O burro mandou jogar no coelho

O burro falante é uma das estórias que foram recontadas pelo Prof. Joel Rufino dos Santos, da UFRJ.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

(http://sotaodaines.chrome.pt/Sotao/burro_domestico_grande_70.jpg)

 

 

(http://devestaragozar.blogs.sapo.pt/16751.html)

 

 

 

(http://forummarvao.blogspot.com/2009_06_01_archive.html)

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

(http://santa-nostalgia.blogspot.com/2009/06/proverbios-rifoes-ou-ditados-populares.html

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

  

(http://free-extras.com/search/2/cartoon+trees.htm)

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

(http://palavrassussurradas.net/?cat=66&paged=2)

 

 

 

 

       Homenageando o Prof. Joel Rufino dos Santos, historiador, escritor, professor e recontador de magníficas estórias

 

27.2.2010 - Como, aos sábados, geralmente sobra um pouco de tempo, nesse dia da semana podem ser atentamente ouvidos grandes recontadores de estórias. Quando não se está diante de um contador de estórias (*), de um gravador, vitrola ou aparelho de som onde é tocada uma contação ou de uma tela onde é exibida uma bela recontação, o jeito é ler narrativas exemplares. Essa estória - "O burro falante" - foi admiravelmente retransmitida pelo Prof. Joel Rufino dos Santos, da UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro), como você constatará a seguir - e guarda clara correlação com o conteúdo 'HISTÓRIA DO JOGO DO BICHO', ontem aqui tratado: http://www.portalentretextos.com.br/colunas/recontando-estorias-do-dominio-publico/o-barao-de-drummond-e-a-criacao-do-jogo-do-bicho,236,3525.html. Vamos à estória do animal falante, desejando a você, que não é nada burro, um bom fim de semana! F. A. L. Bittencourt ([email protected])

(*) -    Minha amiga e vizinha  Dª Helena (65 anos de idade) é uma dessas pessoas e amanhã estará, neste mesmo batcanal, reproduzida uma estória verídica da infância dela.

 

O BURRO FALANTE

"Um fazendeiro vai à feira comprar um burro. Um cigano lhe oferece um burro que fala. Custa uma verdadeira fortuna, mas o fazendeiro nem hesita, leva-o para casa. O burro, porém, não abre a boca para dizer coisa alguma. Desgostoso, o dono resolve devolvê-lo ao cigano. No caminho, encontra uma cobra. “Vou jogar na cobra”, diz ele, pensando em ficar rico no jogo do bicho. É então que o burro começa a falar e o aconselha a jogar no coelho. O fazendeiro, deslumbrado, aposta tudo o que tem no coelho. Mas dá é cobra mesmo. O homem fica furioso e o burro, despeitado: 'Já faço muito em falar. Ainda queria que eu acertasse o bicho?' " (JOEL RUFINO DOS SANTOS). (http://www.moderna.com.br/catalogo/encartes/85-16-03168-3.pdf)

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

  

 

 

 

(http://caravanavadhuta.blogspot.com/)

 

 

(http://g1.globo.com/Noticias/PopArte/0,,MUL1305838-7084,00-TEMOS+FALHADO+EM+INCORPORAR+A+AFRICA+AO+ENSINO+DIZ+HISTORIADOR+NA+BIENAL.html)

 

===

 

2010: CENTENÁRIO DE NASCIMENTO DE ADONIRAN BARBOSA

 

(http://dovinilaocd.blogspot.com/2009/05/demonios-da-garoa-interpretam-adoniran.html)

 

 

(http://olugarqueimporta.blogspot.com/2009_04_20_archive.html)

 

 

(http://conteudoexplicito.blogspot.com/2008/09/procurando-msica-nova-para-ouvir.html)

 

 

(http://mesquita.blog.br/arte-pintura-pintores-africanos-pintura-de-anthony-ross-alas-de-mariposa-oleo-sobre-tela)

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

  

  

 

 

 

(http://www.clicrbs.com.br/blog/jsp/default.jsp?source=DYNAMIC,blog.BlogDataServer,getBlog&uf=2&local=18&template=3948.dwt&section=Blogs&post=219831&blog=658&coldir=1&topo=3994.dwt)

 

EXISTE UMA CASA ADONIRAN BARBOSA EM ISRAEL:

 

"Terça-feira, 9 de junho de 2009

Museu Adoniran Barbosa em Israel

 
O Brasil produz uma infinidade de talentos musicais (é um dos três países que mais produzem músicas no mundo, os outros são EUA e Cuba), mas a nossa música é resultado de um mix de origens, de rítmos e sonoridades que a tornam inigualável. Me chamou atenção a homenagem feita por um grupo de israelenses que viveu no Brasil. Em julho de 2008 foi inaugurada no Kibutz Bror Chail, a “Casa Adoniran Barbosa”. Muitos brasileiros nem ouviram falar do ilustre compositor paulista, que, diga-se de passagem já foi homenageado com outro museu em São Paulo. Na ocasião da inauguração da "Casa" em Israel, uma exposição permanente sobre a vida de Adoniran e suas obras foi instalada. O evento teve o patrocínio da Embaixada do Brasil em Israel e contou com a presença do Embaixador do Brasil, Pedro Motta Pinto Coelho e sua esposa, a Conselheira para Assuntos Culturais, Senhora Moira Pinto Coelho. Dessa forma o Kibutz homenajeou a musica popular brasileira, através da brilhante carreira de Adoniran Barbosa.

Filho de imigrantes italianos, Adoniran Barbosa nasceu em 06 de agosto de 1910, em Valinhos-SP e faleceu em 1982. Foi um colecionador nato de apelidos. Seu verdadeiro nome era João Rubinato, mas cada situação por ele vivida o transformava num novo personagem, numa nova história.

Algumas composições famosas:
Saudosa Maloca (1951), Malvina (1951), Joga a Chave (1953), Samba do Arnesto (1955), As Mariposas (1955), Iracema (1956) e Trem das Onze (1965)
 


Fonte: www.pletz.com/blog ". (http://aprendendoporai.blogspot.com/2009/06/museu-adoniran-barbosa-em-israel.html)

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

  

 

 

 "(Adoniran Barbosa) Com Matilde e Peteleco, parceiro com quem assinou muitas de suas obras"

(http://mpbantiga.blogspot.com/2007_06_28_archive.html [O GRIFO É DA COLUNA "RECONTANDO..."],

SOBRE O "CÃOPOSITOR", LEIA, SE TIVER TEMPO E INTERESSE, O ARTIGO QUE, NA WEB, CONSTA

EM: http://www.almanaquebrasil.com.br/o-brasil-em/24137/,

"CÃOPOSITOR - Na casa de Adoniran, até o cachorro fazia sambas" (out./2008), por Bruno Hoffmann)

 

 

adoniran4

(http://mpbantiga.blogspot.com/2007_06_28_archive.html