Fliporto 2013: Ruffato, Del Rio e Hugo Mãe

Fellipe Torres 

Foram anunciados, neste sábado (6), nomes de escritores confirmados na programação da Festa Literária Internacional de Pernambuco (Fliporto), que ocorre de 14 a 17 de novembro, em Olinda. Estarão na edição 2013 do evento figuras como o mineiro Luiz Ruffato, a espanhola Pilar del Río e o angolano Valter Hugo Mãe. Saiba mais:

Valter Hugo Mãe 
O angolano/português ganhou projeção internacional a partir de 2007, quando venceu o Prêmio José Saramago. No ano passado, conquistou também o Portugal Telecom de Literatura em Língua Portuguesa. Participou da Flip em 2011, ocasião em que comentou a importância do Brasil na sua formação de escritor.

Luiz Ruffato 
O mineiro tem obtido destaque desde 2001, quando seu primeiro romance conquistou o Troféu APCA (da Associação Paulista de Críticos de Arte) e o Prêmio Machado de Assis, da Fundação Biblioteca Nacional. É celebrado por críticos e historiadores como uma das mais importantes manifestações da literatura brasileira nos anos 2000.

Pilar Del Río
Durante a Fliporto, são lembrados os 91 anos de nascimento de José Saramago (1922-2010), em 16 de novembro. A abertura do evento será feita pela jornalista e tradutora espanhola Pilar Del Río, viúva do escritor. 

Bernardo Buarque de Holanda 
Primo do cantor Chico Buarque, é autor de livros sobre o futebol brasileiro e sobre José Lins do Rego. 

Walcyr Carrasco
Mais conhecido como autor de novelas, o paulista é também dramaturgo, escritor de livros infantis e infantojuvenis. 

Sylvio Back
Cineasta catarinense, é autor de obras de poesias e ensaios.

Luciano Trigo
Jornalista e escritor carioca, escreveu livros abrangendo os mais diversos gêneros, sendo o mais recente a poesia.

Ana Maria Machado 
Presidente da Academia Brasileira das Letras, a jornalista e escritora carioca já publicou mais de 40 livros e vendeu cerca de 19 milhões de exemplares. Tem vasta atuação na literatura infantojuvenil. 

Andrea del Fuego

Paulista, venceu o Prêmio José Saramago de 2011. É apontada como um dos novos nomes da literatura contemporânea brasileira. 

Ronaldo Correia de Brito
Cearense radicado em Pernambuco há mais de quatro décadas, é médico, escritor, dramaturgo e roteirista de filmes e documentários.

Robert Löhr 
Autor alemão é formado em jornalismo e roteirista de filmes e peças de teatro, além de trabalhar como diretor e ator. 

Anna Funder 
Advogada, jornalista e documentarista, a australiana recebeu, pelo seu livro de estreia, o Samuel Johnson Award, um dos mais respeitados prêmios literários da Grã-Bretanha.

Andres Neuman 
O argentino é reconhecido pela maturidade de sua escrita. Em seu primeiro romance, discute questões políticas, sociais e literárias do século 19 com o olhar de um observador do século 21.

Francisco José Viegas 
O jornalista, político e escritor português foi também diretor da Casa Fernando Pessoa. Colaborou em vários jornais e revistas e foi autor de vários programas na rádio e televisão.

Publicado originalmente no Diário de Pernambuco, em 06.07.2013