#Laboratorioderedaçãoead: Prof. Dílson Lages lança sequência de cursos rápidos de Leitura para Enem

O prof. Dilson Lages acaba de lançar um conjunto de cursos  para ampliar a competência leitora, principalmente de candidatos ao ENEM. Os cursos acontecerão na plataforma Sympla. Um dos cursos é #FOCONOENEM: Estratégias para ler as entrelinhas (noções fundamentais de semântica: teoria e prática), acontecer em 06.08, às 19h. 

SAIBA MAIS

A proficiência em leitura constitui requisito básico para um bom desempenho nas provas do Exame Nacional de Ensino Médio (ENEM). Numa prova em que entram em jogo competências e habilidades, há um requisito que, para todas as disciplinas, perpassa a grande maioria das questões: a identificação de conteúdos ocultos em sentenças. Hoje é inconcebível, diante dos avanços nos estudos da linguagem, que as noções de semântica sejam absorvidas empiricamente. Já se sabe com clareza o que ensinar e como ensinar para construir os interditos responsáveis pela construção do sentido no texto.

Já não basta apenas ler muitas vezes uma sentença. Já não basta ter um bom vocabulário. Já não basta dispor de sensibilidade para o sentido figurado das palavras e outras orientações do tipo. Isso é importante, mas, como se afirmou: não basta. Nesse encontro, a partir de anúncios publicitários antigos, tirinhas, capas de revistas, você é convidado a absorver os elementos materiais (linguísticos e de mundo) que lhe dão segurança para descobrir o que se esconde por trás das palavras.

 

O MINISTRANTE

Dílson Lages, literato e professor, trabalha há 30 anos com Práticas de Leitura e Escrita junto a alunos de Ensino Médio.

 

INSCRIÇÃO