Cunha e Silva Filho
 
 
       Parodiando  Machado de Assis (1839-1908), direi: “Mudei eu ou o mudou o Rio de Janeiro?” Acho que mudamos ambos. A cidade não é a  mesma do tempo de Machado. Não é mais  aquela cidade que, num mural enorme de um prédio da Rua Ouvidor, mostra a paisagem física e humana do Rio antigo, sobretudo no ponto central da vida  urbana: a hoje Avenida Rio Branco,  outrora Avenida Central. Além do mural, há um trecho de uma crônica de Machado alusiva àquela paisagem, fruto de uma foto  ampliada e reproduzida naquela mural.
      O tom da narrativa do autor de Dom Casmurro (1899)  é irônico. A crônica fala da Rua do Ouvidor, a mais elegante do tempo de Machado. Rua estreita, mas preciosa, rua das modas vindas de Paris ou mesmo algumas  de Londres. Não me lembro  bem do núcleo do tema  da crônica, mas vou  voltar ao local do mural para  comentar, em outra crônica,  sobre o que  o bruxo do Cosme Velho   anotava sobre a condição topográfica dessa principal estreita  artéria carioca, sobretudo à altura do século XIX,     
     Fixo os olhos novamente no mural. Vejo, nas calçadas, de ambos os lados da avenida,  pessoas  com as vestes elegantes  do século XIX da primeira década do século XX  Os homens com chapéu, bengala  à inglesa,  guarda-chuva conversando  em duplas. As mulheres, elegantes,  com seus vestidos longos,  figuravam a moda daquele tempo. Na rua, carroças puxadas por trabalhadores humildes, carros elétricos, charretes, gente atravessando de uma calçada a outra. Olho para os prédios, com as suas  fachadas,  com suas placas anunciando algum  produto. Procuro vislumbrar se, comparado com  o que  existe hoje na mesma avenida,  algum prédio  ainda está de pé  até hoje. Ressalto ao leitor que o mural não corresponde  exatamente ao tempo da  crônica machadiana. Contudo, suas características arquitetônicas  o situam nas primeiras duas décadas do século XX.
   Consigo ver alguns velhos  prédios que atravessaram o século XX. Fico em dúvida onde estariam outros prédios que não mais existem. Com nitidez, vejo o velho  prédio,  no qual ficava o famosoJornal  do Brasil, do tempo da Condessa Pereira Carneiro.
    O que salta à vista é que a paisagem  arquitetônica  amalgamou  o antigo e o moderno, onde o antigo tem mais destaque, principalmente se o nosso olhar  se coloca em direção aos prédios do Theatro Municipal, do Museu Nacional de Belas Artes, da Biblioteca Nacional. 
    Retomo o meu olhar novamente para dentro  do mural, da foto ampliada. Olho detidamente  aquele agrupamento  de agente  dispersa  nas duas direções da avenida. Paro a minha vista naquelas pessoas  estáticas na fotografia. Abstraio  essas pessoas que parecem  estátuas, imóveis e imagino-as em movimento de vida,  resolvendo seus problemas no Centro do Rio. Cada uma com a sua vida pessoal conversando sobre assuntos diversos. Rindo, ou caminhando  simplesmente na sua solidão e anomia da cidade que crescia, majestosa e bela. Quem  seriam elas? Todas desaparecidas. Todas nos seus lugares eternos, no silêncio dos tempos. Todas tragadas pelo tempo. Nasceram, tornaram-se  crianças, adolescentes,  adultas,  idosas viúvos ou viúvas, se casaram de novo ou permaneceram  na viuvez ainda exibindo seus anéis de matrimônio. Cumpriram  a sua travessia no espaço e no tempo. Hoje, apenas uma foto ampliada. Nada mais.
   Entretanto,  penso comigo: foram gente de carne e osso, não ficções,  não criaturas  imaginadas pela cabeça de um escritor ou poeta, ou dramaturgo. Viveram,  sofreram,  foram felizes ou não,  tiveram filhos,  netos. Casaram ou ficaram solteiros. Amaram, sorriram,  brincaram, trabalharam, foram alguém na vida. Fizeram o bem ou o mal. Enfim,  existiram.  Parodiando outro grande  escritor,  o poeta  Carlos Drummond  de Andrade (1902-1987): hoje são apenas uma foto no mural, ia dizendo “na parede.”
