[Flávio Bittencourt]

Movie News

Elite Squad Star Wagner Moura Agrees To Play Fellini In Planned Biopic.

 

 

 

 

 

 

 

 

Grande Pirâmide de Quéops

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

"(...) Após Quéops, as pirâmides continuaram a ser construídas por mais de mil anos, mas em versões mais modestas. Seu filho, Quéfren, e seu neto, Miquerinos, construíram suas pirâmides também em Gizé. Quéfren se esforçou para ofuscar o feito de seu pai. Sua pirâmide, ainda que menor, aparenta maior tamanho devido à sua inclinação e por estar baseada em solo mais alto, sendo às vezes confundida com a Grande Pirâmide. (...)"

(http://www.projetoockham.org/misterios_piramides_3.html)

 

 

   

 

Exemplo de Pirâmide:

piramide
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

 

 

 

 

 Piramide de Cristal - 5,5cm:

Piramide de Cristal - 5,5cm

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

(http://www.shopdoscristais.com.br/lojav/product.php?id_product=572)

 

 

 

 

 

O MUSEU DO LOUVRE,

EM PARIS, FRANÇA:

Ficheiro:Louvre Museum Wikimedia Commons.jpg

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
"If you were the Mona Lisa
You'd be hanging in the Louvre (...)"

TRADUÇÃO:

"Se voce fosse a Mona Lisa
Você estaria pendurado no Louvre (...)"
 
(DE MADONNA / FROST / HARRY,
INÍCIO DA LETRA DA MÚSICA MASTERPIECE [Obra-prima])
 
 
 
 
 
 
 

 

TROPA DE ELITE 2:

foto de bruta cena:

  Cena de "Tropa de Elite 2", filme é o mais visto do ano no país

(http://www1.folha.uol.com.br/ilustrada/825719-com-publico-de-8-milhoes-tropa-de-elite-2-e-o-filme-mais-visto-no-pais-neste-ano.shtml)

 

 

 

 

EM TROPA DE ELITE DOIS,

O PERSONAGEM INTERPRETADO

POR WAGNER MOURA, QUE

FOI PROMOVIDO NA CORPORAÇÃO,

APARECE ENGRAVATADO:

tropa-elite-2

(http://www.eitapiula.net/cinema/tropa-de-elite-2-trailer-e-fotos/)

 

 

 

 

DE TERNOS E GRAVATAS,

MOURA E FELLINI PRÓXIMOS

UM DO OUTRO

(MONTAGEM FOTOGRÁFICA):

 Wagner Moura / Federico Fellini

 

 

 

 

 

(http://www.firstshowing.net/2012/wagner-moura-set-to-play-titular-director-in-fellini-black-and-white/)

 

 

 

 

NIVALDO NETO ESCREVEU

SOBRE O GENIAL FILME LIMITE,

UMA VERDADEIRA OBRA-PRIMA

DO CINEMA UNIVERSAL:

"(...)  Sobre o filme:
 

Um barco à deriva cruza o tempo e o que vemos na tela é cinema e memória.

Limite começa com uma cena icônica. Uma mulher, algemas, mãos masculinas, depois uma montanha, abutres, olhos femininos, um mar cintilante, um mar de fogo.
Tudo parte daí, das primeiras imagens.

 
Limite é sinestésico.

 
Mário Peixoto assinou como Sergei Eisenstein e definiu Limite como um “grito” almejando ressonância ao invés de compreensão. “O filme não ousa (ou não quer) analisar. Ele mostra [...]. Ele se afirma como um diapasão”.Personagens e linhas narrativas fluem perseguidas por uma câmera escrutinadora, móvel e inteligente, como um outro personagem dotado de onisciência.

 
Edgar Brazil é o fotógrafo do filme, e como homem-câmera de Peixoto, distorce o formalismo e não se limita aos recursos técnicos da época nem à narrativa griffitiana que dominava (e ainda domina) o cinema clássico e moderno. Em constante experimentação, o olho-câmera explora ângulos redesenhando a realidade, sugere detalhes íntimos, acessa e invoca, perturba e hipnotiza.

 
As imagens de Limite falam!

