Gráfico interativo demonstra os danos causados aos 4 reatores da usina de Fukushima
Por Flávio Bittencourt Em: 21/03/2011, às 07H14
[Flávio Bittencourt]
Gráfico interativo demonstra os danos causados aos 4 reatores da usina de Fukushima
O jornal espanhol El Mundo criou o gráfico.
(http://www.presseurop.eu/pt/content/news-brief-cover/537891-desmascarados-eurodeputados-preguicosos)
(http://alumnaurjc.wordpress.com/2008/12/04/analisis-de-mediosde-comunicacion-online/)
"Quinta-feira, 23 de setembro de 2010
Unimep [UNIVERSIDADE METODISTA DE PIRACICABA-SP] participa da Semana Estado de Jornalismo
“De uma hora para outra, abriram-se um milhão de possibilidades. Conheci a Espanha, tive contato com pessoas de todas as partes, viajei, consegui estágio em uma grande empresa alemã – e tudo isso como estudante de uma das melhores universidades de jornalismo da Europa! Só tenho a agradecer por esta oportunidade, determinante para minha vida pessoal e profissional.” LUISA FREY (UFSC), vencedora [DO PRÊMIO SANTANDER JOVEM JORNALISTA] em 2009.
"Luisa Ponzoni Frey, da Universidade Federal de Santa Catarina, recebeu ontem o Prêmio Santander Jovem Jornalista - Uma parceria com o Curso Estado de Jornalismo. Sua reportagem relatou a experiência de jovens treinados para multiplicar conceitos de preservação na Cantareira. Ela ganhou bolsa de estudos e embarca em janeiro para a Universidade de Navarra, na Espanha. Na foto, Fernando Martins, diretor do Santander; Ricardo Gandour, diretor de Conteúdo do Grupo Estado; Carlos Frei, pai da vencedora; Luisa; sua mãe, Cristina Frey; e Jamil Hannouche, diretor do banco ".
(http://www.exalunos.portoseguro.org.br/destaques/LuisaPonzoniFrey/Default.aspx)
"Líbero Badaró nasceu na Itália [em 1798] e mudou-se para o Brasil, no ano de 1826. No Brasil, ele nacionalizou-se, radicou-se e veio a tornar-se um liberal, um liberalista, ou seja, um homem de princípios políticos em busca da liberdade dos cidadãos. Na Itália, ele havia frequentado as universidades de Turim e Pávia, onde formou-se em medicina. Ainda na Europa, publicou algumas obras técnicas, versando sobre fisiologia, zoologia e botânica.
Junto a outros médicos italianos, dentre os quais Cesare Zama de Faenza (pai do futuro tribuno César Zama, e que também teve um fim trágico), veio para o Brasil, em 1826. Em 1828 se radicou na cidade de São Paulo, onde clinicava e dava aulas gratuitas de matemática.
Defensor do liberalismo, fundou e redigia o jornal O Observador Constitucional, surgido em 1829 (...)".
(http://pt.wikipedia.org/wiki/Giovanni_Battista_Libero_Badar%C3%B2)
HOMENAGEANDO A MEMÓRIA DO JORNALISTA, POLÍTICO E MÉDICO
ITALIANO RADICADO NO BRASIL
DR. GIOVANNI BATTISTA LIBERO BADARÓ (1798 - 1830)
21.3.2011 - Por alguma razão misteriosa, no Brasil aboliram a exigência do diploma de Curso Superior em Jornalismo aos profissionais das redações de periódicos de grande circulação - Já na Espanha existe, na Universidade de Navarra, cursos de graduação e pós-graduação em Jornalismo cujas excelências são reconhecidas em todo el mundo. (O jornal espanhol El Mundo criou um gráfico interativo que demonstra os danos causados aos reatores 1, 2, 3 e 4 da usina de Fukushima.) F. A. L. Bittencourt ([email protected])
NO BLOG DISCOVERY BRASIL
PODE-SE LER E VER:
17.3.2011
"Gráficos para entender a evolução da crise nuclear no Japão
Gráfico do El Mundo. Para interagir, clique aqui. Imagem ©ElMundo.es.
Menos de uma semana depois de o terremoto de 8,9 graus e o tsunami atingirem o Japão, suas consequências ainda estão em andamento, com boas e más notícias.
O lado positivo é que as rigorosas normas de construção do Japão ajudaram a reduzir o número de vítimas, enquanto a comunidade internacional continua enviando ajuda por meio de diversas organizações internacionais e sistemas de doação encontrados neste artigo (em inglês).
Entretanto, todas as atenções se voltam para a situação da usina nuclear de Fukushima e o risco de ocorrer o pior desastre nuclear desde Chernobyl. Como entender e acompanhar o que está acontecendo no Japão?
LEIA MAIS
Gráfico do El Mundo. Para interagir, clique aqui. Imagem ©ElMundo.es.
Além disso, um grupo de voluntários da enciclopédia aberta Wikipedia está atualizando, minuto a minuto, uma tabela com informações que chegam de diferentes fontes (em inglês). Os quadros explicam, de forma resumida, o grau de danos em cada reator, as medidas de redução de riscos e os níveis de radiação emitidos nos arredores.
Os dados são fornecidos pelo Fórum Industrial Atômico do Japão, uma organização não-governamental que promove o uso da energia nuclear no país.
Um dos pontos principais desses quadros é a seção que se refere à integridade dos vasos de contenção ('Containment integrity'), já que evitam o vazamento de materiais radioativos. Pode-se ver que os vasos de contenção dos reatores 2 e 3 estão parcialmente danificados e que a radiação está em 1937 µSv/hora, nível que ainda não apresenta riscos à saúde.
Quadro sobre situação de Fukushima em 16.03.2011. Fonte: Wikipedia
Os esforços para impedir novos vazamentos continuarão nas próximas horas, e esses gráficos podem servir como guia para você acompanhar a situação em Fukushima.
Mais sobre a crise no Japão
Explosões no Japão reacendem temores e dúvidas sobre a energia nuclear
Terremotos na Nova Zelândia, China e Japão: fenômenos geológicos e a mudança climática ".
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A REVISTA VEJA, EM JUL. / 2010,
DIVULGOU A SEGUINTE NOTÍCIA:
"Educação
14/07/2010 - 18:28
Justiça
Comissão da Câmara aprova exigência do diploma para jornalismo
PEC ainda precisa ser aprovada em plenário
A comissão especial da Câmara dos deputados aprovou nesta quarta-feira a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) que restabelece a exigência do diploma para o exercício da profissão de jornalista. O projeto agora precisa ser aprovado em plenário duas vezes com 308 votos favoráveis. Se passar, segue para o Senado.
Em junho do ano passado, o Supremo Tribunal Federal (STF) derrubou a exigência do diploma. Com a decisão, qualquer pessoa que atue na área pode pedir seu registro profissional de jornalista no Ministério do Trabalho. A decisão provocou polêmica entre os profissionais e a tentativa agora é tornar o diploma obrigatório outra vez.
Além da PEC em tramitação na Câmara, outra semelhante está no Senado.