0

 

[Flávio Bittencourt]

Mutt e Jeff (1907 - 1982), de Harry Conway Fisher

Mutt conheceu Jeff num manicômio e o ilustrador Al Smith desenhou a dupla de 1932 a 1980.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

(http://blogdosquadrinhos.blog.uol.com.br/arch2008-03-01_2008-03-31.htm)

 

 

 

 

 

 

 

MUTT E JEFF - 100 ANOS:

 

"SECTION: COMIC HISTORY

MUTT & JEFF CELEBRATES 100 YEARS

Mutt & Jeff have just crossed over the centurion mark for a comic strip. The original feature by Bud Fisher included only Mutt and debuted in the San Francisco Chronicle in late 1907. He later added Jeff in March of 1908. According to Wikipedia, Mutt & Jeff may be the first daily comic strip.

Over the years, Bud had assistants work on the feature including Krazy Kat creator George Herrimanand Maurice Sendak, a high school student at the time who went on to write “Where the Wild Things Are.”

The feature still appears in more than 50 daily and Sunday papers, according to Universal Press."

 

(http://dailycartoonist.com/index.php/2008/04/02/mutt-jeff-celebrates-100-years/) 

 

 

 

 

 

 

Mutt and Jeff in SLICK SLEUTHS (1926) in Colour,

Youtube:

"Enviado em 21/01/2011

Mutt and Jeff play Sherlock Holmes style detectives on the trail of the mysterious "Phantom". Originally release in 1926, this film was hand coloured in the early 1930s and re-released.

This movie is part of The Video Cellar Collection
Director: Charles R. Bowers, Bud Fisher
Producer: Charles R. Bowers, Bud Fisher
Production Company: Bud Fisher Film Corporation
Audio/Visual: sound, color
"

 

 

 

 

 

 

O imortal Bud Fisher,

trabalhando:

Bud Fisher at His Drawing Desk  

Cartoonist Bud Fisher, date and photographer unknown

(http://www.thecartoonists.ca/Index_files/2012pages/TC-Bud%20Fisher%20MuttnJeff.html)

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

A condessa de Wessex, de chapéu Jane Corbett, na torcida!

(http://msn.lilianpacce.com.br/moda/looks-do-royal-ascot/)

 

 

 

 

 

 

GP Brasil (Gr.I) - RJ - 1994 - Vencedor: Much Better / J.Ricardo [narração do tarimbado locutor ERNANI PIRES FERREIRA (1934 - 2012)],

Youtube:

 

 

 

 

 

 

 

(http://www.ims.uerj.br/psicorio/)

 

 

 

 

 

 

 

"A IMPORTÂNCIA DE MUTT E JEFF É COMPROVADA PELO TEMPO QUE ELES VIVERAM (75 ANOS, O PERÍODO DE VIDA MÉDIO DE SERES HUMANOS CONCRETO-EMPÍRICOS, OU SEJA, HOMENS NÃO-INVENTADOS) E ESSA DUPLA DINÂMICA INFLLUENCIOU, TALVEZ, A CRIAÇÃO DOS PERSONAGENS O GORDO E O MAGRO, DO CINEMA HOLLYWOODIANO. MAS GORDO E MAGRO ABSOLUTAMENTE NÃO SE CONHECERAM NUM HOSPÍCIO, COMO ACONTECEU COM MUTT E JEFF, COM CUJO DESAPARECIMENTO OS SEUS LEITORES FIÉIS E ADMIRADORES INCONDICIONAIS (SOU UM DELES) NUNCA SE CONFORMARAM (JAMAIS NOS CONFORMAMOS)."

 

 (O responsável pela Coluna "Recontando...")

 

 

 

 

 

 

 

DOMINGO, JANEIRO 23, 2005

Mutt e Jeff

 

A série Mutt and Jeff foi inicialmente publicada no San Francisco Chronicle, em 15 de Novembro de 1907. Desenhada por Harry Conway «Bud» Fisher, surgiu inicialmente com o título de «A. Mutt», só mais tarde vindo a ganhar o título dos dois personagens, quando o desenhador abandonou o jornal onde se publicava e, querendo manter os direitos de autor, passou a utilizar esse título na série. Em 27 de Março de 1908, Mutt travou conhecimento com o baixinho Jeff num hospício. E tornaram-se inseparáveis.

Bud Fisher foi um dos primeiros desenhadores a publicar tiras de quadradinhos nos jornais norte-americanos, que até então estavam praticamente limitadas aos suplementos dominicais. Há quem considere mesmo a primeira «tira» a surgir a título diário e dando continuidade aos personagens. Essas tiras vieram tornar conhecido o nome de «comic-strips» e, ao contrário das páginas dominicais, eram publicadas a preto e branco.

A parelha Mutt and Jeff, até certo ponto precursora de Laurel and Hardy, o Bucha e Estica, era composta por dois indivíduos da classe trabalhadora, com todos os seus vícios e virtudes. Mutt era o mais alto, viciado nas apostas de corridas de cavalos e Jeff o mais baixo, ostentando um comportamento completamente bizarro, raiando a loucura, o que não é de estranhar, dado o lugar onde Mutt o conheceu.

