Fliporto 2014: literatura é coisa de cinema

Dílson Lages

De Olinda  

Considerado um dos três mais importantes festivais literários do país, a Feira Internacional do Livro de Pernambuco chega à sua décima edição. Olinda-PE, que já é a personificação da arte, em cores, ritmos e sons, enche-se de novas vozes para propagar imaginação, ideias e livros.

Neste ano, as atividades se concentraram no Complexo cultural de São Bento. Adequando-se a uma nova realidade socioeconômica e cultural, a festa se organizou fisicamente, a fim de favorecer um maior contato dos visitantes com o patrimônio cultural da cidade, reconhecido pela Unesco como Patrimônio Cultural da Humanidade e um dos mais belos conjuntos da arquitetura colonial no Brasil.

A Fliporto 2014 homenageou os escritores Ariano Suassuna, Adriana Falcão e Raimundo Carrero. Cada qual teve sua obra reverenciada, respectivamente, na programação dos congressos literários, da Fliporto galera e galerinha e da Feira Internacional do Livro de Pernambuco.

Mantendo a tradição de outras edições, além dos congressos literários, o ponto alto da programação, às oficinas, às exibições de filmes, aos lançamentos de  livros, somaram-se a ampliação da feira de livros que ganhou mais de 60 estandes.

Entre os nomes consagrados da literatura nacional  e internacional ministrando conferências, figuraram Lya Luft, Adriana Falcão, Raimundo Carrero, Bráulio Tavares, Xico Sá, Romero de Andrade Lima, Raimundo Carrero, Lira Neto, a coreana Hwang Sun-Mi, o norte-americano Martin Sixsmith, o angolano Ondjaki, entre outros.

ABERTURA – Diferentemente de outros anos, em 2014, a abertura da Fliporto teve como cenário a Basílica da Igreja de São Bento. Em seu interior, Leda Nagle mediou a palestra de Lya Luft e Vicente de Brito Pereira sobre o tema “O valor da vida”.

 

Veja toda a programação dos Congressos Literários.