Marianne Peretti, musa dos vitrais, recebeu a principal honraria francesa
Aos 82 anos, ela não pensa em se aposentar.
Ordre de la Légion d'honneur |
Officier medal of the French "Légion d'honneur" |
(http://en.wikipedia.org/wiki/L%C3%A9gion_d'honneur)
(http://palavrasdearlete.blogspot.com/2010/03/brasilia-memorial-jk-4.html)
"Detalhe do vitral criado por Marianne Peretti"
(CÂMARA MORTUÁRIA DO MEMORIAL JK,
BRASÍLIA, BRASIL)
(http://palavrasdearlete.blogspot.com/2010/03/brasilia-memorial-jk-4.html)
O PRESIDENTE N. SARKOZY REVERENCIA VETERANOS DA SEGUNDA GUERRA MUNDIAL
"Nicolas Sarkozy cumprimenta Maurice Chauvet em maio de 2008")
A HONRARIA EM JULHO ÚLTIMO RECEBIDA PELA DRA. M. PERETTI FOI CRIADA
PELO IMPERADOR NAPOLEÃO BONAPARTE DA FRANÇA
(SEM A LEGENDA ACIMA CONFERIDA, A FOTO DE RECONSTITUIÇÃO HISTÓRICA
ENCONTRA-SE, NA WEB, EM:
O PRESIDENTE DO SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL BRASILEIRO (o primeiro, da esquerda para a direita), O PRESIDENTE DA FRANÇA, O PRESIDENTE DO BRASIL E SUA SENHORA, A PRIMEIRA-DAMA BRASILEIRA, ASSISTEM À PARADA DE SETE DE SETEMBRO, EM BRASÍLIA
O PRESIDENTE CHARLES DE GAULLE,
EM FOTOGRAFIA OFICIAL
A PIRÂMIDE DO PÁTIO DO MUSEU DO LOUVRE, Paris
A MEDALHA DA LEGIÃO DE HONRA, EM EXPOSIÇÃO
"Gilberto Gil, Grand Officier de la Legion d'honneur
Fernanda Levy a mise en ligne d'excellentes photos du Ministre de la Culture du Bresil, Gilberto Gil, lors de la remise des insignes de Grand Officier dans l'ordre national de la Légion d'honneur le 16 octobre 205. Henry Salvador, Betty Largardere, e Vera Pedrosa Martins de Almeida, Ambassadeur du Bresil en France, etaient presents a la ceremonie.
"O ministro da cultura, Gilberto Gil, foi condecorado pelo governo francês com a Ordem Légion d'Honneur, como Grande Oficial. Ele recebeu a comenda das mãos do ministro da Cultura e da Comunicação da França, Renaud Donnedieu de Vabres, em nome do presidente Jacques Chirac, neste domingo à tarde no Ministério da Cultura francês, em Paris."
"19/12/2007 - 18:41h
Marta recebe a Légion d'honneur da França
Embaixador da França no Brasil, M. Antoine POUILLIEUTE coloca a medalha da legião de Honra outorgada pela França a Marta Suplicy
Ontem, a Ministra de Turismo, Marta Suplicy foi condecorada com a Légion d’honneur outorgada pela França. A cerimônia, realizada na embaixada da França em Brasília foi acompanhada pelo presidente da Câmara dos Deputados, Arlindo Chinaglia; pela primeira dama, Marisa Leticia Lula da Silva; assim como o assessor especial do Presidente da República, Gilberto Carvalho; os embaixadores da China e dos Estados-Unidos, acompanhados de suas respectivas esposas, o Senador Eduardo Suplicy e também numerosos políticos e amigos. (...)".
(http://blogdofavre.ig.com.br/tag/marisa/)
JORGE AMADO (SENTADO), NO TEMPO EM QUE ERA DEPUTADO À CÂMARA FEDERAL PELO PCB (PARTIDO COMUNISTA BRASILEIRO, CUJO LÍDER ERA O GEN. LUÍS CARLOS PRESTES), CUMPRIMENTA O EMINENTE FILÓLOGO E DICIONARISTA AURÉLIO BUARQUE DE HOLANDA FERREIRA (o imortal escritor JORGE AMADO recebeu a LEGIÃO DE HONRA do Governo da República Francesa)
(http://majellablog.blogspot.com/2010_05_01_archive.html,
sendo a legenda original a seguinte:
Aurélio [BUARQUE DE HOLANDA FERREIRA] recebendo parabéns de Jorge Amado no dia em que fez 50 anos")
José Saramago e Jorge Amado na casa de Caetano Veloso (ao fundo).