Dos diversos desenhadores assistentes de Bud Fisher, foi Al Smith o que mais se destacou, tendo começado a trabalhar nela em 1932 e nela se mantendo até 1980, praticamente até ao final da série, que ocorreu em 1982. Em 1933, surgiu a personagem do gato do filho de Mutt, nomeado Cicero's Cat, criado por Smith, que passou a assinar com o seu nome as tiras e páginas em 1954, após a morte de Bud Fisher.

Em 1939, após terem já surgido em diversos títulos no formato comic-book, nomeadamente em Famous Funnies, a DC Comics deu-lhes o seu próprio título, que mais tarde passou a ser publicado pela Dell Comics e pela Harvey.

A tira aqui representada data de 1963 e está assinada por Al Smith. As suas dimensões aproximadas são de 44,6 x 14,2 cm. Nela figuram Mutt e, no painel central, Cicero's Cat.

 
 

(http://quadradinhos.blogspot.com.br/2005/01/mutt-e-jeff.html)

 

 

 

 

25.12.2012 - Mutt conheceu Jeff num manicômio, de acordo com o sensato planejamento de Bud Fisher, e o ilustrador Al Smith desenhou a dupla de 1932 a 1980 - Mutt e Jeff (1907 - 1982).  F. A. L. Bittencourt ([email protected])

 

 

 

"Mutt e Jeff


 
 
Mutt e Jeff
Tira diária
Mutt and Jeff Divorced back 1920.jpg
Programa da adaptação teatral de Mutt e Jeef em 1920
 
País de origem EUA
Língua de origem inglês
Editor King Features Syndicate
Género(s) Humor
Autor Bud Fisher
 
Personagens principais Mutt
Jeff
Cícero (filho de Mutt)
Desdêmona (gata de Cícero)
Primeira publicação 15 de novembro de 1907
 
Projecto Banda desenhada  · Portal da Banda desenhada

Mutt e Jeff é uma dupla de personagens fictícios criados pelo cartunista estadunidense Bud Fisher para protagonizar uma tira de quadrinhoscômicos, publicadas em jornais. A tira começou a ser desenhada em 1907 e foi uma das primeiras a serem impressas diariamente, pois até aquela data os jornais americanos preferiam publicar quadrinhos nos chamados suplementos dominicais. O conceito das tiras diárias já havia sido estabelecido em A. Piker Clerk (1903) de Clare Briggs, mas foi com o sucesso de Mutt and Jeff que o formato se consolidaria.

A tira permaneceu distribuida por syndicates até 1982, com vários artistas trabalhando nela, além do próprio autor. Dos desenvolvedores o principal foi Al Smith que desenhou os quadrinhos da dupla por mais de 50 anos. A série recebeu o formato de revista "comic book" em publicação da All-American Publications. Depois outras editoras lançaram séries como a DC ComicsDell Comics e Harvey Comics. Os personagens também foram adaptados para desenhos animados, filmes, e propaganda.

Uma tira de Mutt and Jeff de 1913

Índice

  [esconder

[editar]História da publicação

O título da tira inicialmente se chamou A. Mutt e começou a ser publicada em 15 de novembro de 1907, na página de esportes do jornal San Francisco Chronicle. No começo não havia a dupla, que só se formou de fato em 27 de março de 1908, com o surgimento de Jeff. Os episódios eram desenhados um dia antes da publicação e frequentemente faziam referências a acontecimentos locais que estavam nas manchetes, ou à corridas de cavalo do dia. Em 1908 uma sequência sobre o julgamento de Mutt trazia caricaturas de figuras políticas de São Francisco.

Em 7 de junho de 1908, a tira saiu da página de esportes e foi para o San Francisco Examiner, quando foi licenciada pelo King Features e tornou-se conhecida nacionalmente. Com isso, Fisher se tornaria a primeira celebridade da industria de quadrinhos.[1]

o jornal San Francisco Chronicle anuncia Mutt e Jeff com exclusividade, janeiro de 1916[2]
Mutt and Jeff - volume de 1919 com reunião de tiras

Fisher tomou o cuidado de registrar a tira em seu próprio nome, o que facilitou sua mudança para o King Features e impediu o Chronicle de continuar com a tira usando outro artista. Uma disputa entre Fisher e o King Features por volta de 1913, fez com que Fisher levasse sua tira em 15 de setembro de 1915 para o Wheeler Syndicate (depois Bell Syndicate), que garantiu ao autor 60% dos lucros, uma grande soma para a época.[1] Durante a disputa, outros artistas desenharam a tira, como Billy Liverpool e Ed Mack.[3][4] Também trabalharam na tira como assistentes de Fisher: Ken Kling, George Herriman e Maurice Sendak, ainda estudante secundarista.[5][6]

Fisher parece ter perdido o interesse pela tira nos anos de 1930 e após o falecimento de Mack (que se tornara assistente de Fisher) em 1932, o trabalho de criação ficou com Al Smith.[7][8] A tira continuou com a assinatura de Fisher até o seu falecimento, que ocorreu em 7 de dezembro de 1954. A partir dai Smith começou a assinar.

