Hoje: Toni Rodrigues lança Um repórter

Um Repórter” é o novo livro do jornalista e escritor Toni Rodrigues, que será lançado hoje, a partir das 19h na Livraria Piauiense da Avenida Dom Severino, em Teresina. Trata-se de um resgate de 22 anos de intensa atividade jornalística iniciada profissionalmente em 1988 na Rádio São José dos Altos, em Altos (PI), passando por diversos veículos de comunicação.

Na adolescência, encantou-se com o movimento das “Diretas Já” e passou a colaborar sistematicamente com a imprensa teresinense com artigos e crônicas sobre política, meio ambiente e cidadania. O livro conta sobre grandes reportagens, como a recriação da suposta rota dos fenícios em território piauiense, quando milhares de anos antes da descoberta oficial do Brasil teriam descoberto os encantos das Sete Cidades de Pedra, na atual Piracuruca.

Outra matéria de grande repercussão abordada na obra de Rodrigues é a história de Nicolau de Rezende, navegador português, e o naufrágio de seu navio carregado de ouro e pedras preciosas no Delta do Parnaíba, em 1571. Até hoje, a embarcação se encontra sob as águas, sem que nenhum aventureiro tenha tentado descobrir o seu paradeiro.

Rodrigues aborda com propriedade a participação do Piauí na II Guerra Mundial através de depoimentos de ex-combatentes. “Centenas de piauienses participaram da luta contra os nazistas na Europa na etapa final do conflito. Outros tantos ficaram por aqui mesmo patrulhando o litoral. Todos, indistintadamente, enfrentaram situações de combate”, afirma o autor. Segundo ele, havia espiões nazistas no litoral do Piauí que foram presos e mortos pelos combatentes da FEB (Força Expedicionária Brasileira).