Gilberto Sodré no Piauí - veja como foi

Da redação

Cumprindo agenda de compromissos em várias cidades, o escritor e historiador Gilberto Sodré Carvalho esteve no Piauí entre os dias 22 e 25 de maio.  Em Teresina, Sodré Carvalho proferiu palestras e lançou seu romance Memorial do ouro (edição do Portal Entretextos), em movimentada noite de autógrafos, na Livraria Entrelivros.

Ainda em Teresina, no dia 22, o escritor proferiu palestra para alunos do Ensino Médio do Instituto Dom Barreto, que é referência em educação no Brasil. Na instituição, Gilberto falou sobre a Inquisição no Rio de Janeiro, no século XVIII. Encantado com a participação, curiosidade e interesse dos alunos, ele  respondeu a dezenas de perguntas e intervenções de uma “galera’ crítica de alunos do terceiro ano do Ensino Médio.

Ele conversou também com professores e convidados do Laboratório de Redação Prof. Dílson Lages. Na sede do curso, o autor de Memorial do ouro, proferiu palestra sobre a gênese da criação de sua obra literária, contando detalhes da escritura do romance, seu 10°  livro publicado.

No dia 23, o autor esteve em Campo Maior. Lá, conferiu detalhes da arquitetura da cidade, sobre a qual teceu elogios, principalmente sobre a conservação do conjunto histórico do entorno da Igreja Matriz. Na Academia Campomaiorense de Letras, para uma platéia participativa,  falou sobre A tomada de nomes na cultura luso-brasileira. Em Campo Maior, Sodré Carvalho aproveitou para conhecer a tão propagada culinária  da cidade, degustando prato com carne de sol.

Antes de regressar para São Paulo, onde reside, Gilberto Sodré Carvalho Visitou suas raízes familiares. Esteve, em companhia do editor de Entretextos, Dílson Lages, e do historiador Antenor Rêgo Filho,  em Barras do Marataoã, onde conversou com familiares.

Cobertura fofográfica do lançamento de Memorial do ouro na Entrelivros Livraria (fotos de Nany da Costa)

 

 

 

 

Veja mais fotos no Álbum fotográfico de Entretextos.