O poeta na beira do rio Andirá em viagem para Barreirinha, no baixo Amazonas, em 1997. Foto de Alberto César Araújo
O poeta na beira do rio Andirá em viagem para Barreirinha, no baixo Amazonas, em 1997. Foto de Alberto César Araújo

Neste período da pandemia, é possível realizar uma longa e interessante viagem, sem sequer sair de casa, nem gastar com passagem, a não pagar por um bom livro para ler. Para tal, a editora Valer publicou, em 2020, a quinta edição do livro de Thiago de Mello, “Manaus: amor e memórias”, com 192 páginas e lindas fotos em preto e branco, que proporcionam uma incrível viagem no tempo da Manaus de antigamente.  

Quem anda pelas ruas de Manaus e vê os antigos casarões, pode se perguntar quem foram seus habitantes de outros tempos. Também lê nomes de muitas pessoas desconhecidas, registrados nas placas das ruas, praças, colégios e prédios públicos. O livro de Thiago de Mello possibilita localizar, nas décadas de 1930, 1940 e início de 1950, várias pessoas, cujos nomes estão registrados na história de Manaus e do Amazonas. Muitos eram ainda crianças e adolescentes, tal como o autor, enquanto outros eram adultos que estavam ajudando os mais novos na construção da história da capital do Amazonas. Mesmo que não tenham seus nomes gravados nas placas de ruas, praças ou prédios públicos da cidade, são personagens que estão presentes na história da cidade e o livro as torna conhecidas por nós.

Leia mais sobre As memórias de Thiago de Mello sobre Manaus de Antigamente em artigo de Elvira Eliza França em AmazôniaReal.