NOTA AOS MEUS QUERIDOS LEITORES:

A RESENHA ABAIXO FARÁ PARTE DO MEU LIVRO:

               

                    O ESPELHO DE CARROLL(1)

( Coletânea de resenhas e ensaios de autores piauienses)

José Ribamar Garcia: uma quase antologia de contos piauienses

Cunha e Silva Filho*

José Ribamar Garcia é um ficcionista piauiense bastante conhecido e bem recebido pela crítica no estado do Piauí, com uma obra que já chega, agora, ao décimo livro, não contando com reedições e atualizações ampliadas de parte de sua produção. No entanto não é tão devidamente conhecido no Rio de Janeiro, onde reside há muito tempo. Garcia acaba de lançar a coletânea Contos da minha terra (Livraria Editora Nova Aliança, Teresina, 2012, 196 p.). Traz capa de Andreia Galvão e Imagem capa de Moisés Rego, além de uma apresentação do escritor, poeta, ficcionista e editor piauiense Dílson Lages Monteiro.

A quem, como este resenhista, tem lido e comentado a produção de Ribamar Garcia nos gêneros crônica, novela, conto e romance, desde a sua estreia em 1981, com um opúsculo de apreciadas crônicas memorialísticas, narrando o que ele originalmente chamou como subtítulo na capa de “Depoimentos” sobre a cidade de Teresina, Imagens da cidade verde, edição do autor, impresso pelo Carimbão – Ind. e Com. De Carimbos Ltda, Rio de Janeiro, RJ., a coletânea ora publicada vale como uma espécie de antologia dos melhores contos do autor, porquanto resultou de uma seleção de contos na sua quase totalidade, já que este conjunto de textos inclui dois outros que não se encaixariam com rigor no gênero conto, i.e., os de títulos “A capital do Delta” (p. 57-60) e “Duas cenas” (p.61-62). Ainda no grupo selecionado de contos, há dois contos inéditos, “A tentação de Nazaré ” (p.180-185) e “Cadê o carro?”(p. 186-192).

A obra consta de trinta e três textos ficcionais, incluindo as mencionadas duas crônicas. Todos os contos (e crônicas) têm como cenário e enredo o Piauí, seja representado por histórias situadas em Teresina, seja em cidades do interior. Convém assinalar que o espaço geral da obra do escritor se divide em duas vertentes: a urbana, tendo a vida carioca como palco de suas paisagem física e humana de seus enredos e o subúrbio do Rio de Janeiro. Isso vale para toda a sua ficção. Por este prisma, lembra escritores como Lima Barreto (1881-1922) e João Antônio (1937-1996), para ficarmos com dois escritores brasileiros bem apreciados por Ribamar Garcia e que, em determinados ângulos, provavelmente o tenham influenciado, sobretudo pela temática preferencialmente voltada para as camadas menos favorecidas da sociedade. Vale registrar o que já afirmei alhures sobre a ficção do autor, quanto a um dado estilístico – a frase enxuta, o sentença curta, ágil, viva, objetiva e de natureza máscula por vezes lembram também o escritor Ernest Hemingway (1899-1961), de quem Ribamar Garcia é assíduo leitor.

Este dado estilístico se imbrica com algumas preferências temáticas de Hemingway, a inserção nas histórias de lutas, brigas, de ações violentas de alguns personagens, até mesmo a referência ao boxe que aparece tanto no escritor americano quanto em algumas passagens de Garcia.

Garcia é da linhagem dos escritores que não se contentam com a estagnação no plano estético na composição de suas histórias, De livro para livro seus recursos retóricos de linguagem cada vez mais se tornam visíveis naquele aspecto pelo qual a obra de criação literária se pode caracterizar como de qualidade, cuja porta de entrada e de saída é o cuidado com a linguagem, com a adequação da palavra ao tema, espaço, enredo, ideologia, esquema temporal, cortes, ou seja, com o conjunto dos elementos estruturais íntimos indissociáveis da engenharia de construção ficcional, cuja base de sustentação é o processo de ficcionalização da linguagem.