     Esta crônica, se o leitor atentar para o título,   subentende outro aspecto que desejo explorar   nas minhas   observações  da vida carioca. Esse aspecto é o do  contraste entre o que era  o Rio de ontem, ou melhor, o Rio dos séculos  XIX e XX e o do nosso século. Quanta diferença, abissal diferença no que se pensa das duas realidade temporais,  sobretudo do que se podia fazer com   o espírito aberto,  sem medo do medo  abominável que,  por vezes, nos assalta a nós, moradores  da Cidade Maravilhosa, hoje tão vilipendiada pela  violência  que teima em  crescer sem respeito a ninguém, mudando hábitos de vida, quer de dia,  de tarde ou de noite.
     O Rio é inseparável da carioquice, da alegria,  do samba, do carnaval, do futebol,  das praias, da sua vocação  para ser uma cidade do mundo e não só nossa, das piadas apimentadas, da sedução, do  sensualismo; o Rio  com a sua imagem das curvas femininas  nyemarianas.  O Rio do Centro e do hibridismo  de construções misturando  todas as épocas desde a sua fundação.
    O Rio da Zona Sul dos belos bairros aburguesados (Copacabana, Ipanema,  Leblon, ou de classe média da Zona Norte (a ex-aristocrática Tijuca, Vila Isabel, Méier,  Grajaú),   até os um tanto  esquecidos  bairros  dos cariocas  dos subúrbios (Madureira, Cascadura, Vila da Penha, ou o Rio da Barra da Tijuca,  do Recreio, da Zona Oeste), com cada bairro e suas diferenças de modos de vida da Zona Sul. Ou ainda os belos bairros da Zona Sul de frente para o mar, Sul, do lado de cá  do túnel, de classe média e media alta (Flamengo, Botafogo, Urca), e ainda os  Glória,  Catete, Glória Laranjeiras, de classes misturadas. 
   De resto, mesmo em   bairros luxuosos, às vezes, convivem classe altas, médias e pobres, a se ver pelos morros  que os cercam. Todo esse patrimônio de beleza, de antiguidade, de variedades está em perigo de se perder  com os tentáculos da violência instalada, fazendo   o carioca  de nascimento e o carioca  de coração mudarem sensivelmente o que podiam fazer  anos atrás: sair de casa em sossego,  voltar para casa em paz,  poder  andar a pé,  sem uma espécie de paranoia que, contra a nossa vontade,  nos acomete nos dias de hoje.
     Há quem enfrente ainda os lugares agradáveis, mas sempre com certo receio   de enfrentar algum  problema   relacionado à violência: o assalto, a presença inopinada de  pivetes,  o sequestro,  a bala perdida,  os furtos, os roubos,  os tiroteios  entre criminosos dos morros, ou entre estes e a polícia.   Criminosos mais bem armados do que a própria polícia.
      Para os que  podem andar em seus carros, a despeito  também de neles  não se sentirem seguros,  essa é a melhor forma  de  locomoção, ou senão tomar um táxi a fim de irem a um espetáculo  musical,  um cinema, um shopping, um teatro, um lançamento em  livrarias  da Zona Sul.
      Por isso,  o carioca nato  ou  de coração, mormente se  está com idade mais avançada, vai perdendo  o gosto de sair às ruas da cidade,  dar um passeio no Centro, visitar um dos poucos sebos,  ver um museu, andar  pela Avenida Rio Branco, sempre  apinhada de transeuntes para lá e para cá no tumulto   incessante  da grande cidade  que  não para   de movimentar-se.
      Imagine-se  um mural  reproduzindo uma foto   da paisagem  humana da Rio Branco de hoje repetindo os mesmos gestos meus de flâneur voltado ao mural do passado do século XIX e das primeiras décadas do século XX.  Ou seja, um  outro   flâneur qualquer no futuro,  olhando o mural do século XXI, em outro  prédio, de preferência  moderno,  quando todos os  contemporâneos de hoje  virarem  uma  retrato  no mural  visto por uma habitante  querendo fazer  um nostálgica comparação  da Avenida  Rio Branco para a posteridade.
        Só aguardo que esse outro flâneur não mais encontre a Cidade Maravilhosa  no estado  infernal em que  se encontra  agora, porém seja uma urbe semelhante àquela imagem  belíssima e comovedora  de um conto de Oscar Wilde (1854-1900), em que inocentes  criancinhas,  por terem  atravessado o muro proibido pelo gigante egoísta, a fim de nele brincarem, eram por ele rechaçadas.       
    Ao perceber o gigante que a saída das criancinhas  fazia  murchar   as flores do seu belo jardim, de repente  compreendeu   que só com a presença delas ali brincando, as flores de seu jardim  novamente   retornavam à antiga e  verdejante  beleza. Com isso, o gigante egoísta  se transformou  num bom gigante  e o cenário, antes  desolador,  transformou-se  num paraíso  logo que o gigante mandou  derrubar o muro proibido. O conto termina com o gigante  brincando alegremente com as  criancinhas.