0

O empresário Reginaldo Carvalho foi uma das personalidades homenageadas com o Diploma do Mérito Cultural da Lendária Região de Sete Cidades, pelo presidente da Academia de Letras da Região de Sete Cidades (ALRESC), jornalista e escritor José Alves Fortes Filho, em solenidade no Cine Teatro da Assembleia Legislativa do Piauí, dia 27 de maio último.

O diploma foi entregue por ocasisão da solenidade da posse de PH  e das comemorações dos 250 anos de instalação da Capitania de São José do Piauí, obedecendo alvará de 1716 e por determinação de Dom José I,  rei Portugal, em 1759, ao seu ministro Sebastião José de Carvalho e Mello, Conde Oeiras, depois Marquês de Pombal, que nomeou o primeiro Governador, o coronel de Cavalaria, João Pereira Caldas, filho do governador da Capitania do Maranhão e Grão-Pará, que começou a governar em 1760.

A posse de João Pereira Caldas como Governador da Capitania do Piauí ocorreu, em 1760. Em seguida, criou as peimeiras cidades do Piauí: Santo Antônio de Surubim de Campo Maior; Marvão (hoje Castelo do Piauí); São João da Barra do Rio Parnaíba (Parnaíba); Jerumenha; Valença do Piauí; e Oeiras, antiga Vila da Mocha.. a primeiura capital do Piauí.

Depois eu conto mais sobre minhas pesquisas...

Na foto, o mega-empresário e comendador Reginaldo Carvalho, filho do seu Francisco Quaresma de Carvalho Filho, da invicta cidade de Esperantina (PI), tendo ao seu lado, a sua esposa, empresária Van Carvalho.