 
E por tanto falarem, ainda há muito a ser escrito sobreessa lenda do cinema brasileiro que recebeu mais boatos do que vistas. Mas este não é um texto acadêmico e sequer pretende algum esclarecimento ou crítica. O que há aqui é um convite a sentar no escuro do cinema e se permitir encarar essas imagens lancinantes, belíssimas e cheias de significado em tela grande. Assistir Limite é uma experiência.

 
Tela Tudo Clube de Cinema e Cineclube Ideário nos convidam para celebrar os oitenta anos do filme vanguardista brasileiro, uma “obra-prima desconhecida” que sequer entrou em circuito comercial e desapareceu fisicamente por quase 20 anos (de 1959 a 1978). Limite é filme raro, restaurado e de partes perdidas e destruídas pelo tempo, esse mesmo tempo filmado de forma grandiosa por Mário Peixoto.

 
Olhos e ouvidos para os “angustiantes acordes de uma sintética e pura linguagem de cinema”.
 

 
Texto de Nivaldo Neto
Cineclube Ideário e Tela Tudo Clube de Cinema"
 

 

 

 

 

 

POEMA SIMPLES

DO DIA:

 

"MOURA FELLINI

 

E COMO SE JÁ NÃO BASTASSE TANTO

CADA SALA TERÁ O HALO

DO CINEMA EM PRETO E BRANCO"

 

(Flávio Bittencourt,  hoje)

 

 

 

 

"(...) Em 1995, no ano do centenário do cinema, Limite novamente é considerado o melhor filme brasileiro de todos os tempos em inquérito nacional promovido pela Folha de São Paulo. (...)"

(http://www.mariopeixoto.com/biografia.htm)

 


 

 


 

 

NO PRIMEIRO PLANO,

ALBERTO CAVALCANTI:

 

 

 

 

 

 

 

  

(http://www.ufrb.edu.br/cinecachoeira/2011/06/do-visivel-ao-legivel/)

 

  

 

 

A OBRA-PRIMA (masterpiece) PICTÓRICA

"MONA LISA", DE LEONARDO DA VINCI:

 File:DaVinci MonaLisa1b.jpg

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

(http://en.wikipedia.org/wiki/File:DaVinci_MonaLisa1b.jpg)

 

 

 

 

DIÁLOGOS MAGNÍFICOS

DE TROPA ELITE UM (2007):

"(...) Tem certeza (que a bolsa estourou)? [O CAP. NASCIMENTO,

DO BOPE [a Brazilian Elite Squad ("The Brazilian Swat")], DIZ, POR CELULAR, À SUA

ESPOSA-GRÁVIDA-QUASE-MÃE.]


Fique calma. Lembra o que a
[MÉDICA OBSTETRA] Dra. Cláudia disse?
Dá tempo tranquilamente.
Estou descendo daqui
[DO ALTO DE UM MORRO CARIOCA]

agora e encontro voce lá [NA MATERNIDADE].
Está bem?


- Zero 2? - Fale, Zero 1.
Assuma a ocorrencia e vamos descer só o
[CORPO DO] dono

[DO "MOVIMENTO" (comercial)]...
porque meu filho vai nascer!
Meu filho vai nascer!


- Parabéns! - Vamos lá!
"

(http://movie.subtitlr.com/subtitle/show/348036)

 

   

 

 

MÁRIO PEIXOTO:


 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

(http://www.cinemabrasileiro.net/artistas/galeria.asp?pagina=7)

 

 

 

 

FELLINI, GÊNIO

DO SÉCULO 20, EM AÇÃO,

FAZENDO UM NOVO

FILHO FÍLMICO:

 

 

 

 

 

 

 

 

(http://www.talentodaterra.com/cinema-mostra-federico-fellini)

  

 

 

 

Madonna - Masterpiece [nome da música: Obra-prima],

Youtube:

http://www.youtube.com/watch?v=txj3eRoDT5o

 

 

 

 

 

ALBERTO CAVALCANTI:

 Alberto Cavalcanti
 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

(http://www.historiasdecinema.com/2010/03/alberto-cavalcanti-personalidade-do-cinema-mundial/)

 

 

 

UMA OBRA-PRIMA DO CINEMA

BRASILEIRO: O FILME (de arte) LIMITE:

                                                                                            Edgar Brazil e Mário Peixoto nas filmagens de Limite (1930)

 

 

 

 

 

 

 

Edgar Brazil e Mário Peixoto nas filmagens de Limite (1930)

[em Mangaratiba, Estado do Rio de Janeiro, no litoral sudeste do Brasil]

(http://jornaldapuc.vrc.puc-rio.br/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=882&sid=20&tpl=printerview)                                                                                          

 

 

 

 

Dance with Fellini,

Youtube:

http://www.youtube.com/watch?v=c4FZbyi0C9M,

onde se lê:

"Video I made ["eu fiz": o autor da edição fez] of clips from La Dolce Vita and 8 1/2 of Fellini's characters dancing to the music Sing, Sing, Sing."

 

 

 

 

                   HOMENAGEANDO AS MEMÓRIAS DOS EMINENTES CINEASTAS

                   EDGAR BRAZIL (EDGAR HAUSCHILDT, 1902-1954)

                   MÁRIO BREVES PEIXOTO (1908 - 1992) E

                   ALBERTO DE ALMEIDA CAVALCANTI (1897 - 1982), colegas de Fellini, gênios como ele,

                   todos os três

 

 

3.5.2012 - Elite Squad star Wagner Moura will play the famed director Federico Fellini - Movie News.  F. A. L. Bittencourt ([email protected])

  

 

CINEMA BLEND PONTO COM

NOTICIOU SOBRE O PRÓXIMO TRABALHO

DO GRANDE ATOR BRASILEIRO WAGNER MOURA,

EM 3.5.2012: 

 

"MOVIE NEWS

Elite Squad Star Wagner Moura Agrees To Play Fellini In Planned Biopic

published: 2012-05-03 09:25:38 Author: Sean O'Connell
 
 
Talk about a daunting task: Brazilian actor Wagner Moura has agreed to play famed Italian director Federico Fellini in a planned biopic from Homeland and Rubicon producer Henry Bromwell, who’ll direct and also wrote the script treatment.

Variety says the indie drama, titled Bellini Black and White, will focus in on a very specific time frame in the director’s career. It will be set in March 1957, when Fellini traveled to Los Angeles (his first trip to the States) to attend the Academy Awards on behalf of La Strada. As the story goes, Fellini disappeared for a full 48 hours, and almost missed the Oscar telecast. Where did he go? What did he do? Bromwell’s movie will try to answer that, because when Fellini went back home after this mysterious disappearance, he was inspired to create La Dolce Vita and 8 1/2, two masterpieces of the cinema.

Bromwell already has cast recognizable talents like Terrence Howard, Peter Dinklage and William H. Macy in supporting roles. For now, Moura is best known among action junkies for playing Capitão Nascimento in José Padilha’s Elite Squad. He also has a role in Elysium, Neill Blomkamp’s anticipated follow-up to the outstanding Dictrict 9 that also stars Matt Damon and Jodie Foster. But playing Fellini in a feature should prove far more challenging, if only because it’s going to be judged more harshly by film fanatics.

Then again, Woody Allen just demonstrated with Midnight in Paris that the right actors can bring heavyweights like F. Scott Fitzgerald and Ernest Hemingway to the big screen with ease, so we’ll see how Moura manages once Fellini reaches theaters."
 

(http://www.cinemablend.com/new/Elite-Squad-Star-Wagner-Moura-Agrees-Play-Fellini-Planned-Biopic-30740.html)

 

 

 

 

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NO SITE HISTÓRIAS DO CINEMA PONTO COM

PODE-SE LER, SOBRE O GENIAL ALBERTO CAVALCANTI: 

 

"ALBERTO CAVALCANTI – PERSONALIDADE DO CINEMA MUNDIAL

March 6, 2010

Na sua longa trajetória artística, de 1923 a 1978, o brasileiro Alberto de Almeida Cavalcanti foi uma personalidade do Cinema Mundial.

