O Espetáculo Mais Triste da Terra
Por Flávio Bittencourt Em: 28/01/2013, às 17H06
[Flávio Bittencourt]
O Espetáculo Mais Triste da Terra
Mauro Ventura escreveu um livro com esse título sombrio.
"É lamentável constatar que mais de 50 anos depois aquilo não serviu de lição, que a gente continue perpetuando os mesmos erros”
(MAURO VENTURA, em entrevista ao G1 / Globo)
AGRADECENDO-LHE POR SUA SOLIDARIEDADE, EIS UM COMENTÁRIO DO SR. MAURICE DEVERS, DE ONTEM (DOMINGO, 27/01/2013, 21h29); M. DEVERS É UM LEITOR-PARTICIPANTE DO LE MONDE, PARIS, EM SUA VERSÃO ELETRÔNICA:
"Cet incendie tel qu'il est relaté (inflammabilité des matériaux, fumées mortelles, évacuation entravée), rappelle le drame du « 5-7 », à Saint Laurent du Pont en 1970, qui avait au moins servi à faire évoluer la législation française sur la sécurité incendie. Force est de constater qu'elle est efficace, même si on n'est jamais sûr de rien. Et il est navrant de constater, à chaque catastrophe de ce genre dans le monde que de tels progrès, chèrement payés, ne servent pas au-delà de nos frontières. Il est tout aussi navrant de voir qu'après d'autres catastrophes du même genre, rappelées dans l'article, un pays comme le Brésil n'ait apparemment pas réagi."
(http://www.lemonde.fr/ameriques/article/2013/01/27/bresil-incendie-meurtrier-dans-une-boite-de-nuit_1823115_3222.html)
TRADUÇÃO:
"Este incêndio, tal como ele é relatado (inflamabilidade dos materiais, gases mortais,
evacuação impedida), lembra o drama da (discoteca) "5-7" em Saint Laurent du Pont em 1970
[1º de janeiro de 1970: LEIA MATÉRIA JORNALÍSTICA REPRODUZIDA AO FINAL DE:
http://www.portalentretextos.com.br/colunas/recontando-estorias-do-dominio-publico/um-proprietario-da-kiss-ja-esta-preso,236,8550.html],
que serviu pelo menos para fazer evoluir a legislação francesa de segurança contra
incêndio. Forçado é constatar que ela é eficaz, mesmo que jamais se tenha certeza de nada.
E é triste ver, a cada catástrofe deste gênero no mundo, que tais progressos, de custo
muito elevado, não servem para além de nossas fronteiras. Também é triste ver que
depois de outros desastres do mesmo gênero, lembrados no artigo [*], um país como
o Brasil aparentemente não reagiu."
[*] - http://www.lemonde.fr/ameriques/article/2013/01/27/bresil-incendie-meurtrier-dans-une-boite-de-nuit_1823115_3222.html.
O QUE É A REPRESENTAÇÃO DO povo (A
CLASSE OPERÁRIA) NUM DESENHO ANIMADO SENÃO
URUBUS, PAPAGAIOS [O LUMPESINATO DO RIO DE JANEIRO,
que já recebeu uma ópera de Chico Buarque]), ARARAS, TUCANOS
[geralmente ricos (não há aqui a intenção irônica anti-partidária)],
E RATOS (MICKEY MOUSE, JERRY [O PROLETARIADO],
MIGHTY MOUSE [SUPER MOUSE], O RATO FRANCÊS RATATOUILLE
[O TRABALHADOR DE COZINHA REQUINTADA]? O QUE É DUMBO SENÃO
UM HINO À VIDA EM LIBERDADE? E O QUE DIZER DE DUMBO COM SEUS
AMIGOS URUBUS E UM RATO QUE COM ELES VOA? ESSES ANIMAIS (DE
FÁBULAS DO BEM) SALVAM VIDAS NA VIDA VERDADEIRA [*], ENQUANTO
SEGURANÇAS BOÇAIS DE BOATE IMPEDIRAM PESSOAS QUE JÁ SABIAM O QUE
ESTAVA ACONTECENDO DE SE EVADIREM DE UM INCÊNDIO, PARA QUE PAGASSEM -
COM A VIDA - O CONSUMO DA BOATE GENOCIDA]:
(http://www.fanpop.com/clubs/classic-disney/images/6411703/title/dumbo-wallpaper)
[*] - MAS... CUIDADO! A ELEFANTE FÊMEA QUE SALVOU MUITA GENTE ABRINDO UM
PORTÃO DE SAÍDA NO CIRCO, EM NITERÓI (DEZ. / 1961), NA SUA DESABALADA
CARREIRA PARA SE SALVAR, FERIU VIOLENTAMENTE (COM UMA FORMIDÁVEL
FORÇA ELEFANTINA) QUEM ESTAVA NA FRENTE.
NITERÓI/RJ, EM DEZ. / 1961
(FATO HISTÓRICO SOBRE O QUAL
- NÃO SE SABE BEM A RAZÃO -
SE FALA POUCO):
A INACREDITÁVEL ELEFANTA-PINTORA DA INGLATERRA,
muito concentrada, produzindo arte abstrata: