[Flávio Bittencourt]

Don Juan, mestre de Castaneda

O pajé Don Juan, sábio-índio do México, foi um espécie de padrinho, professor e nume tutelar do antropólogo e escritor Carlos Castaneda.

 

 

  

 

 

 

 

  

  Histoires de pouvoir de Carlos Castaneda

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

(http://booknode.com/histoires_de_pouvoir_014932)

 

  

 

 

NO ALTO RIO BRANCO:

FOTO DE CENA DE DOCUMENTÁRIO DE SILVINO SANTOS, SENDO

SILVINO SANTOS O FOTÓGRAFO E CINEGRAFISTA PORTUGUÊS-PERUANO-AMAZONENSE

QUE FILMOU MAGISTRALMENTE OS rápidos DE CARACARAÍ (as corredeiras de Caracaraí),

NO EXTREMO-NORTE DO BRASIL - quase Venezuela -, NA EXPEDIÇÃO HAMILTON RICE

(1924), A MESMA NA QUAL INFELIZMENTE FALECEU, VÍTIMA DE MALÁRIA, O

DR. THEODOR KOCH-GRUMBERG, que coletara a lenda de Macunaíma,

aprox. duas décadas antes, naquela região setentrional da América do Sul

(NOME DO ESPANTOSO FILME: No rasto do El-dorado):

(http://www.cinemateca.gov.br/jornada/2009/img/filmes/no_rastro_do%20eldorado.jpg)

 

 

 

 

UM ANTIGO XAMàDA AMÉRICA DO SUL:

O MAJOR LUIZ THOMAZ REIS - o Cinegrafista de Rondon - FILMOU (vide a legenda da próxima foto, por favor) O PAIÉ QUE SE VÊ NA FOTOGRAFIA A SEGUIR REPRODUZIDA:

 
 

 

 

SOBRE PAJELANÇA OU PAIELANÇA:

Cito-me: escrevi, em 2.11.2009,

"O antropólogo J. G. C. Magnani, no importante artigo 'Xamãs na cidade' [Revista USP, São Paulo, nº 67, pp. 218-227, set./nov. 2005, reproduzido na Web em http://www.usp.br/revistausp/67/16-magnani.pdf] transmite-nos a impressão [o cientista é rigoroso, o impressionismo é meu, que sou leigo] de que hoje há, nas grandes metrópoles, uma espécie de "retorno ao xamanismo" (a expressão não é dele, que prefere falar de 'neo-esoterismo"'[2]).

"[DE ACORDO COMO PROF. MAGNANI,] (...) o xamanismo é entendido como uma espécie de patrimônio universal da humanidade, sabedoria ancestral cultivada ao longo das gerações, só que mais bem preservada em comunidades que ainda mantêm (segundo outra idéia mestra da Nova Era) vínculos mais estreitos com a natureza, suas energia, seus guardiões, seus espíritos protetores, seus 'animais de poder'. A propósito, vale como ilustração a resenha feita no folheto de uma livraria do circuito neo-esotérico, Zipak [*], em São Paulo, do livro Tarô dos Animais - Arutam Wakani, o Oráculo Sagrado dos Xamãs: 'Houve um tempo onde estivemos receptivos aos ensinamentos transmitidos pelos animais, mas isso foi-se distanciando e, aparentemente, deixou de existir. Na verdade, o elo de ligação dos humanos com a sabedoria dos animais não desapareceu, apenas foi mantido em segredo pelos guardiões espirituais das tribos, que são os Xamãs, Pajés, Curandeiros... Este livro é uma poderosa ferramenta para a retomada de contato com as energias primais; é uma forma moderna de transitar em tradições tão antigas quanto o Xamanismo e trazer todo o seu conhecimento para o nosso dia-a-dia, para a nossa busca constante de felicidade e de autocompreensão' ". (Resenha, sob responsabilidade do Circuito Zipak, do livro citado, apud  MAGNANI, 2005: 222 - 223).