Acima e abaixo: Jorge Amado e José Saramago na Bahia. (Fotos por Zelia Gattai, Acervo de Casa de Jorge Amado)
Jorge Amado e José Saramago na casa de Calazans, em 1996. (Fundação Casa de Jorge Amado)
(http://saogabrielcontraocrime.blogspot.com/2010_06_01_archive.html,
com indicação da seguinte fonte:
http://www.blogdacompanhia.com.br/)
MARIANNE PERETTI SENDO AGRACIADA
29.8.2010 - A condecoração foi merecida - A grande artista franco-brasileira afirmou que morrerá trabalhando. É um exemplo a todos, portanto. F. A. L. Bittencourt ([email protected])
DIÁRIO DE PERNAMBUCO (20.7.2010)
"Um dos cartões-postais da capital brasileira, a Catedral Metropolitana de Brasília passou por sua primeira grande reforma neste ano. A primeira parte da restauração, que custou mais de R$ 25 milhões, foi concluída com atraso - e celebrada com uma missa no dia 22 de abril, na comemoração do cinquentenário da capital. A segunda fase, de acabamento, deve ser concluída nos próximos meses. Aos 82 anos, a artista plástica Mariane Peretti acompanha de perto o trabalho de restauração dos vitrais da catedral, projetados por ela e executados por Emílio Zanon na década de 1950. Na restauração, o vitralista Luidi Nunes remontou as peças, refeitas pela inústria de vidros alemã Lambert, sob a supervisão de Peretti. "Como fui eu que fiz os vitrais, gosto de acompanhar como está sendo executado, principalmente no que se refere às cores", conta.
O trabalho na catedral de Brasília é o mais conhecido de Peretti, nascida em Paris em 1927, de mãe francesa e pai pernambucano. Ela começou a trabalhar com artes plásticas muito jovem, em Paris. "Vivia em um mundo de boêmios, artistas, e comecei a trabalhar nos ateliês", lembra. Radicada há anos em Olinda - Peretti não gosta de determinar datas - ela conheceu o arquiteto Oscar Niemeyer por meio de uma reportagem na televisão. "Eu estava em Paris quando vi na televisão um prédio que ele estava construindo em Milão. Três dias depois peguei um avião e fui lá ver", conta. Lá, ela encontrou o amigo e arquiteto Glauco Campos, que trabalhava com Niemeyer. "Três meses depois fui no Rio, encontrei Niemeyer e disse que queria trabalhar com ele. Mandei fotos de alguns trabalhos meus e ele me contratou", lembra.
Apesar de ter ganhado reconhecimento como vitralista, Peretti não se apaixonou pela arte à primeira vista. "Achava os vitrais muitos monótonos", diz. O interesse apareceu quando passou a explorar os limites da técnica tradicional. "Comecei a experimentar cores diferentes e transparências. Não trato o vitral como outros artistas tratam", explica. Com uma filha que mora em Paris, Peretti não pensa em se aposentar. "Vou morrer trabalhando", diz. Nem tampouco em deixar a Cidade Alta de Olinda, onde mora e trabalha. "Olinda é uma cidade muito bonita, com possibilidades extraordinárias. A Cidade Alta poderia ser algo belíssimo, mas é muito maltratada. O governo não aproveita o seu potencial", lamenta.
Homenagem - No último sábado, Marianne Peretti foi agraciada com a mais alta condecoração honorífica da República Francesa, a insígnia de Cavaleiro da Ordem Nacional da Legião de Honra. Criada em [19 DE MAIO DE] 1802 por Napoleão Bonaparte, a Legião de Honra recompensa os méritos eminentes de militares ou civis à nação francesa. "Peretti é uma das poucas pessoas em Pernambuco a receber a medalha", disse o embaixador da França no Brasil, Sr. Yves Saint-Geours. "Somente pessoas que ajudam a promover a França e sua cultura são indicadas a receber a medalha", explicou, durante a cerimônia".