0

 

Os homens que procuram a felicidade são como os embriagados que não conseguem encontrar a própria casa, apesar de saberem que a têm.
Voltaire
É de conhecimento geral que a felicidade é um estado de espírito transitório. Um dia acordamos estourando de alegria, acreditando que somos os mais felizes dos mortais e no outro a situação se inverte, com o nosso ânimo estando mais por baixo do que a bolsa de valores em tempos de crise econômica. Quem sabe seja exatamente por isso que se costuma dizer que as pessoas não são felizes, mas estão felizes.
De qualquer maneira, a ciência – de novo – se pronunciou sobre mais esse tema. Segundo notícia no jornal, um grupo de cientistas, encabeçado pelo professor de psicologia Ed Diener, da Universidade de Princeton (EUA), afirmou que foram encontradas “provas claras e convincentes” de que as pessoas felizes tendem a viver mais e a ter melhor saúde. Do mesmo modo, a pesquisa também concluiu que a ansiedade, a depressão e a falta de prazer nas atividades diárias estavam associadas a taxas mais elevadas de doenças e, consequentemente, a uma vida mais curta. Enfim, é a ciência confirmando o que os nossos pais e avós já sabiam há muito tempo.
No entanto, é preciso reconhecer que mesmo que já saibamos o quanto a felicidade é importante, não só para o nosso bem estar físico, mas também emocional, muitas vezes esquecemos como ela deve ser construída ou conquistada. Aqui, como em tantos outros temas, não existem regras pré-estabelecidas ou caminhos pré-determinados. Freud, por exemplo, acreditava que a felicidade era um problema individual e que nenhum conselho era válido para quem desejava alcançá-la. Para ele, cada um devia procurar a sua própria forma de ser feliz.
Esse estado de espírito tão fugaz e ao mesmo tempo tão desejado depende, na maioria das vezes, do que cada indivíduo estabelece como prioridade em sua vida. Ganhar na loteria, gerar um filho, escrever um livro, encontrar a pessoa ideal são todas metas a serem alcançadas e que podem proporcionar momentos de felicidade indescritíveis. Contudo, cada um, dentro da sua maneira de ver o mundo, determinará qual delas – ou se nenhuma – poderá lhe trazer a felicidade e a satisfação que tanto anseia.
E a questão é justamente essa: a busca ininterrupta pela satisfação pessoal. Mal alcançamos um objetivo e já estamos correndo atrás de outro, sempre nos sentindo, de alguma maneira, infelizes e desgostosos. A felicidade tão sonhada sempre está mais adiante, nunca suficientemente perto de nós. Corremos atrás de dinheiro e de sucesso, dizendo que eles trarão a felicidade. No entanto, basta perdemos um amor ou a saúde para concluirmos que seríamos mais felizes se apenas pudéssemos conquistar o grande amor da nossa vida ou a boa disposição física.
Por outro lado, alguns poderão argumentar que é esse descontentamento, permanente no ser humano, que o motiva a evoluir e a crescer. Contudo, me pergunto até que ponto essa mesma insatisfação não está tornando a sociedade doente e até mesmo autodestrutiva. Nos últimos anos, o número de “doenças da alma” (depressão, ansiedade, angústia, sentimento de desvalia) tem aumentado assustadoramente, preocupando médicos e terapeutas que tentam encontrar não só explicações, mas formas de tratamento. É como se nada mais conseguisse preencher o vazio que se instala na mente e no espírito das pessoas, impedindo que elas sigam adiante com suas vidas. E é justamente isso o que essa pesquisa americana veio provar: a infelicidade pode causar inúmeras doenças e até mesmo encurtar a vida.

Assim, nem que seja para nos mantermos saudáveis, é preciso continuar buscando a felicidade nas coisas do dia-a-dia, nas grandes conquistas e nas pequenas vitórias. Ser feliz é um objetivo a ser alcançado, de preferência com bom humor, vendo em tudo o que a vida nos oferece uma nova aprendizagem ou uma antiga lição.

Talvez a felicidade realmente não exista e seja como disse Kant, um ideal da imaginação. Particularmente, no momento em que escrevo esse texto, sinto-me feliz, pois estou fazendo algo que gosto e que pode, quem sabe, também trazer um pouco de bem-estar a pessoas que não conheço, só por estarem lendo algo que escrevi. Concluo, portanto, com as palavras de Gandhi, que do alto da sua sabedoria, dizia que a felicidade não está em viver, mas em saber viver: Não vive mais o que mais vive, mas o que melhor vive. Assim, procuremos viver melhor, pois com certeza encontraremos não só a felicidade, mas também a saúde.