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[Flávio Bittencourt]

O fim da arte

Um ensaio de Roger Kimball, escritor, editor e crítico de arte.

 

 

 

 

[http://goldenwestclothing.wordpress.com/2012/08/12/black-flower]Compre o Livro

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

(...)

[http://www.dicta.com.br/edicoes/edicao-2/o-fim-da-arte/]

 

 

 

 

 

"(...) Suspeito que não julgaria Andy Warhol um grande artista, mas admiraria a sua sinceridade e agudeza – porque, como Warhol observou em 1987, 'arte é aquilo que você consegue fazer passar por arte' (...)"

 

(Roger Kimball,

trecho de "O fim da arte", o ensaio magnífico,

que adiante está transcrito, na íntegra)

 

 

 

 

 

 

"ESSE TEMA - o "fim da arte" - ATÉ HOJE RENDE

LINHAS E MAIS LINHAS ESCRITAS, TAMBÉM AQUI,

NESTA COLUNA NÃO-ARTÍSTICA, TAMPOUCO

ANTIESTÉTICA (*rs*) DE WEBJORNALISMO CULTURAL"

 

(Coluna "Recontando...")

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Black Square was first shown hung in the “holy place” traditionally reserved for religious icons in a Russian home. Eventually, Malevich’s belief in abstraction led to his work being banned by Stalinist Soviets. Not shown for generations, it persisted as the most famous Russian painting, and in 2002 was bought by the Russian state.

 

 

"QUANDO OS POETAS NOIGANDRES, NO BRASIL, PROCLAMARAM O FIM DO VERSO,

ELES APENAS DECLARARAM O QUE ESTAVA ACONTECENDO, SEM LAMENTAR,

NEM CELEBRAR, O ACONTECIDO; ELES FORAM POR ASSIM DIZER TARDIOS, UMA VEZ

QUE ESTAVAM NA RETAGUARDA - AQUI, NA VANGUARDA (VALE DIZER QUE VIVEMOS MEIO

ATRASADOS... - DE ALGO QUE JÁ ESTAVA FICANDO ANTIGO, MAS DE QUALQUER MANEIRA

FOI MELHOR DO QUE NADA; O Quadrado negro sobre fundo branco, pintado entre 1913 e 1915

 

Kazimir Severinovich Malevich  (1878 -1935)

 

 

BEM, MALEVICH JÁ TINHA PINTADO O SEU QUADRADO PRETO HÁ MUITO TEMPO,

MAS, NESSE CASO, TINHA  HAVIDO APENAS O RECONHECIMENTO HOJE

QUASE CENTENÁRIO E NÃO-TARDIO DO FIM DA ARTE PICTÓRICA; OCORRE

QUE ESTAMOS FALANDO DO FIM DE TODAS AS ARTES (isso parece justificar

a escolha do ensaio hoje trazido ao inteligente leitor do site Entretextos);

QUANDO FERREIRA GULLAR, ALIÁS, APONTA EXAGEROS DE EXOTISMOS

EM ARTES PLÁSTICAS, ISSO É SINAL DE QUE ELE AINDA ACREDITA QUE ELAS EXISTAM;

TUDO BEM, ACREDITAR QUE AINDA EXISTE ARTE NÃO FERE PESSOA ALGUMA;

