(Miguel Carqueija)

Nem sempre é fácil identificar onde começam e terminam as grandes carreiras do cinema.

INÍCIO E FIM DE CARREIRAS NO CINEMA: CHARLIE CHAPLIN (1)

 

     Para muitos observadores, Charlie Chaplin (1889-1977) foi o maior nome da história do cinema. O próprio Walt Disney seria dessa opinião, conforme entrevista que li certa vez. Seus primeiros filmes datam de 1914, quando, tendo-se radicado nos Estados Unidos (já que era inglês de nascimento), começou a trabalhar para o produtor Mack Sennett.

     Em 1966, Chaplin lançou "A condessa de Hong Kong" onde já não interpretava o papel principal. Em toda parte se afirma ter sido este o seu último trabalho. Mas o fato é que ele continuou nos anos seguintes. Em 1968 relançou "O circo", de 1927, com o acréscimo de uma canção-tema que antes não havia. E ele própria a interpretava.

     Em 1975 aparece, dirigindo-se ao público, em "The gentleman tramp", documentário sobre a sua vida e obra. Queiram ou não queiram, é mais um título em sua filmografia, mesmo não sendo um novo filme de enredo.

     Após sua morte a BBC londrina lançou um especial com três horas de duração, "Chaplin, o desconhecido", onde aparecem compiladas cenas inéditas comercialmente, trechos deletados, por exemplo, como hoje é comum nos devedês de grandes estúdios. Ou filmetes caseiros;

     Por aí se vê como muita coisa que se diz, sobre os limites da obra de um criador, pode ser questionada. Também com Walt Disney, Stanley Kubrick e outros cineastas, ocorre este fenômeno. E podemos lembrar que Chaplin deixou vários roteiros inéditos, especialmente "The freak", que seria uma ficção científica sobre uma mulher alada. Quem sabe um dia alguém filma? Valeria como um Chaplin póstumo.