0

 O CINEMA PÓSTUMO DE WALT DISNEY

Miguel Carqueija

 

          Uma das pessoas mais amadas do século XX, Walt Disney (1901-1966) produziu uma das mais vastas e admiráveis obras cinematográficas; poucos sabem no entanto que o conjunto de sua obra ainda não está finalizado, por força de projetos que, conforme promessa de seu irmão Roy, deveriam ter sido completados.

          Após a morte de Disney vários de seus filmes foram acabados, como “The jungle book”, no Brasil conhecido como “Mowgli, o menino-lobo”. Depois as obras póstumas rarearam, mas nos anos 80 e 90 Jeffrey Katzemberg completou algumas, como “A pequena sereia” (89), que Walt iniciara nos anos 40. Por fim, “Fantasia 2000”, produzido por Roy Edward (sobrinho de Walt) é também a realização de antigo projeto do “mago da tela”. 

          Restam pelo menos quatro desenhos longos que Disney pretendia fazer: “A canção de Hiawhata”, “Don Quixote”, uma adaptação de uma aventura do Donald em quadrinhos (“O anel da múmia”, criação de Carl Barks) e um projeto em parceria com Salvador Dali, que seria um desenho surrealista.

          Seria preciso que surgisse, no que é agora simplesmente “a Disney”, alguém com carisma suficiente para suceder de fato o fundador do estúdio, quando o que se vê é que o nome Disney hoje em dia significa um grupo pasteurizado.

          Ouvi dizer que Roy Edward, que parece fisionomicamente com seu tio, pretende reviver a antiga verve dos Estúdios Disney. Vamos aguardar, pois Walt Disney sempre foi um baluarte do bom gosto e da poesia em linguagem de cinema.

NOTA em 5 de julho de 2013: este artigo foi originalmente publicado no jornal comunitário Metropress, do Rio de Janeiro, em 2004. Após isso Roy Edward Disney também faleceu. Entretanto, ele finalizou “Destiny” (o projeto Walt-Dali) em 2003, não passando porém de uma curta-metragem. Eu fiquei sabendo de mais um plano que Walt Disney deixou irrealizado: a adaptação da Bíblia em animação.