[Flávio Bittencourt]

Manuseando documentos centenários com luvas hospitalares de borracha fina

Fiz isso, ao (pasmo) conhecer documentos do arquivo do Coronel Antônio Bittencourt.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

"ERA ELE O HOMEM HONESTO DO AMAZONAS [*] (que lutava politicamente para barrar os abusos do sen. Pinheiro Machado, na parte ocidental da Amazônia Brasileira)"

(Col. Recontando...)

[*] - Evidentemente, a referência é ao período apenas de 1900 a 1912: vários governadores tinham ilibada reputação, como Fileto Pires, Ramalho Júnior, Jonatas Pedrosa, etc.  Como o Cel. Bittencourt governou depois de dois CORRUPTOS, daí a expressão HOMEM HONESTO DO AMAZONAS.

 

 

"(...)

Fileto Pires Ferreira FILETO PIRES FERREIRA - Tenente
23.07.1896 a 04.04.1898
Ramalho Júnior JOSÉ CARDOSO RAMALHO JÚNIOR - Coronel (Vice-Governador)
04.04.1898 a 23.07.1900
Silvério José Nery SILVÉRIO JOSÉ NÉRY
23.07.1900 a 23.07.1904
Antônio Constantino Nery ANTÔNIO CONSTANTINO NÉRY - Coronel
23.07.1904 a 23.07.1908
  RAIMUNDO AFONSO DE CARVALHO
1907 E 1908
Antônio Clemente Ribeiro Bittencourt ANTÔNIO CLEMENTE RIBEIRO BITTENCOURT - Coronel
23.07.1908 a 01.01.1913
Jônathas de Freitas Pedrosa JÔNATHAS DE FREITAS PEDROSA
01.01.1913 a 01.01.1917

 

(...)"

[http://www.manausonline.com/t_hist_governadores.asp]

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

(http://historiainte.blogspot.com.br/2013/08/breve-historia-da-praca-antonio.html)

 

 

 

 

 

 

"AMÁVEIS LEITORES:

DE FÉRIAS, ESTAVA, NO ENTANTO, ESTE

COLUNISTA LUTANDO PARA TER ACESSO

FÍSICO A DOCUMENTOS PRECIOSOS, COMO

OS SEGUINTES, QUE ESTÃO AGORA AQUI

NA MINHA MESA, AO LADO DO MICROCOMPUTADOR:

 

=== EM EDIÇÃO===

 

- TELEGRAMA DO TIRANETE PINHEIRO MACHADO

PEDINDO ALGO PARA TEFÉ-AM

 

- CARTA DO DEPUTADO LOURENÇO N. MELLO

 

- FOTO OFICIAL DO CORONEL LOURENÇO NICOLAU DE MELLO

 

- CARTA DA ESPOSA  DE L. MELLO

 

- FOTO DA ESPOSA DE L. MELLO

 

- impresso "SÃO ELLES (os corruptíssimos Silvério e Constantino Nery) OS LADRÕES",

sem dedicatória

 

- FOTO (ampliação grande, em p & b) DE UM SENHOR POSSÍVELMENTE IMPORTANTE, HÁ, CEM ANOS, NO AM, MAS AINDA NÃO IDENTIFICADO

 

- CARTA DO CEL. BOTINELLY AO CEL. BITTENCOURT

 

etc. etc.

 

Obs. - cartas manuscritas, vou tentar digitar seu conteúdo e aqui inserir.

 

 

 

 

 

 

 

Escola Estadual Antônio Bittencourt - Glória / MANAUS-AM

(http://www.panoramio.com/photo/63851809

 

 

 

 

 

30.8.2013 -       F.