 

http://www.portalentretextos.com.br/colunas/recontando-estorias-do-dominio-publico/os-paies-frente-ao-jaguar,236,2535.html

(*) - O eminente filósofo Prof. Olavo de Carvalho "Fundou e dirigiu, com Luiz Pellegrini, a Livraria Zipak, em São Paulo". (http://dennymarquesani.sites.uol.com.br/semana/olavcrvl.htm)

 

 

 

 

 

"Rituaes e festas borôro (NOME DO DOCUMENTÁRIO

DO QUAL A IMAGEM ACIMA REPRODUZIDA FAZ PARTE)


Brasil, 1916, 35mm, preto e branco, 26min

cp: Conselho Nacional de Proteção aos Índios
d e df: Luiz Thomaz Reis.
Origem da cópia: Cinemateca Brasileira / Museu do Índio

A pescaria com timbó, parte da Jure (festa da alegria) e a preparação do espaço da festa, dos adornos de palha e barro utilizados, as danças e movimentação dos rituais fúnebres, a Cerimônia do Marido e o ritual Aijê (com representação da caça à onça).
As cerimônias fúnebres entre os bororo são notáveis pela variedade de danças e práticas simbólicas. Todos da tribo trabalham para essas festas e é interditado aos brancos ou pessoas civilizadas verem um índio moribundo. Ele acaba seus dias no mistério de seus ritos e só depois de envolto em palha é exposto no átrio da aldeia, para afugentar os maus espíritos".

(http://www.cinemateca.gov.br/jornada/2009/filmes_amazonia.php)

 

 

 

 

 

"NÃO USE DROGAS, NEM MESMO SOB A ORIENTAÇÃO DE UM VELHO PAJÉ

(como é que você vai saber se o pajé é um charlatão ou traficante?).

NÃO PROCURE EXPANDIR A SUA CONSCIÊNCIA, NEM EXPERIMENTAR

NOVAS VIVÊNCIAS ALUCINÓGENO-DROGADAS, uma vez que, como se sabe,

cometendo esse triste erro de conduta existencial, você pode rapidamente

tornar-se um DROGADICTO (viciado em drogas a caminho da loucura, da

prisão ou da morte). Além disso, o contato com pessoas que praticam

atos passíveis de punição legal (os vendedores de entorpecentes) não é

algo razoável, uma vez que constitui perigo imediato para você e sua família.

MAS USE O QUE VOCÊ QUISER, QUANDO QUISER, SE VOCÊ FOR UM 

VERDADEIRO PAJÉ! [DESDE QUE TENHA NASCIDO EFETIVAMENTE

NO MEIO DA TRIBO, não valendo, nesse caso, o OCIDENTAL-DOENTE

que tolamente afirma que se "converteu à pajelança".]

(COLUNA "Recontando...")

 

 

 

 

 

"SEQUÊNCIA ÓTIMA DO FILME TROPA DE ELITE (o primeiro da série) É

AQUELA QUE CONTÉM O TAKE (plano cinematográfico) EM QUE O

personagem CAPITÃO NASCIMENTO, do temido BOPE da PM do Rio,

MOSTRANDO UM BURACO DE BALA, de arma de fogo, NO PEITO

DE UM GAROTO JÁ MORTO DO TRÁFICO, DIZ A UM COMPRADOR -

um pequeno viciado, que se distingue do traficante (pequeno, médio ou grande) -

QUE O CULPADO POR TODAS AQUELAS DEGRAÇAS É ELE, o

comprador de pequenas quantidades de substâncias - ilegais - narcóticas, entorpecentes ou

causadoras de alterações na personalidade [TÓXICOS QUE PRODUZEM ARTIFICIALMENTE

EUFORIA, SENSAÇÃO DE TRANQUILIDADE, SONO, DISPOSIÇÃO PARA PERMANECER

EM VIGÍLIA NA HORA EM QUE SE DEVERIA DORMIR, podendo-se "dançar a

noite inteira" etc.].

(IDEM)

 

 

 

 

"APRECIAR LITERARIAMENTE TEXTOS DE C. CASTANEDA É MUITO DIFERENTE

DE QUERER EXPERIMENTAR DROGAS: ler livros de experiências de uma

pessoa que se tornou aluna de um verdadeiro pajé mexicano não é mesma

coisa do que tentar se tornar 'aprendiz de DON JUAN' à distância: por correspondência

ou até pela Internet."

