Firmino Filho à luz da memória

[Dr Luiz Ayrton Santos Junior - Médico, Professor Universitário e membro da APL]

"O diabo desta vida é que, entre cem caminhos, temos que escolher apenas um, e viver com a nostalgia dos outros noventa e nove" (Fernando Sabino)

"Hoje não vamos nos despedir de um homem, mas de um Amor por uma cidade. Amor que foi o nutriente das raízes de uma geração de pessoas, todos ex-alunos do Diocesano. Firmino como eu e outros, aprendemos que era necessário voltar a  Teresina e aqui fazer alguma coisa pela cidade.

Morávamos todos juntos  em Recife no inicio dos anos 80. Nossos avós eram irmãos. Importantes empreendedores. Nós sabíamos que a história de uma grande cidade não  passa pelos políticos e sim pelos empreendedores. Meu irmão Flávio, tornou-se um de seus fiéis amigos. Eugênio Fortes, um dos seus escudeiros. Todos acolhidos  pelo Dr Aarão Carvalho, patologista baluarte do uso do cariótipo no país e de onde Firmino tirou a filha Lucy para ser sua esposa.

O casamento apressado deixou a bela tia Teresa feliz e, entre os padrinhos: Eduardo Campos (neto de Miguel Arraes), que viria fazer também uma bela trajetória política em Pernambuco".

Firmino voltaria pra fazer um banco aqui, outros para construir, dentro de suas formações, um novo tempo pra cidade. De repente o Professor Wall Ferraz, convida-o a fazer parte de sua equipe e Firmino assumiu o desafio de ser o contador do dinheiro da cidade.

Lembro desse jantar na casa do pai do Firmino, o empreendedor dono da Mapil. Ficamos atônitos, mas ele , vindo da Universidade de Yale, mestrado em Economia, a escolha não teria   sido melhor. E foi. Nascia mo homem público que a partir de então passou a viver o conflito se era melhor dedicar-se à vida particular ou à cidade.

Os eleitores decidiram em suas escolhas. Forma 16 anos magníficos. Os anos de Prefeitura passaram para mostrar toda a força de sua inteligência, honestidade e compromisso: Teresina  passa a ser limpa, bem cuidada, ganha prêmios mundiais de Educação, adquire o embelezamento que tem hoje e torna-se a 19a cidade do país, num universo de mais de 5000 outras.

Na pandemia de Covid-19, o prefeito Firmino estava ao máximo. Me ligou várias vezes, até nas madrugadas para ouvir minha apinião e cuidados. Foi prefeito-secretario de saúde juntos. Estava enraizado de amor e apavorado com o sofrimento que a doença poderia causar aos teresinenses.

Só amor faz isso. Descance em paz, esplendoroso piauiense, jamais o esqueceremos. Que Deus acolha  sua esposa  e seus maravilhosos filhos.