João Pinto no bate-papo de Entretextos

Há muito, ele escreve ficção. Embora residindo em Manaus, sempre que possível estica até o Piauí, para rever amigos, familiares e, principalmente, para reabastecer-se de matéria literária. Em 2011,  lançou o festejado livro Contos de uma aula no vermelho. Sobre essa obra é que João Pinto conversará com os leitores de Entretextos, sexta-feira, 11, a partir das 21horas (horário de Brasília) - 20h (horário de Manaus).

Contos de uma aula no vermelho apresenta-se com 19 contos num universo de 124 páginas. O tema principal da obra retrata a sala de aula, questionando as mazelas do ensino brasileiro com uma linguagem bem elaborada e criativa, que sempre foi o estilo do autor.


Hildeberto Barbosa Filho, crítico e poeta paraibano, define bem a obra: Ando lendo seus "Contos de uma Aula no Vermelho". Vejo que o velho artífice no manejo da linguagem continua o mesmo, desde aquele livrinho de estreia. Só que agora inteiramente maturado pelo tempo e pela experiência. Você trata o idioma como se polisse a textura de um cristal, como se buscasse, nessa estranha empreitada, novos encaixes para as palavras, novas possibilidades de deslocamentos e condensações para que elas sugiram. Como na poesia e à mallarmé, significações surpreendentes e inesperadas. As aspirais que você modula em torno do tempo, a fragmentação da frase, os cortes abruptos de perspectiva, enfim, o jogo incandescente das metáforas e, sobretudo, o impacto dos anacolutos, faz de sua prosa não somente uma modelar vivência da forma, mas pura formatividade, para me valer de uma expressão de Luigi Pareyzon.

SAIBA MAIS SOBRE O AUTOR -

João Pinto é contista do Piauí, nasceu em 1951, em Luzilândia, vive no Amazonas desde 1979, e sempre foi professor na Rede Estadual de Ensino, dando aula de Língua Portuguesa e Literatura, formou-se em Letras pela Universidade da Paraíba. É em João Pessoa, na década de 70, que se lança como contista no suplemento literário Correio das Artes. Em trinta anos com a arte de fazer contos, já lançou três livros: Luzes Esvaídas (pelo projeto Petrônio Portela, Teresina, PI), O ditador da terra do sol (Editora Valer, Projeto Valores da Terra) e agora Contos de uma aula no vermelho, pela Editora Valer. Na década de 90, venceu o concurso de contos do Curso de Letras e Língua Portuguesa da Universidade do Amazonas.

COMO PARTICIPAR DO BATE-PAPO

Para participar da conversa com o escritor João Pinto, é simples. Na página inicial de Entretextos, clique em Conversa de Escritor no horário programado. Insira seu nome e e-mail. Pronto. Basta começar a fazer suas perguntas