Literatura no Ensino Médio


Sou professora do Ensino Médio e busco informações sobre como trabalhar textos literários em sala de aula para o ensino médio de forma prazerosa, despertando o interesse do adolescente pela leitura. Gostaria de indicações de textos teóricos que me orientasse sobre a formaçãodo leitor nessa faixa etária e o trabalho da leitura e literatura em sala de aula. No mais, obrigada.

Jaqueline C. Bernardo
Santa Mariana PR

Por Ligia Pin
Professora do Ensino Fundamental, Assessora Pedagógica
e Membro do Conselho Consultivo de Dobras da Leitura

 Creio que as formas prazerozas de trabalhar a leitura no Ensino Médio obedeçam os mesmos protocolos com que podemos promover a leitura literária em outros níveis, do Fundamental à Universidade, variando o repertório de textos. Uma vez, li uma entrevista com Fátima Miguez (UFRJ) em que contava como a literatura infantil a ajudava a recuperar e formar leitores adultos. Muitas vezes, dispensei o mesmo tratamento a um soneto de Shakespeare como a um livro de imagem, a um conto de Nelson Rodrigues como ao texto de Ricardo Azevedo, à plasticidade dA flor de vidro (Murilo Rubião) como aO colar de Carolina (Cecília Meireles).

Algumas referências podem ser encontradas em
O texto em sala de aula, livro organizado pelo professor Wanderley Geraldi (Unicamp);
A formação do leitor literário, de Teresa Colomer, ou ainda o livro Letramento literário, do Rildo Cosson, apresentado na Vitrine de Estudos, pela resenha da professora Flávia B. Ramos [leia aqui].

O conceito de letramento literário, que vem se difundido nos últimos anos, permite-nos apostar que sempre é tempo para os jovens (e os não tão jovens) se descubrirem leitores efetivos de literatura. (Peter)