NA MINHA MODESTA OPINIÃO, DEVEMOS FALAR DE O RENASCIMENTO DA ARTE

EM SUA VERSÃO INDUSTRIAL, BURGUESA, ECONOMICAMENTE INTERESSADA,

O DESIGN; EMBORA SE TRATE DE ESTETIZAÇÃO BURGUESA DE OBJETOS (E,

NO CASO DA ARQUITETURA DE PRÉDIOS E DE PAISAGENS PRINCIPALMENTE

URBANAS), EXISTE UMA REAÇÃO EM CURSO, E ESSA REAÇÃO NÃO É EXATAMENTE EM

BENEFÍCIO DO RETORNO DAS - DIGAMOS - BELAS ARTES, NEM DO RENASCIMENTO

DAS VANGUARDAS HISTÓRICAS, MAS É UMA LUTA POR TRANSFORMAR O CAMPO NO

ÚLTIMO REFÚGIO DO HOMEM SADIO: POR ISSO, ARQUITETURAS (DE INTERIORES E DE

EXTERIORES) RÚSTICAS SÃO TÃO IMPORTANTES, HOJE; POR ISSO, O MICROPOEMA

DE JORGE TUFIC "ODE/CAMPO/BODE" (UM MINI-HAICAI GENIAL) É, PARA MIM, O ÚLTIMO

POEMA POSSÍVEL - OU O PRIMEIRO DE UMA ERA ECOPOSSÍVEL - E É POR ISSO QUE HÁ

UMA PROLIFERAÇÃO DE DESORDENADA DE POUSADAS RÚSTICAS EM TODO O PAÍS

HOTÉIS DE SELVA EM MANAUS, ISSO SEM SE FALAR NO CRESCIMENTO EXPONENCIAL

DOS PARTIDOS VERDE (DE FERNANDO GABEIRA) E REDE (DE MARINA SILVA), NO BRASIL,

POR EXEMPLO; MAS NÃO É EXATAMENTE DISSO QUE TRATA Roger Kimball EM SEU ARTIGO

O fim da arte, UM ASSUNTO QUE PARECE QUE CONTINUA NA ORDEM DO DIA, APESAR DE A

ARTE TER MORRIDO HÁ APROXIMADAMENTE UM SÉCULO, NA EUROPA, E DE TER RESSURGIDO

NOS EUA, BURGUESA E ANTIMELANCÓLICA, COM A POP ARTE NAS ARTES PLÁSTICAS E COM

A PUJANÇA DO CINEMA DE HOLLYWOOD, QUE PARECE QUE SE RENOVA COM MAIS RAPIDEZ,

OUVINDO O PÚBLICO COM MAIS EFICÁCIA, COMO ACONTECE COM AS NÃO-ARTES DA

TELEVISÃO, DO VÍDEO (COM OS SEUS DOCUMENTÁRIOS ECOLÓGICO ESPETACULARES),

DO RÁDIO E DA INTERNET"

(IDEM)

 


 

 

 

 

"ESTÁ FUNDADA A AAJTAC (ASSOCIAÇÃO DOS ADMIRADORES DE JORGE TUFIC E

AUGUSTO DE CAMPOS); SE VOCÊ QUISER RECEBER UMA CARTEIRINHA, COM LOGOTIPO,

CARIMBO E ASSINATURA  - DO nosso presidente -, ESCREVA AO DIRETOR

DESSE CLUBE, QUE É O MEU AMIGO ILUSTRADOR E PESQUISADOR DA

HISTÓRIA DA ARTE INDUSTRIAL CLÁUDIO RAMALHO, DE BRASÍLIA; SE VOCÊ JÁ

PERTENCIA À Associação dos Amigos de Reynaldo Jardim (Arrey),

NÃO PRECISA NEM MANDAR SELOS AINDA NÃO UTILIZADOS PARA A SEREM UTILIZADOS

NA REMESSA, PELO CORREIO, DE SUA CARTEIRINHA, PARA A ASSOCIAÇÃO, QUE ELE -

QUE ERA ADMIRADOR DE REY, ALIÁS - LHE MANDARÁ, GRATUITAMENTE, E-MAILS, MENSALMENTE

(NO ÚLTIMO SÁBADO DE CADA MÊS) E A SUA CARTEIRINHA ASSINADA E DEVIDAMENTE

CARIMBADA; e-mails para: [email protected] (a/c do Sr. Cláudio Ramalho)

(IBIDEM)

 

 

 

 

 

Kazimir Malevich
Казимир Малевич

(1878 - 1935

PINTOR RUSSO,

SUPREMATISTA,

autorretrato:

 Ficheiro:Kazimir Malevich - Self-Portrait.jpg

 (http://pt.wikipedia.org/wiki/Kazimir_Malevich)