Liberdade para o escritor dissidente chinês, já!

Liu Xiao Bo conquistou o Nobel da Paz e não pode exercer o direito de lutar pela paz no mundo, por estar encarcerado.

 

 

 

 

 

 

 

OS PRIMOS MAIS NOVOS:

CRIANÇAS DA ETNIA MURA DO AMAZONAS

(http://www.portalentretextos.com.br/colunas/recontando-estorias-do-dominio-publico/indios-mura-os-guardiaes-do-caminho-fluvial,236,3189.html

["Índios mura, os guardiães do caminho fluvial"],

foto originalmente apresentada em:

http://pib.socioambiental.org/pt/povo/mura/print)

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

GANDHI

(http://vivopelavida.com.br/tag/gandhi/)

 

 

 

 

We Are The World 25 For Haiti - Official Video:

http://www.youtube.com/watch?v=Glny4jSciVI

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

SARAMAGO RECEBE O NOBEL DE LITERATURA

(http://www.harmoniadomundo.net/Noticias.htm)

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

LIU XIAO BO

(http://rlv.zcache.com/liuxb_new_pic3_free_liu_xiaobo_free_li_xiaobo_tshirt-p235136119054149565t5cj_210.jpg)

 

 

 

 

 

UM ESTUDANTE PACIFISTA E VÁRIOS TANQUES DE GUERRA:

contra a força resistência

(SEM A LEGENDA DESTA COLUNA "Recontando...":

http://vejebem.com/?p=433)

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

MANDELA (*)

(http://outrasescritas.blogspot.com/2010/07/o-dia-mundial-nelson-mandela-e-o.html)

 

(*) - VEJA OUTRA FOTO DO PRESIDENTE NELSON ROLIHLAHLA MANDELA NESTA COLUNA:

http://www.portalentretextos.com.br/colunas/recontando-estorias-do-dominio-publico/contadores-de-estorias-personalidades-2010,236,4795.html

 

 

 

 

ASSIM A REVISTA ÉPOCA NOTICIOU A PREMIAÇÃO:

 

"10/10/2010 - 16:35 - Atualizado em 11/10/2010 - 08:43
Ganhador do Nobel da Paz dedica prêmio a "mártires da Praça da Paz Celestial"

 

A mulher de Liu Xiaobo o visitou na cadeia na manhã deste domingo e, em sua casa, onde está sob prisão domiciliar, usou o Twitter para avisar que ele ficara sabendo do Nobel pelos seguranças
Redação Época, com Agência EFE
Ho New
O ativista chinês Liu Xiaobo ganhou o Prêmio Nobel da Paz 2010
 
O ativista preso Liu Xiaobo chorou ao saber que foi agraciado com o Nobel da Paz e dedicou o prêmio aos "mártires da Praça da Paz Celestial", em referência ao massacre de estudantes que pediam reformas democráticas na China cometido pelo Exército do país, em 1989.

A mulher o dissidente, a poetisa Liu Xia, comunicou a informação neste domingo depois de um encontro que teve com o marido na prisão de Jinzhou, em Liaoning, onde ele cumpre pena de 11 anos por ter redigido um manifesto que reivindicava reformas democráticas em seu país.

Liu Xia, que está sob prisão domiciliar, disse que os guardas da prisão informaram a seu marido sobre a decisão do júri do Instituto Nobel Norueguês no sábado. Ao retornar a Pequim, a poetisa, que se casou com Liu Xiaobo em 1996, enviou mensagens através de seu Twitter.

"Irmãos, já retornei. Estou sob prisão domiciliar e não sei quando vou poder vê-los. Meu telefone está quebrado e não posso receber ligações. Vi Liu Xiaobo. Na noite do dia 9 os guardas contaram a ele sobre o prêmio. Quando tudo se acalmar, por favor, ajudem-me a pressionar. Graças".

A mulher do Nobel está sob prisão domiciliar mesmo não tendo cometido nenhum crime, segundo a ONG Freedom Now, grupo de advogados internacionais especializados em direitos humanos que se ocupa do caso de Liu Xiaobo. "Liu Xia está recebendo uma enorme pressão", disse Yang Jianli, um dos membros da ONG. "Esperamos que os líderes mundiais condenem este vergonhoso ato do governo chinês e peçam a libertação imediata de Liu Xia". 

Na quarta-feira passada, a poetisa disse que não esperava que concedessem o Nobel a seu marido. Para ela, ele é um homem prestativo, doce e com um alto senso de responsabilidade social.

O governo chinês reagiu à concessão do Nobel ao dissidente reforçando a vigilância sob a qual sua mulher vive desde dezembro de 2008. Foi neste ano que ele foi preso após assinar, junto com outros 300 intelectuais, o manifesto político "Carta 08", que pede a entrada em vigor de direitos constitucionais, como a liberdade de imprensa e de expressão e o pluripartidarismo.

Após o anúncio do ganhador do prêmio, Pequim convocou o embaixador norueguês na China para expressar sua rejeição à concessão do Nobel da Paz a Liu Xiaobo e para dizer que as relações bilaterais entre os países poderiam sofrer as consequências dessa decisão.

Além disso, o Governo impediu que a notícia aparecesse nas capas dos meios de comunicação do país, restringindo seu espaço a notas editoriais que definem Liu Xiaobo como um "criminoso", e a concessão do Nobel, um "absurdo".

Embora a maioria de chineses nem saibam quem é Liu Xiaobo, a censura que o regime está exercendo sobre o assunto está despertando a curiosidade em muitos cidadãos da República Popular da China, onde as manifestações de estudantes da Praça da Paz Celestial que o intelectual liderou junto com outros ativistas até hoje é considerada um tabu".

(http://revistaepoca.globo.com/Revista/Epoca/0,,EMI178674-15227,00-GANHADOR+DO+NOBEL+DA+PAZ+DEDICA+PREMIO+A+MARTIRES+DA+PRACA+DA+PAZ+CELESTIAL.html)

 

 

12.10.2010 - Liu Xiao Bo conquistou o Nobel da Paz e não pode exercer o direito de lutar pela paz no mundo, por estar encarcerado - Liberdade para o dissidente chinês, já!  F. A. L. Bittencourt ([email protected])

 

 

Protesto pela libertação de Liu Xiaobo (EPA/YM YIK)

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

LUTE PELA LIBERTAÇÃO DE LIU XIAO BO!

 

ADQUIRA A TRADUÇÃO DO LIVRO DO PRES. MANDELA CUJA

FOTO DA CAPA VOCÊ PODE VER EM:

http://www.portalentretextos.com.br/colunas/recontando-estorias-do-dominio-publico/contadores-de-estorias-personalidades-2010,236,4795.html

 

ASSINE A REVISTA ÉPOCA!

 

 

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Meus Contos Africanos- Nelson Mandela (Org.), Martins Fontes
 
 
12 DE OUTUBRO DE 2010: 
 
SALVE O DIA DA CRIANÇA!