Fliporto 2012: a nova cadeia do livro
Em: 20/11/2012, às 13H29
[Dílson Lages – da Fliporto 2012]
OLINDA-PE - Editor, Carlo Carrenho comanda há uma década a agência literária Publishnews. Ele marcou presença no espaço “e-porto party”, da Fliporto-2012, que aconteceu de 15 a 18 de novembro em Olinda-PE. Carrenho discutiu particularidades da cadeia do livro hoje.
Para ele, o poder do editor enfraqueceu-se: o autor e o leitor é que dão as cartas atualmente no mercado editorial. Essa mudança relaciona-se, conforme o editor, ao surgimento das tecnologias digitais. Ele esclarece, porém, que “a verdadeira revolução está na distribuição e acesso ao produto, e não na plataforma de leitura”.
Apresentado os rumos do mercado de livro, ele afirma que a tendência é que o livro digital alcance lugar de prestígio nos próximos anos, principalmente por uma questão de economia e praticidade. “Será mais barato, porque o mercado vai determinar o preço”. Para Carrenho, nesse cenário, a exclusão do distribuidor da cadeia do livro será uma realidade.
Carrenho vê com otimismo as transformações no mercado do livro. Ele argumenta que hoje já temos vários mecanismos que facilitam a publicação e, como conseqüência, diminuem a força dos editores. Entre elas, as ferramentas de auto-publicação , muitas delas gratuitas e rápidas. Como exemplo, ele cita o trabalho do Clube dos Autores e o modelo Smashwords, que vêm ampliando as oportunidades de autores independentes e de pequenos editores.
Para Carrenho, o objetivo do escritor moderno se alterou. Hoje, o desafio do autor é ser lido, não mais publicado. Veja slides com as ideias de Carrenho em http://www.slideschare.net/carrenho