A presente obra é a dissertação de mestrado apresentada por Everaldo Augusto no Curso de Mestrado do Instituto de Letras da UFBA. Aprovada com louvor pela Banca composta pelos Doutores Erivaldo Fagundes (UEFS), Ruy Espinheira (UFBA) e Jacques Salah, orientador, agora a temos no formato de livro.

Com o título original O romance Cascalho, de Herberto Sales, um retrato do garimpo da Chapada Diamantina, o autor mergulha na narrativa deste escritor baiano para estudar as características do texto literário de ficção, o seu caráter documental, a relação do texto ficcional com o texto histórico, a dessacralização do mito pela literatura, enfim o texto literário de ficção como biografia de um determinado contexto histórico, social, político, em resumo, cultural.

É oportuno que esta pesquisa seja agora apresentada ao público por diversos motivos, dentre os quais o de tornar mais conhecida a obra de Herberto Sales através do seu primeiro romance. Cascalho, objeto do estudo, se tornou um clássico da literatura brasileira porque traz para a literatura a vida de garimpeiros, jagunços e coronéis de um território conflado deste Sertão-Brasil e narra com maestria a realidade de uma região que pode ser considerada campo fértil dos mitos das culturas baiana e brasileira.

É inegável que esta obra de Everaldo Augusto servirá para os estudiosos das letras e da cultura da Bahia e para nos dar uma nova dimensão da pluralidade desta cultura.

Os Editores