Livro trata relação entre direito e latim

Isabel Cardoso

O professor Carlos Evandro M. Eulálio está lançando o livro “Latim Forense para Estudantes”, com o objetivo de fornecer ao aluno do curso de Direito algumas noções básicas do Latim, a fim de que o mesmo possa ler uma expressão e compreenda como se dá a estrutura dos enunciados.

Segundo o professor, trata-se de uma obra didática que pretende subsidiar o educando a familiarizar-se com as primeiras noções de latim jurídico. “Queremos também motivá-lo a prosseguir os estudos desse idioma, com mais interesse e profundidade, desmistificando a ideia de que o Latim é um idioma difícil de se compreender”, comenta.

Em cada lição apresentada no livro, o professor procura relacionar conteúdos do idioma latino aos termos e locuções que mais aparecem na área jurídica. “Esperamos que esse trabalho preencha uma lacuna na área do ensino e aprendizagem do Latim, contribuindo para que o educando se conscientize da importância desse idioma em sua vida intelectual e profissional”, diz.

Com apresentação de Marcelino Leal Barroso de Carvalho, o livro apresenta o surgimento do idioma primitivo chamado Indo-europeu, que era falado por um povo que se dispersou pela Europa e Ásia. Após apresentar um histórico da língua, Carlos Evandro fala sobre a importância do aprendizado do Latim no curso de Direito, depois o autor mostra as palavras variáveis no idioma, explicando alguns itens essenciais, como a função da palavra em latim é determinada pela desinência e não pela disposição dela na oração, como é comum no Português.

Evandro traz algumas informações do alfabeto em latim com 21 letras maiúsculas e minúsculas, da forma de acentuação das palavras, a pronúncia tradicional, as flexões de gênero, número e caso e explica ainda sobre as cinco declinações latinas.

O escritor e professor aborda a relação direta entre Latim e Direito e, de forma didática, orienta o leitor a trabalhar com as locuções latinas com preposições, os verbos e as conjugações e apresenta ainda algumas curiosidades do Latim em relação à Língua Portuguesa.

“O Latim é a principal fonte do nosso léxico, pois mais de 80% das palavras contidas em nosso idioma são de origem latina”.

Na obra, o aluno vai compreender a origem de expressões, como por exemplo, o Habeas Data.

O escritor e advogado José Ribamar Garcia também participa da obra , apresentando o livro como como algo inédito sobre o assunto.

Publicado originalmente no jornal Meio Norte.

Teresina, 12.08.2009

Na foto de Renata Pitta, o professor e crítico literário Carlos Evandro - à direira - conversa com o jornalista Kenard Kruel