Alberto Cavalcanti
Relacionou-se com: a vanguarda francesa na década de vinte; a escola documentarista inglesa nos anos trinta; o impulso da produção comercial britânica nos anos quarenta; e a tentativa industrial em São Bernardo do Campo, nos anos cinquenta. Realizou posteriormente filmes em vários países, adaptando-se sempre muito bem ao meio que freqüentava e formou discípulos em toda parte, além de se dedicar ao Teatro e à Televisão.

Cenógrafo, argumentista, produtor, diretor, especialista na montagem sonoro-visual, experimentador incansável e eclético, exercitou o talento nos mais variados gêneros cinematográficos com homogeneidade de estilo e espírito inovador, alternando-se a tendência realista e a índole fantasista.
Cav, como os colegas ingleses costumavam chamá-lo, nasceu a 6 de fevereiro de 1897 na Rua Marciana, atual Álvaro Ramos, em Botafogo no Rio de Janeiro, filho de Manoel de Almeida Cavalcanti, natural de Palmeira dos Índios, Alagoas e de Ana Olinda do Rego Rangel Cavalcanti, pernambucana de Olinda.

Em 1908, Cavalcanti entrou para o Colégio Militar, saindo no quinto ano para a Faculdade de Direito da Escola Politécnica, onde travou conhecimento com o dramaturgo Roberto Gomes, que o influenciaria bastante. Foi nesse momento que nasceu o amor pelo Teatro, logo seguido do entusiasmo pelo Cinema. “Os dramas dinamarqueses de Asta Nielsen e as comédias de Max Linder me impressionavam tanto que jamais os esqueci”, ele lembrou em certa ocasião para um repórter.
Mas eis que um incidente com o professor de Filosofia do Direito, Nerval de Gouveia, terminou numa greve dos alunos com repercussão por toda a cidade. O pai do rapaz achou conveniente mandá-lo para o exterior, até que tudo tivesse sido esquecido.

Em 1914, Cavalcanti chegou à Suíça e se matriculou na escola Técnica de Friburgo, escolhendo o curso preparatório de Arquitetura. Ainda no mesmo ano foi aprovado no exame de admissão para a escola de Belas-Artes de Genebra.

Diplomado, resolveu assistir às aulas de Deglane na escola de Belas-Artes de Paris, ouvindo depois as lições de estética de Victor Basch na Sorbonne. Em seguida, obteve emprego no escritório do urbanista Alfred Agache que, mais tarde, se ocuparia de projetos de modernização do Rio de Janeiro.
Após ter trabalhado dois anos com Agache, transferiu-se para uma firma de decoração, a Compagnie des Arts Français. Passado algum tempo, tentou ser representante dessa e de outras empresas no Brasil, abrindo um escritório da Rua do Ouvidor.

Os negócios, porém, não corresponderam à expectativa. Com o prestígio do tio, Alberto Rangel, conseguiu um posto no Consulado brasileiro em Liverpool. Antes de embarcar, viu o filme Rose France / 1919 de Marcel L’Herbier e achou que ele bem poderia utilizar um jovem cenógrafo. Escreveu para L’Herbier e, com o apoio do Cônsul Dario Freire, pôde finalmente prestar serviço ao cineasta francês. Dario pediu-lhe que tomasse conta de suas filhas, estudantes na Cidade-Luz. Uma delas, Dido, se casaria com Jean Renoir.

Em 1926, Cavalcanti estreou como diretor em Le Train sans Yeux. Os dois filmes subseqüentes, En Rade e Rien que les Heures, considerados uns dos mais importantes do movimento vanguardista, firmaram-lhe a reputação.

Rien que les heures

Sucederam-se mais alguns trabalhos e, com o advento do cinema falado, foi contratado pela Paramount, fazendo em Saint-Maurice / Joinville, versões de filmes de Hollywood. Depois disso realizou comédias de boulevard para outras produtoras e alguns curtas-metragens.
Nos anos trinta seus filmes mais conhecidos no Brasil foram a versão portuguesa do filme americano Sarah e seu Filho / Sarah and Son / 1930, exibida com o título de A Canção do Berço e O Tio da América / Le Truc du Brésilien / 1932. Na censura brasileira o filme levou primeiramente o título de O Truque do Falso Brasileiro em Paris. A revista Cinearte (nº 370 de 1/7/1933) diz que a empresa distribuidora sofreu um blefe. Vendo a notícia de um filme com o título de Le Truc du Brésilien, dirigido por Alberto Cavalcanti, tratou imediatamente de adquiri-lo; “mas a fita não era muito simpática ao brasileiro e o título foi mudado”. Cavalcanti se ocupou também da versão francesa, Toute sa Vie, porém esta não passou no nosso país.

