Leitura coletiva de Assis Brasil na APL

A Academia Piauiense de Letras promove no sábado, 31 de setembro, mais um encontro do Círculo de Leituras do Autor Piauiense. O evento ocorre a partir das 8h30min. no auditório da entidade, situado na Avenida Miguel Rosa, 3300, Centro-Sul. Neste mês, o livro alvo de leitura coletiva é O Prestígio do Diabo (romance), de Assis Brasil, livro número 83 da Coleção Centenário.

Para o presidente da APL, Nelson Nery Costa, a obra se trata de livro de grande valor estético. Nesse romance, “um dos nossos maiores prosadores, expressão de destaque da literatura nacional,  tematiza o sentido da vida e a dimensão da existência humana”, diz Nery Costa, enfatizando que o romance tem no autoconhecimento e  nas perspectivas do cotidiano de trabalhadores  um de  seus pontos elevados.

O romance apresenta como personagem principal Lázaro, personagem que se surpreende com quedas sucedâneas e inexplicáveis, e usa do símbolo, uma das marcas do autor, o ponto de partida para a tessitura da trama. Empregado em um escritório, Lázaro vivia uma existência trivial, igual, em sua rotina, a de milhares de trabalhadores dos grandes centros urbanos, até vivenciar as inquietantes quedas, para as quais busca uma resposta. Seria um problema espiritual? Seria alguma doença? Como entender a origem de cada queda?


As quedas dariam origem a um processo de mudança radical em sua vida. O Prestígio do Diabo é um romance sobre as muitas "quedas do homem", sobre a fragilidade do ser humano diante de forças complexas, desconhecidas, incontroláveis, que ele carrega dentro de si. Também uma profunda reflexão sobre a força do capital nas sociedades humanas. 

“O problema da realidade nos meus livros é muito interessante. De modo geral, eu nego a realidade enquanto eu interpreto o significado dela, o que acho muito complexo nos meus romances, porque de um modo geral eu não acredito nela (a realidade) e isso para um romancista é muito importante”, relata Assis Brasil ao falar sobre as motivações que o levaram a escrever a obra.

Segundo o acadêmico Dílson Lages, o personagem Lázaro oscila entre a crueza e a ternura. É o amor um ponto de equilíbrio, o que é referendado por Assis, que esclarece: “Eu coloquei um personagem que vai amenizar todas as passagens do livro; Cacilda é o lado terno do humano, é quem sustenta o personagem Lázaro em sua vida, as coisas que acontecem a ele e ele não entende”.

Para Assis Brasil, as quedas do personagem Lázaro significam muita coisa. Principalmente revolta contra o sistema que gera sobre ele, o personagem, sofrimento.  Conta Assis Brasil que a gênese desse romance é a sua vivência assim que se estabeleceu no Rio de Janeiro, aos 20 anos. Assis Brasil relata ainda que parte dessa ficção tem origem em seu primeiro emprego em uma imobiliária e nos desafios da vida na grande cidade. O livro foi escrito em um ano e teve a 1ª. edição realizada pela Editora Melhoramentos, em 1988, aos cuidados, então, do editor Paulo Gondim, que à época editou também narrativas de sucesso da série infanto-juvenil Gavião Vaqueiro

O Círculo de Leituras do Autor Piauiense, sob coordenação dos acadêmicos Socorro Rios Magalhães e Dílson Lages Monteiro, é projeto de leituras coletivas da Academia Piauiense de Letras e acontece sempre no último sábado de cada mês. O Círculo abrangerá nos próximos meses as seguintes obras: Poesias, de Celso Pinheiro (setembro de 2019); Modernismo e Vanguarda – 1ª. Série, de M. Paulo Nunes (outubro de 2019); Meia-Vida, de Othon Lustosa (novembro de 2019).