Não há ficção sem a trama da linguagem, como bem advertiu recentemente em palestra o crítico e teórico Eduardo Portella. Uma história não pode ser contada somente com o recurso da língua, que é a manifestação geral do pensamento, mas sim com a emoção estética só fruída pela linguagem como criação e mimesis, tomando este último termo no sentido aristotélico.

É o que Ribamar demonstra na feitura destes contos: linguagem literária a serviço de uma variada temática, na qual situações da vida de pessoas simples ou menos simples são flagradas com uma verossimilhança tão convincente que seus protagonistas, adultos e crianças, velhos e jovens, brancos, mulatos ou pretos, íntegros ou canalhas, valentes e covardes parecem saltar vivos na configuração físico-visual e moral. Enfim, cúmplices no estabelecimento pacto com o leitor.

Estes flagrantes dramatizam situações do cotidiano de uma galeria de personagens enfrentando os momentos de alegria, tristeza, desencanto, dor e agruras da vida severina, mostrando-nos suas fraquezas, seus segredos e suas emoções, seu sensualismo, suas traquinices infantis, suas vilanias e também sua amizade, sua solidariedade. Seus desfechos , plenos de humanidades, por vezes são inesperados, trágicos, humorísticos, tragicômicos.

Li este conjunto de histórias, excetuando os dois contos inéditos já citados, em diferentes tempos, contudo, não me deixaram agora com a sensação do "déjà vu" e, desta maneira, me pareceram praticamente como se fossem lidos pela primeira vez, pelo menos a maioria. Reunidos num só volume, os contos ganharam uma unidade geográfica e regional, ao convergirem para o mesmo espaço e para o tempo das histórias no passado, aproximadamente remetendo às décadas de quarenta, cinquenta e sessenta. Talvez só escape desses tempos recuados, o conto “Cadê o carro?”(p.186-192), a se ver por algumas indicações pontuais presentes na narrativa.

Daí terem alguns desses contos um traço diferenciador na sua construção : o viés memorialístico ou autobiográfico (de resto, bastante explorado por alguns ficcionistas contemporâneos, juntamente com o filão do romance histórico) implícita ou explicitamente definidos no discurso ficcional, confirmado pelo narrador em primeira pessoa, em treze contos, em contraste com vinte contos com narrador em terceira pessoa.

Neste grupo podemos citar contos como “Ao lado do Velho Monge” (43-47), no qual o narrador-autor é protagonista da história, aliás, uma história relatando a saga do avô do autor, homem destemido, aventureiro, íntegro, que ficou ao lado dos maragatos contra os “chimangos” ou “pica-paus” na Revolta Federalista do Rio Grande do Sul, no período do governo de Floriano Peixoto (1891-1894).

Este dera apoio aos chimangos. Em outro conto, o mais extenso da coletânea, “Outro cavaleiro - do dia e da noite”(p.140-160), a história fala das peripécias do pai do autor, seu ídolo de todos os momentos. Este conto talvez seja o ponto alto de todos os textos do livro, sendo a narrativa exemplo de elaboração formal-técnico-estilística .

A aventuras do Seu Assis, um pai batalhador, corajoso, homem de bem, é relatada com mão de mestre pelo escritor. Narrativa movimentada, percorrendo vários espaços do interior do Piauí através de uma viagem de vapor com destino a Teresina, lugar que se tornará seu destino fixo e onde desenvolverá a atividade de comerciante como dono de uma garapeira. De resto, a saga de Seu Assis se encontra bem desenvolvida com mais aprofundamento na obra "Entardecer" ( Litteris Editora, Rio de Janeiro, 2007), sobre a qual escrevi um ensaio à época de sua publicação.