A Canção do Berço 1930

Le truc du bresilien

Essa fase valeu como aprendizado da técnica do som, precioso subsídio para fecundas pesquisas que levaria a efeito na Inglaterra a partir de 1934, integrando a General Post Office Film Unit (Seção de Cinema do Departamento dos Correios), sob o comando de John Grierson. A G.P.O. operava como uma equipe, todos contribuindo para cada filme e o papel de Cavalcanti foi o de ser o responsável pelas inovações e experiências.

O brasileiro estava entre os diretores que John Grierson classificava de “estetas” em oposição à sua idéia de documentário “não cinemático”, mais direto e funcional. Diferentes temas foram abordados, todos dramatizando a realidade, “para forçar o público a se interessar pelas questões essenciais do país”.

Em 1937, Cavalcanti tornou-se o responsável pela produção da G.P.O. juntamente com J. B. Holmes. Durante a guerra, a Seção de Cinema ficou sob o controle do Ministério da Informação, passando a ser conhecida como Crown Film Unit.

De suas realizações na G.P.O. como diretor, tenho predileção por Pett and Pott, We Live in Two Worlds e principalmente Coal Face, verdadeiro oratório sobre a vida dos trabalhadores nas minas de carvão com efeitos musicais e corais admiráveis. A subida dos mineiros no elevador enquanto ouvem vozes de mulheres que chamam por seus nomes é um dos grandes momentos do Cinema.

Coal Face

Em 1941, Cavalcanti assinou contrato com a Ealing Studios, administrada por Michael Balcon, insinuando-se por diversas vertentes da narrativa de ficção – parábola sobre o absurdo da guerra, comédia musical de época, drama fantástico, adaptação literária – com a mesma facilidade com que cruzava as fronteiras.

Os quatro filmes que ele fez na Ealing (Quarenta e Oito Horas / Went the day Well? / 1942; Champagne Charlie (na TV) / Champagne Charlie /1944; dois episódios de Na Solidão da Noite / Dead of Night / 1945; Nicholas Nickleby (na TV) / The Life and Adventures of Nicholas Nickleby / 1946) e os três imediatamente posteriores realizados para outras companhias (Nas Garras da Fatalidade / They Made me a Fugitive / 1947; O Príncipe Regente / The First Gentleman / 1947 e O Transgressor / For Them That Trespass / 1948) foram os melhores de sua carreira no exterior.

Quarenta e Oito Horas

Champagne Charlie

Michael Redgrave em Na Solidão da Noite

Nicholas Nickleby

Filmagem de Nas Garras da Fatalidade

Trevor Howard em Nas Garras da Fatalidade

Hoje já conheço esses sete filmes e gosto de todos eles, porém o que me surpreendeu foi O Príncipe Regente, brilhante reconstituição histórica com cenários e figurinos impecáveis e a composição de tipo deliciosa de Cecil Parker no papel do extravagante George IV da Inglaterra, quando ainda era o Príncipe de Gales.

O Príncipe Regente

Em 1949, Cavalcanti voltou ao Brasil, convidado por Assis Chateaubriand e Pietro M. Bardi para proferir uma série de conferências no Seminário de Cinema do Museu de Arte de São Paulo e acabou assumindo o cargo de produtor geral da Companhia Cinematográfica Vera Cruz.

