0

 

[Flávio Bittencourt]

Gemelidade papal

Eles são dois, mas a Igreja Católica Apostólica Romana é só uma.

 

 

 

 

 

 

 

OS SUMOS PONTÍFICES:

 

 

 

 

 

 

 

"(...)  O maior grau de gemelidade em que todos os bebês nasceram e se conservaram vivos é oito (óctuplos); no mundo inteiro, até agora, só foram registrados dois grupos de óctuplos. O primeiro caso ocorreu em dezembro de 1998 no Texas e o outro em janeiro de 2009 na CalifórniaEstados Unidos. No primeiro caso, sobreviveram sete crianças e no segundo, as oito. (...)"

[http://pt.wikipedia.org/wiki/G%C3%AAmeos]

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

12.4.2013 -    F.

 

 

 

"Quinta-feira, 11 de abril de 2013 | 11:01

Novo Papa está seguindo o caminho aberto por Bento XVI

Antonio Santos Aquino

O papa Francisco está pondo em prática determinações de Bento XVI, quanto à punição severa aos pedófilos que vagueiam dento da Igreja Católica. É só lembrar que Bento XVI determinou que um cardeal americano punisse os envolvidos na abominável prática da pedofilia, e o cardeal apenas os tranferiu de paróquia.

 O atual e o ex

Lógico que o papa Francisco de muito comungava dessas iniciativas. Quanto ao empresário alemão que está presidindo o Banco do Vaticano, já foi desmentido o que foi divulgado maldosamente sobre ele na mídia. O que se sabe é que é católico praticante e de competência indiscutível para o cargo.

Bento XVI, ao nomeá-lo, não queria o banco nas mãos da “máfia” instalada na Cúria. Com um marca-passos no coração, Bento XVI sem dúvida está com a saúde abalada. O maior problema agora é a espectativa exagerada que se criou em torno do novo papa.

Ele é papa, mas não faz milagres."

 

(http://www.tribunadaimprensa.com.br/)

 

 

 

 

 

===

 

 

 

 

 

"SEXTA-FEIRA, 5 DE ABRIL DE 2013

Papa João XXIII - Mediador da Paz

 


Cidade do Vaticano – Era o ano de 1962. O mundo estava mergulhado na Guerra Fria. Em 15 de outubro um avião espião norte-americano U-2 detecta a presença de mísseis sendo posicionados em diversos locais da Ilha de Cuba. No dia 22, o presidente John Kennedy faz um pronunciamento em cadeia de Rádio e televisão anunciando que navios soviéticos se dirigiam à Ilha para armas com ogivas nucleares os mísseis existentes na Ilha, a poucas dezenas de quilômetros da costa dos Estados Unidos. A tensão crescia e o desencadear de um conflito nuclear era eminente.

Foi então que o presidente norte-americano se dirigiu a João XXIII pedindo a sua mediação entre a Casa Branca e o Kremlim, acreditando que um apelo do Papa poderia resolver a crise. João XXIII, profundamente sensibilizado pelo pedido, enviou uma carta aos presidentes da União Soviética Nikita Krushev e dos Estados Unidos John Kennedy e lançou um apelo público à paz, através dos microfones da Rádio Vaticano, Um apelo vibrante que tocou a consciência de milhões de pessoas sem distinção de credo:

Papa João XXIII: “Paz! Paz! Nós renovamos hoje esta solene súplica. Nós suplicamos a todos os governantes a que não fiquem surdos a este grito da humanidade. Que façam tudo aquilo que está ao seu alcance para salvarem a paz. Evitarão assim ao mundo os horrores de uma guerra, da qual não se pode prever quais serão as terríveis consequências.”

A crise dos mísseis de Cuba explodiu exatamente no período em que o mundo olha com renovada esperança ao futuro graças ao início do Concílio Vaticano II: “No coração e também no Magistério de João XXIII, o Concílio e a paz eram dois temas extremamente unidos.

A experiência dramática da crise de Cuba convence ainda mais João XXIII da urgência de um renovado compromisso com a paz de todas as pessoas de boa vontade. Desta consciência, nasce em abril de 1963 a Encíclica Pacem in terris, quase um testamento espiritual de Angelo Roncalli. O Papa intervém pessoalmente na sua redação, pois se tratava de algo novo, que era difícil exprimir e ele queria que fosse algo claro para todos. João XXIII vem a falecer 2 dias após.
 
Fonte: Rádio Vaticano
 

 

 

 

 

 

===

 

 

 

 

 

PAPA FRANCISCO CELEBRA 50 ANOS DA ENCÍCLICA DE JOÃO XXIII PELA PAZ:

 

"11/04/2013 16h00 - Atualizado em 11/04/2013 16h01

Papa Francisco celebra 50 anos da encíclica de João XXIII pela paz

'Pacem in Terris' foi publicada seis meses após crise de mísseis em Cuba.
Texto é 'testamento espiritual' do Papa Bom, que morreria 2 meses depois.

 

Da AFP

 

O Papa Francisco prestou homenagem nesta quinta-feira (11) aos 50 anos da encíclica "Pacem in Terris" (Paz na Terra), de seu antecessor João XXIII, publicada seis meses depois da crise de mísseis em Cuba que levou o planeta à beira de uma guerra nuclear.

Dois meses antes de sua morte, em 11 de abril de 1963, João XXIII apresentou uma das encíclicas mais importantes do século XX, a primeira dirigida não só aos católicos e religiosos em todo o mundo, mas a "todos os homens de boa vontade", uma mensagem de respeito e tolerância que na década de 1960 pronunciou uma histórica mensagem via rádio para exortar os líderes das duas grandes potências da época, Nikita Khrushchev, da ex-União Soviética, e o presidente dos Estados Unidos, John Kennedy, a evitarem um holocausto nuclear.

A crise desencadeada pela instalação de mísseis nucleares em Cuba coincidiu com a abertura em outubro de 1962 do Concílio Vaticano II, a grande assembleia da Igreja, cujas prioridades foram a busca por novas formas de relacionamento entra a Igreja e o mundo moderno e profundas mudanças.

O Papa Francisco recebe o premiê de Moçambique, Alberto Vaquina, nesta quinta-feira (11) no Vaticano (Foto: AFP)O Papa Francisco recebe o premiê de Moçambique, Alberto Vaquina, nesta quinta-feira (11) no Vaticano (Foto: AFP)

No testamento espiritual de João XXIII, cujo estilo humilde e amigável lembram muito o de Francisco, o líder da Igreja Católica durante parte dos anos da Guerra Fria condenou a guerra como um instrumento de justiça e expressou sua crença de que a paz não é uma utopia.

A encíclica tornou-se uma referência para a Santa Sé, promotora da paz e do diálogo nas relações internacionais. Os mesmos princípios que o novo papa, eleito em março, defende, tal como pediu em sua primeira mensagem de Páscoa na Praça de São Pedro."

(http://g1.globo.com/mundo/noticia/2013/04/papa-francisco-celebra-50-anos-da-enciclica-de-joao-xxiii-pela-paz.html)