Elmar Carvalho, da UBE/PI à Casa de Lucídio Freitas
Por José Fortes Em: 10/09/2010, às 02H01
Poeta, acadêmico, contista, analista literário e escritor de quatro costados, José Elmar de Mélo Carvalho é filho de Campo Maior, município do norte do Estado do Piauí, onde nasceu a nove de abril de 1956. Magistrado, é Juiz de Direito. Bacharel em Direito e em Administração de Empresas. Pertence à Academia de Letras do Vale do Longá e à Academia Piauiense de Letras (APL);
Foi presidente da União Brasileira de Escritores do Piauí e o Conselho Editorial da Fundação Cultural Monsenhor Chaves. Elmar vai mais longe na sua contribuição à cultura, quando pertenceu ao Conselho Editorial da Universidade Federal do Piauí.
Tem várias obras publicadas, destacando-se “A rosa dos ventos gerais”, “Cromos de Campo Maior”, “Noturno de Oeiras” e “Sete Cidades – roteiro de um passeio poético e sentimental”.
O jornal da Poesia reitera que Elmar Carvalho participou de várias coletâneas e antologias. Citado em diversos livros e dicionários. Colaborador das principais revistas e jornais do Piauí. Membro de diversas entidades literárias e culturais. Detentor de várias honrarias e distinções culturais. Seu livro “A rosa dos ventos gerais” recebeu o Prêmio Ribeiro Couto (obra reunida), conferido pela União Brasileira de Escritores – Rio de Janeiro.
Uma pérola poética do filho de Campo Maior:
A ero moça
A aeromoça
abre os braços
e mostra as saídas
de emergência...
E eu a sonhar
que ela abrisse
as pernas e mostrasse
as entradas de quintessência.