 

 

 

 
 
 
 

quinta-feira, 1 de agosto de 2013

Breve História da Praça Antônio Bittencourt (do Congresso)

 

Folheando um livro antigo em um sebo (sebo o alienista,praça da Polícia),eis que encontro um belo folheto contendo o histórico bem resumido da Praça Antônio Bittencourt,popularmente conhecida como Praça do Congresso:


O Patrono


 
 
Antônio Clemente Ribeiro Bittencourt nasceu em Manaus,no dia 3 de novembro de 1853,pouco mais de um ano após a instalação da Província do Amazonas.Filho do tenente José Ferreira Bittencourt e Damiana Filipa de Souza.Ingressou nas tropas que serviriam na Guerra do Paraguai,destacando-se como militar de carreira. Começou na condição de Alferes,passou à Guarda-Aduaneiro,Amanuense da Secretaria Geral da Província,progredindo em todas as funções e aposentando-se como Oficial Maior,ou Diretor Geral,com 25 anos de serviço.

Integrou o Partido Democrata,chefiado por Emílio José Moreira com o qual rompeu em 1896.Foi deputado provincial e deputado estadual em diversas ocasiões.Foi Secretário Geral do Estado no governo de Silvério Nery (1900-1904) e candidato ao senado da República (1903).Foi indicado e eleito vice-governador do Estado na chapa de Antônio Constantino Nery (1904-1908).Eleito Governador do Estado,no período de 1908 a 1912,com apoio partidário e do presidente Affonso Penna.Foi deposto do cargo em 1910,quando do célebre bombardeio de Manaus,mas reconduzido ao cargo por ordem do presidente da República Nilo Peçanha.O período foi de grande tumulto político e de graves consequências para as finanças e a ordem pública,mas ainda assim,Bittencourt foi austero em sua administração e honrado em toda a sua vida.

Foi um dos fundadores do Instituto Geográfico e Histórico do Amazonas,em março de 1917,assumindo a presidência logo após a gestão de Bernardo Azevedo da Silva Ramos.Integrou a maçonaria amazonense,galgando todos os graus e exercendo os mais destacados cargos administrativos.

Casou-se com Antônia de Andrada Bittencourt,com quem teve os filho Raymundo,Francisca e Agnello.Quando viúvo,casou-se com sua prima Amélia de Souza Bittencourt,com quem teve vários filhos,entre eles Dalila e Ilza.

Faleceu em 1926.

O Lugar


 
(Praça do Congresso,1959)




Ainda no tempo do Império do Brasil (1822-1889),tudo começou no espaço chamado de Largo do Paiçandu - homenagem ao território uruguaio tomado em 1865.Desapareceu com o aterro do Igarapé do Espírito Santo e a abertura de ruas e loteamentos,formando na parte final da região,o jardim do Palácio Novo.

Uma comissão de Saneamento do Estado propôs a bifurcação da Avenida Eduardo Ribeiro,em frente ao Palácio do Governo,para facilitar o trânsito de veículos,e para este fim,desapropriou áreas,iniciando-se o movimento de terras.As obras passaram a ser realizadas em derredor do Palácio e essa ampla esplanada,anos depois,foi sendo reduzida por cessão de terras públicas para edificações particulares,resultando na sua formação atual.Já designada Praça 5 de setembro - em homenagem à elevação do Amazonas à categoria de Província,o jardim foi completamente reformado,na administração municipal do professor Gilberto Mestrinho,sendo o desenho artístico elaborado pelo Dr.Areolino de Azevedo.

Os Nomes Antigos


Constituiu-se inicialmente como Largo do Paiçandu.A denominação seguinte foi Praça 5 de setembro.Recebeu o nome de Praça Antônio Bittencourt em homenagem ao político renomado da época - Antônio Clemente Ribeiro Bittencourt.Popularmente foi chamada de Praça da Saúde,em razão do edifício sede da Repartição de Saúde Pública,ali existente por muitos anos.

 
 
(Prédio da Saúde,1960)


A denominação popular que mais se fixou na memória coletiva foi Praça do Congresso,referência direta ao 1*Congresso Eucarístico Diocesano de Manaus e à comemoração dos 50 anos de criação do Bispado do Amazonas,realizado naquele logradouro em junho de 1942.