Richard Todd em O Transgressor pode diminuir um pouquinho

Cavalcanti ajudou a instalar os estúdios da empresa e a importar material e técnicos, mas só pôde completar a produção de Caiçara, Terra é sempre Terra, um terço de Ângela e três documentários. “Tentei organizar uma estrutura realmente profissional e séria, mas sofri críticas e perseguições de toda sorte, até mesmo com absurda conotação política”, lamentou Cavalcanti para os jornalistas. O fato é que, apesar das incompreensões, a efêmera passagem de Cavalcanti pela firma de Franco Zampari auxiliou a impulsionar o desenvolvimento do cinema nacional.

Desligado da Vera Cruz, presidiu a comissão encarregada pelo Presidente Getúlio Vargas de preparar um plano para a implantação de um Instituto Nacional de Cinema, escreveu o livro Filme e Realidade e dirigiu Simão, o Caolho na Maristela e O Canto do Mar e Mulher de Verdade para a Kino filmes, da qual foi um dos fundadores, preocupando-se em abordar uma temática brasileira.

Mesquitinha e Nair Bello em Simão, o Caolho

Em 1954, durante o 1º Festival Internacional de Cinema no Brasil, recebeu o Prêmio Governador do Estado “pelo alcance de sua contribuição para a recuperação do cinema brasileiro”. Nesse ano, dirigiu Madalena Nicol em Electra de Sófocles na TV Record.

Retornando à Europa, dividiu sua atividade entre o Cinema, o Teatro e a Televisão na Áustria, Alemanha Oriental, Espanha, Israel, Itália, Inglaterra, França e depois lecionou na Universidade de Los Angeles, Califórnia.

Cavalcanti voltou novamente ao Brasil em 1969 como membro do júri do Festival Internacional do filme Rio de Janeiro. Em 1970, deu aulas no Film Study Center em Cambridge, Massachussets e ganhou, em 1972, a American Medal for Superior Artistic Achievement.

Só retornaria outra vez à terra natal em 1976, quando conseguiu realizar a antologia Um Homem e o Cinema e publicar nova edição do seu livro. Nesta oportunidade, foi agraciado com o Troféu Coruja de Ouro-Personalidade. No ano seguinte, o British Film Institute homenageou-o com uma Retrospectiva. Cavalcanti faleceu a 23 de agosto de 1982, aos 85 anos, numa clínica da Rue de Passy em Paris, após uma crise cardíaca.

O Canto do Mar

Em 1988, foi mais uma vez lembrado no exterior com uma Retrospectiva (37 filmes) no Festival de Locarno. Nesta ocasião, escrevi para a direção do festival pedindo um catálogo e eles me enviaram o livro de Lorenzo Pellizzari e Cláudio M. Valentinetti, que tem uma excelente filmografia do cineasta. Com base no trabalho dos dois italianos e entrevistando pelo telefone Adalberto Vieira, valioso colaborador e amigo íntimo de Cavalcanti e Ruth de Souza, grande atriz brasileira, elaborei uma bio-filmografia de Alberto Cavalcanti, expandindo a de Pellizzari-Valentinetti, principalmente no que concerne a certos dados biográficos (colhidos no magnífico artigo de Hermilo Borba Filho em Anhembi, nº 37, dezembro 1953), a informações relativas aos filmes curtos feitos por Cavalcanti nos anos trinta na França e aqueles longas-metragens que realizou no Brasil, assinalando outrossim a direção de Electra na TV, omitida no livro citado.

Minha bio-filmografia foi publicada na revista Cinemin nº 48, tendo sido impresso um Reprint Internacional. Alí vocês encontrarão a lista completa de todos os filmes de Alberto Cavalcanti com breves comentários e as fontes mais úteis consultadas.

17 Responses to “ALBERTO CAVALCANTI – PERSONALIDADE DO CINEMA MUNDIAL”

  1. É muito comum citar os episódios de Na Solidão da Noite como a melhor incursão de Cavalcanti no cijema inglês, priciplamente quando os fãs do cinema de horror são perguntados. Em vários aspectos, lembram um pouco o cinema gótico de horror italiano, porém num tom menor. Para mim, a incursão noir do diretor brasileiros em Nas Garras da Fatalidade é um de seus trabalhos mais interessantes, nesta fase de sua carreira. Mais uma vez obrigado pelo excelente artigo sobre um diretor que merece toda consideração.

