0

 

[Flávio Bittencourt]

No Rio, nos 120 anos do nascimento do cartunista Mendes Fradique: 29.4.2013, às 17 horas

Na Casa de Rui, em Botafogo, o grande evento acontecerá numa segunda-feira.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Clique na foto para ampliar

"A Fundação Casa de Rui Barbosa (FCRB), do Ministério da Cultura, por intermédio do Arquivo-Museu de Literatura Brasileira/AMLB, convida para a mesa-redonda por ocasião da comemoração dos 120 anos do nascimento do cartunista Mendes Fradique. O evento, integrante da série Arquivos Pessoais, acontece no dia 29 de abril, às 17 horas, na sala de cursos da FCRB. A entrada é franca.

Isabel Lustosa (FCRB), que defendeu em 1991, no antigo IUPERJ, tese de mestrado sobre Mendes Fradique, publicada pela editora Bertrand em 1993, também organizadora da edição fac-similar da História do Brasil pelo método confuso (Cia das Letras, 2004), falará sobre aspectos da vida e da obra de Mendes Fradique. Rosângela Florido Rangel, chefe do Arquivo-Museu de Literatura Brasileiro, apresentará o acervo existente no AMLB, com a reprodução de alguns documentos e imagens." 

 

(http://www.casaruibarbosa.gov.br/interna.php?page=materia&ID_S=9&NM_Secao=not%C3%ADcias&ID_M=2528)

 

 

 

 

 

 

"COM A SENADORA MARTA SUPLICY NO MINISTÉRIO, A CULTURA BRASILEIRA ENCONTRA

UM RITMO SEGURO E UM RUMO CERTO"

 

(C R...)

 

 

 

 

 

20.4.2013    -    F.

 

 

 

 

 

 

"HISTÓRIA DO BRASIL PELO MÉTODO CONFUSO  
O "método confuso" adotado por Mendes Fradique para contar a história do Brasil era pura gozação. Sua versão sarcástica e caótica da história nacional começou a sair na imprensa carioca a partir de 1917, sempre acompanhada por desenhos e caricaturas de traço não menos ferino. 
Publicada em livro, tornou-se um dos maiores sucessos editoriais da década de 1920. O humorista promovia a mais estapafúrdia mistura de épocas, fatos e personagens históricos, em geral fazendo alusões explícitas a episódios do noticiário político e cultural daquele tempo. O resultado é um retrato ao mesmo tempo bem-humorado e crítico da República Velha, parodiando a estrutura dos livros didáticos tradicionais.
Tudo na História do Brasil pelo método confuso é paródia. Alguns títulos de capítulo dão uma boa idéia do teor do livro: "Evacuação de Pernambuco pelos Países Baixos", "D. João Cesto no Brasil" e "Terceira dinastia Republicana: Campos Sales".
A edição é organizada e apresentada pela pesquisadora Isabel Lustosa, da Fundação Casa de Rui Barbosa, autora de Insultos impressos e do livro infantil A história dos escravos, ambos publicados pela Companhia das Letras."

 

 (http://www.companhiadasletras.com.br/detalhe.php?codigo=11552)

 

 

 

 

 

===

 

 

 

 

 

Uma história do Brasil em charges,

Youtube: