(Miguel Carqueija)

A história de Kagura e Yomi, do trágico destino de sua amizade, é uma das mais impresisonantes criações dos mangás e animes.

GA-REI: O PASSADO E O PRESENTE DE TSUCHIMIYA KAGURA, A GUERREIRA MÍSTICA



    O interessantíssimo mangá “Ga-Rei”, de Hajime Segawa, está em seu segundo volume, na edição brasileira da JBC (edição original japonesa de 2006, da Kadokawa Shoten). A história vai se aprofundando, com “flash-backs” do passado, neste mundo alternativo onde seres sobrenaturais invadem constantemente o plano físico. A origem da luta entre Kagura e Yomi é revelada em linhas gerais.
    Após a morte da mãe, Kagura, com dez anos, é rejeitada pelo pai, patriarca da família Tsuchimiya, que controla o poder ancestral do Byakuei, a “fera espectral” (ga-rei) em forma de dragão. A menina é entregue à família Isayama, e passa a conviver com a adolescente Yomi, guerreira exorcista que porta a espada shishi-ou e com ela controla outro ga-rei, o Ranguren ou Nue, que parece um leão com muitos olhos.
    Kagura emerge da sua crise de auto-estima e entrega sua afeição a Yomi, que a acolhe com o maior carinho. Nos anos seguintes as duas serão as maiores amigas do mundo. Porém, um dia, em circunstâncias apenas entrevistas nas recordações de Kagura no volume 2 do mangá — e detalhadas no anime de 2008 — Yomi é cooptada pelo Mal, através do uso de uma “ses-shôseki” — “o poder demoníaco cristalizado” (ou pedra da morte) — e se torna um monstro assassino, sem perder sua aparência de garota bonita. Com seu grande poder, Yomi extermina muitas pessoas e boa parte do esquadrão de combates sobrenaturais. Por fim, o próprio pai de Kagura é trucidado.
    Herdeira do Byakuei, o “devorador de almas” que há gerações pertence à família Tsuchimiya, Kagura enfrenta Yomi num combate mortal. Tudo isso aconteceu dois anos antes do início do mangá. Kagura matou Yomi, mas esta reapareceu como um fantasma maligno que deseja destruir Tóquio pela liberação de um poder bestial selado sob a superfície.
    Li alguns comentários que definem Yomi como a figura mais marcante de “Ga-Rei”, mas não concordo. A meu ver, Kagura é a personagem mais importante. A guerra entre as duas é emblemática: Yomi é aquela que era bondosa e gentil mas que, dando ouvidos à serpente, perverteu-se; e aprendemos com Jesus na Bíblia, na metáfora do sal (Marcos 9,50) que o ótimo, quando corrompido, torna-se péssimo. Enquanto Kagura é aquela que, em meio às provações, permaneceu boa; é “a justa que persevera na justiça”, a guerreira branca, aquela que jamais se tornará má.