  2. Gosto de todos os filmes de Cavalcanti na Inglaterra

  3. Adoro este diretor, fico fascinada por filmes que ele dirigiu.
    Gostaria de ver todos.
    Estou caçando faz tempo.
    Ví recentemente na Solidão da noite e tive que rever de tanto que gostei.
    Saber que um brasileiro tem tanto talento, me orgulha muito.

  4. Amiga Syby, Cavalcanti foi uma personalidade do Cinema Mundial. Alguns filmes inglêses dele, alguns estão à venda na HMV-Londres. Os três brasileiros, infelizmente, não saíram em dvd. Simáo, o Caolho passou outro dia na TV Cultura.Existe um documentário intitulado O Homem e o Cinema sobre a carreira de Cavalcanti.Procure no google Cine-TV Nostalgia.Acho que eles têm este documentário, que é muito interessante.

  5. Caro Professor Antonio Carlos,
    Sou Cecília Nazaré, pequisadora do uso do som no cinema brasileiro, com foco nas contribuições de Alberto Cavalcanti e Guerra-Peixe. Nos contatos que venho fazendo, consegui algumas cópias de filmes com pessoas que nem mesmo conheci pessoalmente, mas que sabem da dificuldade de encontrarmos esse material à disposição. Num deles, consegui uma cópia da Revista Cinemim com seu trabalho sobre a filmografia de Cavalcanti. Se tiver interesse em saber mais sobre a minha pesquisa, podemos inicialmente conversar por email. De minha parte tenho o maior interesse nessa aproximação e a certeza de que poderá colaborar muito nas minhas investigações.

  6. Prezada Cecília. Vou lhe enviar um e-mail, para que você fique sabendo o meu, pois não costumo divulgá-lo neste blog, porque não disponho do tempo necessário para atender a todos os visitantes. Quanto à bio-filmografia publicada na revista Cinemin, ela foi revisada num post do meu blog. Vale a pena você dar uma olhada, pois corrigí alguns erros da primeira. Estou à sua disposição … com as minhas limitações.

  7. Caro Professor, retorno após longa data para agradecer suas palavras.
    Fico ainda mais feliz por ter conseguido outro filme dele.
    O Canto do Mar.
    Devo dizer que me deu uma sensação tão importante de ser brasileira e ver este grande talento.
    Vou procurar o Documentário que deu a dica.
    Obrigada!

  8. Tenho certeza de que fará um trabalho muito interessante e competente. Disponha sempre.

  9. Professor Antônio Carlos Gomes de Mattos,

    Tens conhecimento de alguma proposta para resgatar a vida e obra do cineasta Alberto Cavalcanti que possa divulgar sua grande importância ao cinema?
    Observo que há eventos pontuais, acadêmicos, mas ele merece ser lembrado pelo grande público e por todos os profissionais da área devido sua valiosa contribuição.

  10. Conheço a Retrospectiva Alberto Cavalcanti apresentada no 41º do Festival Internacional de Locarno ocorrido de 4 a 14 de agosto de 1988. Nesta ocasião, pensei em escrever um livro sobre Cavalcanti mas verifiquei que no Brasil não havia cópias de quase nenhum filme dele. Vi apenas na Embrafilme o documentário que ele mesmo fez sobre sua obra: O Homem e o Cinema. Hoje, principalmente seus filmes britânicos, incluindo os de ficção, estão disponíveis em dvd no exterior. Publiquei apenas uma bio-filmografia (na revista Cinemin), revista recentemente no meu blog, acrescentando mais alguns dados na filmografia de Lorenzo Pelliziari e Claudio M. Valentinetti, que servira como catálogo da mencionada Retrospectiva e que recebi por gentileza do diretor do Festival. Houve também uma Retrospectiva no BFI (British Film Institute) em 2010 e ainda outra na 26ª Mostra do Festival Internacional de São Paulo em 2002.

  11. Professor Antônio Carlos Gomes de Mattos,

    Agradeço sua atenção e desejo seja possível oportunidade de ler material, porventura escrito, caso repense projeto a respeito de “CAV”.

