(Miguel Carqueija)

KATE E A MALDIÇÃO DOS DOLORES

 

 

Resenha do volume 2 de "Red garden"

 

"Será que, mesmo mortas, elas conseguirão sobreviver?"

(Introdução ao volume 2 de "Red Garden")

 

 

O volume 2 do mangá "Red garden" (O jardim vermelho), de Kirihito Ayamura, apresenta muitas revelações sobre os mistérios que cercam o volume 1.

As estudantes Kate, Rose, Claire e Rachel pouco se conhecem, mas se unem para procurar uma colega desaparecida, Lise. Nessa busca as quatro são assassinadas na mesma noite, porém só descobrem isso no dia seguinte. Um casal misterioso avisa a elas que doravante terão de lutar com monstros. Sabemos agora que são os membros masculinos da família Dolore que, vítimas de maldição, periodicamente se transformam em monstros, que andam de quatro com paletó e tudo.

O engraçado nessa história é que as garotas envolvidas — e havia outras, antes dessas quatro — lutam em plena rua com os monstros, e parece que ninguém mais nota, muito menos a polícia. Já de há muito eu reparo nessa incoerência que pode ser constatada em quadrinhos e desenhos, inclusive recentes animações americanas de super-heróis: as ruas vazias, só com os protagonistas da trama com suas lutas e perseguições: não passa mais ninguém, carro ou transeunte, ninguém olha pelas centenas de janelas...

Quanto às borboletas vermelhas, que chamam as garotas para a luta, parece que só elas as vêem. O enfrentamento dos monstros é feito apenas com bastões — ninguém ainda cogitou armas de fogo. E são somente as "animus" (mortas-vivas) que participam dos combates.

Kate é, com certeza, a personagem principal dessa trama de final imprevisível. Isto sabemos porque o foco principal da narrativa cai sobre ela.

O mangá RED GARDEN (mangá = revista de quadrinhos japoneses) está sendo editado no Brasil pela New Pop e existe o anime correspondente (anime = seriado japonês de animação).

Rio de janeiro, 6 a 8 de abril de 2013.