Fotos: Blog Marcos Frahm

O centro de Jaguaquara ficou bastante movimentando durante a manhã desta terça-feira (8), com a presença de um grupo musical oriundo do Equador, que chamava a atenção de quem passava pela Praça Guilherme Silva. O grupo ”Wayra Ñan”, que de acordo com informações colhidas pelo Blog Marcos Frahm é formado por descendentes de índios da etnia Kechua, realizou uma série de apresentações ao lado da feira livre, tocando as tradicionais canções da região dos Andes, como o próprio Equador, Bolívia e Peru. Além do repertório musical sul-americano, o grupo também apresenta músicas tradicionais de tribos indígenas dos Estados Unidos, segundo informou Luz Maria, que acompanhava os músicos.

Os equatorianos roubaram a cena e conquistaram o carinho e a admiração de todos que pararam para ouvir as diferentes músicas trazidas pelo grupo, que permaneceu na Praça pública por mais de duas horas, com a utilização de instrumentos artesanais, a maioria fabricada por eles mesmos, e misturadas com sons reproduzidos com a boca, com imitação de canto de pássaros e outros sons da natureza, extraídos das típicas flautas quena, feitas de bambu. Durante o show, os artistas equatorianos tocam, cantam, dançam e vendem seus CDs pelo preço de R$ 10,00.

As praças públicas são os locais mais escolhidos para as apresentações, que encantam a todos que param para assistir. Durante a apresentação ocorrida na manhã de hoje, os jaguaquarenses aproveitaram a oportunidade para adquirir CDs do ”Wayra Ñan”, como forma de incentivar o trabalho musical do grupo que ganhar destaque por onde passa.