(Miguel Carqueija)

Procurando, encontram-se coisas boas na televisão

EXPEDIÇÕES: A GRANDE PAULA SALDANHA


    Por questões de horário não tenho muita oportunidade para assistir a série documentária “Expedições”, da brilhante jornalista Paula Saldanha, mas hoje, 21 de agosto de 2012, pude fazê-lo. O seriado passa na TV Brasil (ex-TV Educativa) canal 2, às terças-feiras, no horário de 19.30.
    O episódio desta vez apresentado foi sobre o delta do Rio Parnaíba e a região das dunas do Maranhão. Se algum defeito possui o documentário é o de não exibir os títulos dos episódios. Bem, o Parnaíba, como aprendemos na escola, é o grande rio que separa os estados de Maranhão e Piauí, terminando num grande delta com cinco bocas.
    O interessantíssimo programa explica o que é um delta (um estuário que se divide em vários braços) formando ilhas fluviais (o Parnaíba forma aproximadamente 70, e seu delta evolui constantemente, como é de se esperar) e quais as baías que o citado rio forma. A própria Paula Saldanha narra e conduz a filmagem; várias pessoas dão seu depoimento sobre aquela região e a das dunas. De fato, os ventos alíseos, soprando de leste para oeste, criam as dunas de areia que, crescendo e se locomovendo, chegam a engolir povoações.
    Também é mostrado o drama dos pescadores de caranguejos do delta, obrigados a negociar com atravessadores ficando com a parte menor dos lucros. Mostra-se, ainda, a riqueza da avifauna, com os guarás e outras espécies prolíficas, em regiões, pelo visto, atualmente protegidas.
    Paula Saldanha se preocupa muito com o meio-ambiente e a vida natural, além de exibir as coisas do Brasil. É um trabalho muito meritório que ela realiza, principalmente se considerarmos a crescente mediocridade da televisão brasileira; em meio a esse panorama desolador, “Expedições” é uma jóia rara. Ao longo dos anos assisti esporadicamente o programa, e gostaria que o mesmo saísse em boxes de DVD, para que o público possa ter acesso à série completa.

(Rio de Janeiro, 21 de agosto de 2012)