  12. Desculpe, mas não entendi bem o que disse. Poderia esclarecer ? Referiu-se a material de minha ou sua autoria?

  13. Considerei a possibilidade de material escrito pelo senhor a respeito de Alberto Cavalcanti. Ou mesmo projeto de futura veiculação. Vale a espera por uma publicação com autoria crítica.

  14. Não sei se teria capacidade para escrever um livro sobre Cavalcanti. Acho que já dei uma pequena contribuição com a minha bio-filmografia. De qualquer forma, no momento, estou empenhado no planejamento de um novo livro, desta vez sobre o cinema inglês clássico, tal como fiz com o cinema francês, pois, nos últimos anos, tive a sorte de ver uma quantidade enorme de filmes ingleses dos anos 30/40/50 graças à contribuição de colecionadores estrangeiros e da generosidade do British Film Institute. Estou tomando coragem.Escreva sempre. Um abraço.

  15. Excelente 2012 aos seus propósitos de desvendar o cinema mundial, crendo que “CAV” também pode fazer parte destes.

  16. Desejo o mesmo para você José Alfredo. Acabo de mandar encadernar o livro Alberto Cavalcanti de Lorenzo Pellizzari e Claudio M. Valentinetti, que foi publicado em francês pelo Festival International du film de Locarno em 1988, quando ocorreu a Retrospectiva Cavalcanti. Nesta ocasião, escrevi uma carta para o diretor do mesmo e eles me mandaram este livro, ilustrado e em papel couché, que me chegou às mãos em 15 dias. Foi dele que tirei a filmografia básica de Cavalcanti, que depois aumentei, incluindo dados que eles não tinham, inclusive a informação de que Cav dirigiu teleatro no Brasil.O referido livro teve uma tradução em português publicada aquí. Talvez você o encontre através do site Estante Virtual.

  17. Obrigado professor. Tive oportunidade de consultar um exemplar na biblioteca do SESC-Campinas, durante preparação de seminário acadêmico versando sobre som e imagem no cinema. Neste ano ainda teremos a oportunidade de envidar mais esforços no resgate da vida deste brasileiro da sétima arte."

(http://www.historiasdecinema.com/2010/03/alberto-cavalcanti-personalidade-do-cinema-mundial/)

 

 

 

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TRADUÇÃO DA LETRA DA MÚSICA

MASTERPIECE (OBRA-PRIMA), DE

MADONNA, FROST & HARRY:

 

"Obra-prima (Masterpiece)

 

Se voce fosse a Mona Lisa
Você estaria pendurado no Louvre
Todos viriam para vê-lo
Você seria impossível de mover
Parece-me que você é
Uma rara e inestimável obra de arte
Fique atrás de sua corda de veludo
Mas eu não vou renunciar a toda esperança

 

E eu estou bem ao seu lado
Como um ladrão na noite
Eu fico em frente de uma obra-prima
E eu não posso dizer lhe porque
Dói tanto
Estar apaixonado por uma obra-prima
Porque no fim das contas
Nada é indestrutível

 

A partir do momento que eu te vi pela primeira vez
Toda a escuridão virou luz
Uma pintura impressionista
Pequenas partículas de luz
Parece-me que você gosta
Do tipo "olhe mas por favor não me toque"
E honestamente, não pode ser divertido
Ser sempre o escolhido

 

E eu estou bem ao seu lado
Como um ladrão na noite
Eu fico em frente de uma obra-prima
E eu não posso dizer lhe porque
Dói tanto
Estar apaixonado por uma obra-prima
Porque no fim das contas
Nada é indestrutível
Nada é indestrutível
Nada é indestrutível
Nada é indestrutível

 

E eu estou bem ao seu lado
Como um ladrão na noite
Eu fico em frente de uma obra-prima
E eu não posso dizer lhe porque
Dói tanto
Estar apaixonado por uma obra-prima

 

E eu estou bem ao seu lado
Como um ladrão na noite
Eu fico em frente de uma obra-prima
E eu não posso dizer lhe porque
Dói tanto
Estar apaixonado por uma obra-prima
Porque no fim das contas
Nada é indestrutível
Porque no fim das contas
Nada é indestrutível"
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
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