Para o leitor que não conhece o Brasil literário, esta é uma oportunidade de conhecer os costumes, a flora, a fauna, os meios de produção urbana e rural, a natureza diversificada, os relacionamentos sociais e familiares, enfim, a paisagem física e humana piauiense, a riqueza léxica do linguajar local, suas notações fônicas, expressiva, empregadas não ao modo de Guimarães Rosa (1908-1967), que não é este o objetivo estético do autor, cuja narrativa tem como núcleo formal o componente de narrar histórias, de contar experiências de vidas e conflitos humanos, seja pelo imaginário, seja pela via memorial ou autobiográfica, segundo já acentuamos. Daí em suas obras, assim como nesta coletânea, usar o autor de digressões de fundo histórico, literário, sociológico, de registros de épocas do passado piauiense.

Nos contos há profusão de referências a tipos de moradia, a descrições precisas da paisagem natural e cultural urbana ou interiorana, a nomes reais, lugares reais, anotações pitorescas do folclore, incluindo adágios, canções populares, frases sentenciosas, mitos, assombrações etc. Por outro lado, não se pense que o autor seja apenas aquele bom contador de histórias e causos, tão frequente na literatura do país. Ribamar Garcia tem plena consciência de seu trabalho literário, de seus meios expressivos, de suas estratégias de narratividade.

Haja vista aquela passagem do conto já mencionado, “A tentação de Nazaré”, na qual o narrador-memorialista fez alusão à sua própria atividade, a prováveis motivações de ter se tornado escritor, raízes da memória da infância que surgiram a partir do talento da negra Nazaré para contar histórias que deslumbravam a imaginação e a curiosidade infantil. O escritor nunca é um ingênuo do ponto de vista de seu aprendizado técnico.

Se a linguagem literária é o carro-chefe da produção estética, seja pela composição sintático-estilística, seja pelo influxo poético-lírico que lhe permeia alguns contos com maior intensidade, seus relatos concisos, dinâmicos, nos quais o autor dá testemunho de ser criativo na arte de narrar curiosas, irônicas, humorísticas situações embaraçosas da vida com espontaneidade, como no último conto do livro, “Almoço de domingo”(193-196), com aquela história da galinha que serviria de almoço para a família e que caiu na latrina da casa. Nem o mau cheiro de merda impediu de, depois de limpa, ser servida como almoço em tempos de falta de carne na cidade. Uma das linhas de força do autor está na capacidade de montar seus enredos e em criar personagens convincentes , com corpo e alma.

Outro fator determinante do bom nível destas narrativas reside no complexo e difícil uso do tempo ficcional – pedra de toque da ficcionalidade. Nele Ribamar Garcia lida com desembaraço, especialmente pelo recurso de anacronias e bem assim de meticuloso cuidado com os cortes indicativos das mudanças de cenários ou de espacialidade, um traço forte de sua obra.

Um narrador não bem informado sobre o que o cerca, um narrador não observador atento a todas as referencialidades físicas, humanas, visuais, sonoras, tácteis, jamais se torna um bom escritor. O que não é o caso de Garcia, um homem ávido de viagens, de movimentos, de informações, de convívio social, de observador da rua e do mundo. Não procurou os meandros da literatura de ousadias formais. Procurou, no entanto, encontrar os meios da linguagem transparente mas cheia de virtualidades de quem aprendeu a escrever ficção.

*Cunha e Silva Filho é Pós-Doutor em Literatura Comparada pela UFRJ e é autor, entre outras obras, de Da Costa e Silva : uma leitura da saudade(Academia Piauiense de Letras/Universidade Federal do Piauí, 1996). Atualmente escreve para a revista romena ORIZONT LITERAR CONTEMPORAN, sediada em Bucareste. É membro efetivo da Academia Brasileira de Filologia (ABRAFIL), DA União Brasileira de Escritores(UBE, seção do Piauí).

Curtir

Comentar

Compartilhar