(IBIDEM)

 

  

 

 

[castaneda.jpg] 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

CARLOS CASTANEDA

(http://avisospsicodelicos.blogspot.com/2007/05/carlos-castaneda-resumo-das-informaes.html)

 

 

 

 

"(...) Em um certo período, Castaneda teve de se preocupar com seu adversário valoroso, La Catalina. La Catalina era uma conhecida de don Juan, amistosa com ele [CASTANEDA]. Mas ele [DON JUAN] falou que era sua inimiga para Castaneda enfrentá-la e usar tudo que tinha aprendido. Ela o atacou, se transformava em pássaro e usava de outros meios para apavorá-lo. (...)".

(TRECHO DO ARTIGO ADIANTE TRANSCRITO, NA ÍNTEGRA,

http://avisospsicodelicos.blogspot.com/2007/05/carlos-castaneda-resumo-das-informaes.html)

 

 

 

"Tensegridade é conhecida como um conjunto de movimentos, também conhecidos como passes mágicos, baseados em tradições dos xamãs do México Antigo. Termo Oriundo da junção das palavras 'tensão' e 'integridade'. Apresentado no livro 'Passes Mágicos', de Carlos Castaneda, são praticados com o intuito de redistribuir e canalizar a energia interna. Também são utilizados pelos praticantes de Nagualismo."

(http://pt.wikipedia.org/wiki/Tensegridade_(misticismo))

 

 

 

"Os sonhos fluem livremente sem nenhum controle de nossa parte. Através da arte de ensonhar passamos a ter controle sobre os sonhos, e passamos a vivenciar uma nova realidade. Tal prática [DENOMINADA ensonho] foi colocada nos livros de Carlos Castaneda como uma das chaves para que o aprendiz de bruxaria viesse a se tornar um homem de conhecimento".

(http://pt.wikipedia.org/wiki/Ensonho)

 

 

 

 

DÉBORA F. LERRER, JORNALISTA

(autora do último artigo adiante transcrito):

[deboralerrer.jpg] 

(http://www.blogger.com/profile/10568125056245271472,

ONDE SE PODE LER:

"Débora F. Lerrer

  • Sexo: Feminino
  • Signo astrológico: Touro          

Quem sou eu

Resolvi criar esse blog para desabafar minhas reflexões sobre uma estadia em Paris com uma bolsa-sanduíche financiada pela Capes. Depois desses seis meses em Paris, resolvi me dedicar a escrever sobre o Rio de Janeiro, suas idiossincrasias, seus desafios e suas estonteantes qualidades. Moro nele há quatro anos e continuo achando que ele é uma metáfora concentrada do Brasil, com todos os seus problemas e qualidades. Se algum dia, as tragédias cariocas tiverem virado história... é porque nós, brasileiros, conseguimos a proeza de ter tornado esse país mais digno e próspero para todos nós. Por que, no fundo, falta isso: um pouco de vergonha na nossa cara. É nós que toleramos as coisas como são.

Filmes favoritos

 

 

 

 

 

[DON_JUAN.GIF] 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

(http://anartistsrefuge.blogspot.com/2007/10/longest-books-i-have-ever-red-teachings.html)

 

 

 

"Don Juan Matus

Índio Yaqui de Sonora, mestre de Carlos Castaneda. Don Juan ficou conhecido devido aos livros de Castaneda, antropólogo até então, quando o trouxe a conhecer sua proposta cognitiva, conhecida por Nagualismo. Don Juan foi um Nagual, o líder de um grupo de xamãs do México em busca do que chamavam Liberdade Total. Ao transmitir seu conhecimento para Carlos Castaneda, Don Juan sabia que ele seria o último elo de uma linhagem de dezenas de gerações, e exigiu de seu aprendiz que fechasse a porta com 'chave de ouro'. comprometido e sem poder perpetuar a linhagem de Don Juan, Castaneda trouxe a público todo o conhecimento secreto daqueles bruxos, que até então viviam em relativo isolamento no México. Dentre alguns dos conhecimentos estão as práticas de Tensegridade, e as práticas de Ensonho.

De acordo com Castaneda, Don Juan nasceu, possivelmente, em 1891, tendo, ainda de acordo com Castaneda, alcançado a Liberdade Total no ano de 1974, conforme relatado no livro Porta Para o Infinito.

Ligações externas