Entretextos prepara romance de Gilberto Sodré

O historiador e advogado Gilberto de Abreu Sodré incursiona agora pelo campo da prosa de ficção. Seu primeiro livro já está com versão final concluída, e agora em fase de edição, sob a chancela do Portal Entretextos. O lançamento está programado para acontecer em Teresina ainda neste semestre, em data a ser definida. O autor visitará O Piauí exclusivamente para lançar o livro, ministrar palestras e conhecer as cidades de seus ancestrais, Barras do Marataoã e Luzilândia.

Manifestando-se sobre a obra diz Gilberto Sodré: "Esta obra não é minha, isto é, de Gilberto. É de um português do século XVIII.  Em 1741, o autor entregou-a um inglês para ser guardada enquanto o Santo Ofício da Inquisição existisse em Portugal. No entanto, ainda no século XVIII, foi vendida, indevidamente, sendo passada de geração em geração do comprador. Mesmo que o Santo Ofício português tenha deixado de existir em 1821, o seu possuidor de então nada fez.

Em 2010, os escritos foram-me dados por um sucessor do adquirente. Cumpriu-se, com atraso, o estipulado pelo autor: a sua entrega a um descendente que cudasse da sua publicação.   

A obra teve revisão mínima. A ortografia setecentista foi substituída pela corrente, em uso no Brasil. Dei pontuação gráfica contemporânea. 

Não mostro, na capa, o nome do escritor, mas sim o meu. Como ele próprio quis, a sua identidade será revelada, por ele mesmo, no curso do texto. "