Mutt tinha um filho chamado Cícero e em 1933 surgiu Desdemona, uma gata que Smith introduziu em 1933. Desdemona ganhou tira própria nos suplementos dominicais, com a tira chamada "Cicero's Cat".

Al Smith recebeu o prêmio da National Cartoonists Society em 1968 pelo seu trabalho em tiras de humor.[9] Ele continuou com o desenho de Mutt e Jeff até 1980, dois anos antes do encerramento da publicação da tira.

George Breisacher foi o artista encarregado de desenhar os dois últimos anos da tira.[10]

[editar]Personagens

  • Augustus Mutt: desenhado magro e alto, é um fanático por corridas de cavalos. Ele tem esposa e o filho Cicero, cuja gata apareceu em tira própria chamada Cicero's Cat (O gato de Cícero).
  • Jeff, o parceiro de Mutt, sempre de cartola e gravata borboleta. Mutt encontrou Jeff como interno em um manicômio, em função de sua mania de corrida de cavalos. (Com o tempo, o tema recorrente das corridas de cavalo seria deixado de lado). Ele tinha um irmão gêmeo chamado Julius.
  • Outros: Gus Geevem, Joe Spivis e "Sir" Sidney (amigos de Mutt e Jeff).

[editar]Revistas em quadrinhos

Além das tiras, Mutt e Jeff também foram publicados em revistas em quadrinhos. Eles apareceram na capa da revista Famous Funnies #1, a primeira no formato das publicações americanas modernas. Em 1939, a DC começou a publicar a série (republicação de tiras) com a dupla, que durou até 1958. A Dell Comics seguiu com a publicação por mais um ano. A Harvey Comics assumiu a publicação dos quadrinhos da dupla, com a inclusão também das tiras de Cicero's Cat.

[editar]Adaptações

  • Em 1916, Fisher licenciou os direitos dos personagens para um desenho animado, realizado pelos pioneiros Raoul Barre e Charles Bowers. A série durou 11 anos e teve mais de 300 desenhos de curta-metragem, superando outras séries duradouras do cinema de animação como Krazy Kat e Popeye(este, com as produções para a televisão, somou mais episódios).
  • Em 2005 foi realizado um documentário pela Inkwell Images para DVD chamado Mutt and Jeff: the Original Animated Odd Couple.[11]

[editar]Shows e musicais

Uma cena do show de 1912 baseado na tira Mutt e Jeff
  • Mutt and Jeff: A Musical Comedy Song Book (1912) Dentre as canções onstam: The Barn-Yard Rag; Sail on Silv'ry Moon; Mr. Ragtime Whippoorwill; Oh You Girl!; A Mother Old and Gray; Let Me Call You Sweetheart; Years Years Ago; If I Forget; Bohemia Rag; Undertaker Man; Tell Me That You Love Me
  • The Face in the Flag I Love (de Mutt and Jeff in Panama, 1913)
  • At the Funny Page Ball (1918)
  • Mutt and Jeff on Their Honeymoon (também conhecido como Mutt and Jeff Divorced, 1920) Canções incluem: My Dearie; My Dixie Rose; The Wild Irish Rose That God Gave Me; Why Can't My Dreams Come True; Just One Little Smile; Songs My Mother Sang to Me; When Someone Dreams of Someone; When I Am Dreaming of You
  • Mutt and Jeff: And They Called It the Funny Sheet Blues (1923)
  • Mutt and Jeff Songster (Data desconhecida)

[editar]Programa de Mutt and Jeff Divorced (1920)

[editar]Referências

  • Don Markstein's Toonopedia. A.Mutt.
Notas de rodapé
  1. ↑ a b Don Markstein's Toonopedia. Bud Fisher.
  2.  (January 1916) "". Overland Monthly LXVII (1): lx.
  3.  Lambiek Comiclopedia. Billy Liverpool.
  4.  Lambiek Comiclopedia. Ed Mack.
  5.  Lambiek Comiclopedia. George Herriman.
  6.  Lambiek Comiclopedia. Maurice Sendak.
  7.  Lambiek Comiclopedia. Bud Fisher.
  8.  Lambiek Comiclopedia. Al Smith.
  9.  National Cartoonists Siciety. Newspaper Comic Strips - Humor Strips.
  10.  Lambiek Comiclopedia. George Breisacher.
  11.  Mutt and Jeff: the Original Animated Odd Couple at the Inkwell Images home page

[editar]Ligações Externas


 
 
 
 
 
 

 

(http://pt.wikipedia.org/wiki/Mutt_e_Jeff)

 

 

 

 

 

===

 

 

 

 

QUER SABER MAIS SOBRE

MUTT E JEFF E SEU CRIADOR

HARRY CONWAY "BUD" FISHER?

Nesse caso, recomenda-se a leitura do artigo

"Bud Fisher, Creator of 'Mutt & Jeff' ",

da pesquisadora Susanna McLeod, que está,

na web, em:

 

http://www.thecartoonists.ca/Index_files/2012pages/TC-Bud%20Fisher%20MuttnJeff.html