele provocado, ressuscitando a publicamente execrada CPMF criada, talvez com boa intenção de seu criador, para melhorar a saúde pública, mas com aportes desviados para outras finalidades, tanto assim que a saúde pública brasileira, ao invés de melhorar , foi para o fundo do poço e hoje é ainda vergonha nacional, a despeito da publicidade enganos paga a peso de ouro para enganar trouxas.

Deterioraram as contas públicas por incompetência aliada à corrupção e ainda nos vêm pôr goela abaixo por decreto a mencionada CPMF e mais impostos, e mais arrocho salarial, com o anúncio agora de congelamento de salários.

Como assim? Se querem congelamento de salários do funcionalismo federal, seria uma malvadez enorme deixar que os preços dos alimentos, dos remédios dos aluguéis e de todos os as tarifas públicas que estão encolhendo nosso salários.

Não é lícito congelar salários com alta de preços. Então, que se “decrete” o congelamento dos preços. Então, vão passar por cima do Congresso medidas tão drásticas e antidemocráticas determinada por uma governante sob cuja responsabilidade recai os desregramentos de gastanças de uma administração pródiga e perdulária? Não será diminuído o tamanho dos trinta e nove ministérios? Por que não eliminar uns vinte? Se a Câmara, o Senado e a sociedade não repudiarem tudo isso, não hesitarei em concluir este artigo com o título que lhe dei: O povo tem o governo que merece, escusando-me pela pobreza oportuna do lugar comum do enunciado.

NOTA;

O ARTIGO ACIMA-MENCIONDO, EMBORA DATADO - RECONHEÇO - . EXPRESSA A MINHA INDIGNAÇÃO DIANTE DO LADO PODRE DO PETISMO. ENTRETANTO, ME REFERINDO AO SR, JAIR MESSIAS BOLSONO, ATUAL MANDATÁRIO DA NOSSA REPÚBLICA, O SEU GOVERNO NÃO FICA, PORÉM, ATRÁS DO LULUPETISMO . AO QUE SABEMOS, O DESGOVENRO DO SR. BOLSONARO É DE OUTRA NATUREZA , OU SEJA, É O DE UM PRESIDENTE DA REPÚBLIOCA QUE NÃO TEM COMPETÊNCIA PARA DIRIGIR A NAÇÃO.

PRIMEIRO,  POR SER ORIENTADO POR UMA LINHA IDEOLÓGAICA DA EXTREMA-DIREITA. SEGUNDO, POR SER MAL ASSESSORADO POR MINISTROS INCOMPETENTES E MAL ESCOLHIDOS.  TERCEIRO, POR SUA TOTAL IRRESPONSABILIDADE E MENOSCABO ÀS RECOMENDAÇÕES CIENTÍFICAS DE COMO TRATAR A PANDEMIA EM NOSSO PAÍS.

ELE, O PRESIDENTE DA BALA, FEZ OUVIDOS DE MERCADOR E SE IMOBILIZOU NA ATITUDE DEPLORÁVEL DE DESPREZO AOS RECORRENTES AVISOS DA CIÊNCIAS MÉDICAS, DO UNIVERSO ACADÊMICO MUNDIAL QUANTO À EXTREMA GRAVIDADE DA CONTAMINAÇÃO CRESCENTE E ASSUSTADORA DA PANDEMIA.

POR ÚLTIMO, POR NÃO HAVER DADO URGENTÍSSIMA PRIORIDADE AO COMBATE DA PANDEMIA NO BRASIL. A IRRESPONSABIILDADE DO ATUAL PRESIDENTE DA REPÚBLICA CHEGOU AO PONTO DE HAVER CAUSADO UM ATRASO IMPERDOÁVEL, - SERIA MELHOR DIZER - , CRIMINO, NO COMBATE  EM ÂMBITO NACIONAL E SOB O RIGOROSO CONTROLE DO GOVENRO FEDERAL.

A DESÍDIA, NESTE SENTIDO, POR FALTA DE A ESTRATÉGIAS, JÁ CAUSOU MAIS DE TREZENTAS MIL MORTES NO PAÍS! UM ASSUSTADOR NÚMERO DE VÍTIMAS QUE ELEVARAM O BRASIL À CONDIÇÃO VEXATÓRIA DE "CELEIRO" DO VÍRUS, DE SER O EPICENTRO DA COVID-19.

ORA, DIANTE DE OUTRAS NAÇÕES MAIS ADIANTADAS , ESSA IMAGEM APOCALÍPTICA JÁ PROVOCOU UMA SÉRIE DE OBSTÁCULOS NAS RELAÇÕES DIPLOMÁTICAS COM OUTROS PAÍSES.

A TRAGÉDIA ANUNCIADA NO PAÍS,  INFELIZMENTE,  JÁ SE INSTALOU E, O QUE É AINDA PIOR, SEM CONTROLE. RESTA  APURAR, ASSM QUE POSSÍVEL, A CULPABILIDADE DESSA TRAGÉDIA BRASILEIRA, QUE, CLARA  COM A NEVE, TEM ENDEREÇO CERTO E LÍQUIDO. QUEM VIVER, VERÁ.

R E N U N C I E, SR JAIR BOSLONARO, PELO BEM DO BRASIL"

VIVA O BRASIL!

1João Luiz Rocha Nascimento