[Flávio Bittencourt]

Lula falou quando Dercy Gonçalves faleceu

Em 2008, quando a atriz se foi, Luiz Inácio Lula da Silva, Paulo José e vários outros amigos e admiradores falaram sobre ela.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

UM RETRATO DE DERCY GONÇAVES QUANDO JOVEM, TRABALHANDO

(http://thonigomes.blog.uol.com.br/arch2008-07-20_2008-07-26.html)

  

 

 


"A imagem de Dercy Gonçalves, já uma senhora, mas ainda muito bonita em seu maiô rebordado de strass, as imensas plumas coloridas de avestruz na cabeça e na cauda, liderando — vedete absoluta, como mandava o figurino — o elenco reluzente da Companhia Dercy Gonçalves, era a da grande estrela, em seu elemento, o palco.
 
Meados dos anos 50, o teatro era o desaparecido Santana, na rua 24 de Maio, em São Paulo. Só ver Dercy encerrar o espetáculo cantando o samba Até amanhã de Noel Rosa, secundada por atores, atrizes, lindas mulheres, todos entregando-se ao ritmo brasileiro que, então, dominava por completo o teatro de revista, valia o ingresso. (...)".
 


 

 

 

 

"O céu com ela vai ficar mais alegre"

(RENATO ARAGÃO,

http://babado.ig.com.br/noticias/2008/07/19/renato_aragao_comenta_a_perda_de_dercy_o_ceu_com_ela_vai_ficar_mais_alegre__1455925.html)

 

 

 

 

(http://toque-musicall.blogspot.com/2010/08/dercy-goncalves-80-anos-de-humor.html

 

 

 

 

"Dercy era a rainha do humor brasileiro"

(CHICO ANYSIO,

http://babado.ig.com.br/noticias/2008/07/19/dercy_era_a_rainha_do_humor_brasileiro_diz_chico_anysio_1455923.html)

 

 

 

"Ela era tudo pra mim"

(JULINHO DO CARMO,

http://babado.ig.com.br/noticias/2008/07/19/julinho_do_carmo_esta_muito_abalado_com_morte_de_dercy_ela_era_tudo_pra_mim_1455917.html)

 

 

 

 

"Ela é incomparável, única e inimitável. Ela contava que fez um mausoléu para ela ser enterrada em Santa Maria Madalena [cidade natal da atriz, no Rio], mas que o caixão não passaria pela entrada do lugar, muito estreita, e que teriam que derrubar a porta. Não sei se isso é verdade, mas ela contou essa história e disse que essa será a última piada dela, já depois de morta."

Paulo José, ator e diretor
 

 

 

 

"Festa de 101 anos

No último dia 23 de junho, Dercy Gonçalves completou 101 anos de vida. Ela recebeu a visita do grande amigo Julinho do Carmo, ganhou uma torta para cantar 'parabéns' e uma surpresa especial de Silvio Santos: três perucas de fios egípcios, confeccionadas pelo próprio Julinho. “O Silvio é uma pessoa incrível, de uma sensibilidade fora do comum. Só quem me conhece realmente sabe o quanto sou vaidosa, amei o presente!”, disse. (...)".

 

(http://ultimosegundo.ig.com.br/cultura/2008/07/19/aos_101_anos_morre_a_atriz_dercy_goncalves_1455911.html)

 

 

 

 

 

25.2.2011 - Como comediante, Dercy Gonçalves era uma potência mundial - O estadista Lula da Silva, que então era presidente do Brasil, prestou a sua homenagem verbal (REPRESENTANDO ELE O PAÍS INTEIRO: ASSIM O BRASIL, DIGNAMENTE, HOMENAGEOU A GRANDE DERCY GONÇALVES) à atriz que nos deixou em julho de 2008, aos 101 anos de idade, enquanto o ator Paulo José afirmou que ela era "incomparável, única e inimitável". De fato, Dercy Gonçalves era incomparável, única e inimitável.  F. A. L. Bittencourt ([email protected])

 

 

 

 

FOLHA DE SÃO PAULO,

DEPOIMENTOS POR OCASIÃO

DO FALECIMENTO DE

DA GRANDE ATRIZ

DERCY GONÇALVES

 

"19/07/2008 - 21h31

Veja declarações sobre a morte de Dercy Gonçalves

 

GABRIELA QUINTELA
MIGUEL ARCANJO PRADO
da Folha Online

 

A notícia da morte de Dercy Gonçalves, neste sábado (19), aos 101 anos oficiais, surpreendeu muita gente, apesar da idade avançada da atriz.

Confira algumas declarações de personalidades sobre a morte da comediante:

Luiz Inácio Lula da Silva, presidente da República
"A irreverência e a força da personalidade de Dercy Gonçalves vão deixar saudade em todos os brasileiros. Suas atuações, ricas em improviso, no teatro, cinema e televisão foram um marco para o humorismo nacional. A idade não importava, a verdade é que Dercy se manteve jovem durante toda a vida. Nascida numa pequena cidade no interior do Rio, ela teve a coragem de optar pela vida artística e enfrentar os preconceitos até alcançar o devido reconhecimento profissional."

Paulo José, ator e diretor
"Ela é incomparável, única e inimitável. Ela contava que fez um mausoléu para ela ser enterrada em Santa Maria Madalena [cidade natal da atriz, no Rio], mas que o caixão não passaria pela entrada do lugar, muito estreita, e que teriam que derrubar a porta. Não sei se isso é verdade, mas ela contou essa história e disse que essa será a última piada dela, já depois de morta."

Bel Kutner, atriz
"Era uma pessoa incrível e fazia a melhor carne assada com pimenta. Vai ficar para sempre. Ela sempre falava da carne assada apimentadíssima e um dia me mandou uma carne assada gigantesca para mim. Uma personagem muito agressiva, mas de grande coração."

Glória Maria, jornalista
A entrevistei mais de 15 vezes para a TV Globo. Sempre que ela estreava alguma peça ou fazia alguma coisa mandava convite para mim e, quando podia, me ligava pessoalmente. A Dercy é única e pensei que ela iria durar para sempre. Se bem que a Dercy é eterna. É impossível conceber que Dercy não está mais aqui."

Rodrigo Scarpa, o Repórter Vesgo, humorista
"Fiquei muito chateado quando vi a notícia. Ela sempre foi muito bacana com a gente, nas entrevistas que fazíamos com ela, sempre muito bem humorada e receptiva. Acho que o humor da Dercy vai ficar para as novas gerações."

Márcia Cabrita, atriz e comediante
"Fico muito emocionada de saber que, na última vez em que ela esteve no palco, eu tive a oportunidade de estar ao seu lado. Dercy era irreverente e divertida. Ela inventou toda uma maneira de interpretar. Dercy inventou o humor irreverente e escrachado. Até hoje rimos desse tipo de humor graças a ela. Todos os comediantes brasileiros herdaram isso de Dercy."

Bruno Motta, ator e comediante
"Ela se foi sem alarde e sem preparo. Foi de improviso, como gostava. Dercy sempre nos foi um porto seguro para os novos humoristas. Quando nada mais funcionava, quando a platéia não colaborava, não ria de outras piadas, era só rogar seu nome. O público ria como se ela mesma estivesse ali."

Cininha de Paula, atriz e diretora
'Fiquei um pouco chocada com a notícia da morte dela. A Dercy nem precisava dizer muita coisa para agradar ao público.' "

(http://www1.folha.uol.com.br/folha/ilustrada/ult90u424165.shtml)

 

 

 

 

===

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

(http://thonigomes.blog.uol.com.br/arch2008-07-20_2008-07-26.html