José Lins do Rego:  filha, neta e bisneto

Três gerações de uma mesma família para relembrar e depor sobre José Lins do Rego. No palco de um dos mais movimentados congressos literários da Fliporto 2013, Christina, Valéria e Pedro – filha, neta e bisneto, respectivamente. Mediado por Maurício Melo Júnior, o encontro resgatou as características e histórias do homenageado da Fliporto. “Papai foi meu ídolo, o mais carinhoso e incentivador. Lembro que me fazia subir as escadas para me dar três beijos e quando me levava à sede do Flamengo, por quem era apaixonado”, relembrou Cristina, que era testemunhas dos encontros do pai com Gilberto Freyre.

Ela também falou um pouco sobre o processo de produção de Lins do Rego, que escrevia no período da manhã e, em dois ou três meses, concluía um livro. “vamos acabar com isso de tornar José Lins do Rego o maior, o melhor. Ele é um dos melhores, um dos maiores”, salientou. O encontro de Valéria com o avó aconteceu quando, arquiteta, precisou fazer uma imersão na vida e obra de Freyre para produzir uma exposição sobre ele. “Sabia que o caminho me levaria a Lins do Rego, mesmo eu estando na mesma família”, declarou a neta.

Para ela, é importante a oferta de possibilidades de aprendizado. “Por meio de outras expressões culturais, como a própria exposição, é possível adquirir conhecimento”, defendeu. Mesmo com a história na família, o bisneto Pedro também tardou a conhecer a obra do autor. Só aos 20 anos, ele decidiu conhecer melhor a literatura brasileira e nada foi mais justo do que começar por ‘dentro de casa’.

Após a decisão de ler a obra na ordem cronológica de produção, ele começou a conhecer o bisavô e conviver com ele, comparando as experiências que estava vivendo com a dos personagens. Ainda não leu toda a obra, mas já não tem dúvidas da importância dele. “O Nordeste está no meu sangue, mas não na minha história; a família hoje está distribuída pelo Brasil e esta é uma das poucas vezes que vim para a região. Mesmo assim, meu bisavô me recebeu, se tornou meu chapa”, declarou.

Assista ao depoimentos da família de Zé Lins do Rego.

 

 

Ascom Fliporto