 
(Congresso Eucarístico e comemoração da criação do Bispado do Amazonas,1942)




Monumentos


Durante muitos anos a Praça permaneceu sem monumentos,constituindo-se em uma esplanada aberta diante do antigo Palácio,e só recebeu melhoramentos quando dos preparativos para o 1*Congresso Diocesano de Manaus,de 1942.Para esse evento foram edificados o mastro com a bandeira Nacional e o monumento a Nossa Senhora da Conceição.

 
 
(Monumento a N.S.Conceição,2002,foto de Maria Evany do Nascimento)



Anos depois,o prefeito Manoel Ribeiro mandou edificar um busto em bronze em homenagem ao governador Eduardo Ribeiro,Substituído na reabilitação e restauração do logradouro no Governo Omar Aziz,por meio da Secretária de Estado da Cultura.

Vizinhança


O entorno da Praça foi valorizado por vizinhança ilustre,ainda que tenha perdido o sentido da proposta original,de um grande jardim frontal ao Palácio do Governo.O palacete de esquina da Rua Monsenhor Coutinho serviu de Residência e gabinete de trabalho a Harold Howard Shearme Wolferstan Thomas,mais conhecido como Dr.Thomas,médico canadense formado em medicina tropical em Liverpool,atuou em Manaus por muitos anos.No mesmo palacete,anos depois,pelo prefeito Amazonino Mendes,foi instalada a Biblioteca João Bosco Pantoja Evangelista - importante escritor e professor amazonense.

 
 
(Residência e gabinete do Dr.Thomas,1922)


Na mesma quadra se encontram a residência da família Bulbol,comerciantes respeitados de Manaus,a casa de residência do diretor do Colégio Militar de Manaus e que serviu também de residência para os generais comandantes do GEF - Grupamento de Elementos de Fronteira e da região militar,Rodrigo Octávio Jordão Ramos quando comandante militar da Amazônia.

Ao centro e ao alto,no local onde seria o Palácio do Governo,está o Instituto de Educação do Amazonas,ali instalado pelo governo de Álvaro Maia.

 
 
(Instituto de Educação do Amazonas - IEA)



Do lado oposto,em linha com o Instituto Benjamin Constant,antigo Instituto Elisa Souto,encontra-se a residência do médico Arlindo Frota e o Prédio do Departamento de Saúde Pública,este já demolido.Completando o entorno,no local do antigo e belíssimo palacete Miranda Corrêa,está o edifício do mesmo nome,e o Ideal clube,de imponente arquitetura.

 
 
(Instituto Benjamin Constant)

 
(Palacete Miranda Correa,1930)

 
 
(Ideal clube)


praça tem sido logradouro para grandes festejos populares,cívicos,políticos e religiosos.Serve para solenidades cívicas de abertura da Semana da Pátria,solenidades comemorativas do Fogo Simbólico da Pátria,apresentação de bandas marciais escolares do Instituto Benjamin Constant,do Colégio Brasileiro,Colégio Dom Bosco,serviu para a posse do governador Gilberto Mestrinho,Comícios das Diretas Já,eventos sociais e desportivos.



Leiam:

Monumentos Públicos do Centro Histórico de Manaus,da escritora Maria Evany do Nascimento.

Visitem:

MANAUS DE ANTIGAMENTE: https://www.facebook.com/Manausdeantigamente?ref=ts&fref=ts

MANAUS SORRISO: https://www.facebook.com/pages/Manaus-Sorriso/318107561622534?ref=ts&fref=ts

MANAUS ONTEM,HOJE E SEMPRE:https://www.facebook.com/nossamanaus?ref=ts&fref=ts"

 

(http://historiainte.blogspot.com.br/2013/08/breve-historia-da-praca-antonio.html)