Presidente do Equador  qualifica como "ameaças vulgares" as posições de Londres sobre Assange

Presidente do Equador qualifica como "ameaças vulgares" as posições de Londres sobre Assange

Quito, 18 ago (Lusa) - O Presidente do Equador, Rafael Correa, qualificou hoje como "ameaças vulgares" as posições do Reino Unido sobre a saída do fundador do "site" WikiLeaks, Julian Assange, da sua embaixada em Londres.

"Nunca, enquanto eu for Presidente, o Equador aceitará ameaças como estas, que são absolutamente vulgares, imprudentes e intoleráveis", disse Correa na sua declaração semanal.

"Não vamos desistir da nossa soberania. Respeitamos todos, e procuramos sempre o diálogo, mas a decisão final é nossa", afirmou Rafael Correa.

O Equador deu asilo político na quinta-feira a Julian Assange, cidadão australiano.

Na quarta-feira o Equador afirmou que tinha sido informado por escrito que o Reino Unido estava disposto a retirar Assange da embaixada à força, a fim de o extraditar para a Suécia, onde é acusado de agressão sexual.

O ministro dos Negócios Estrangeiros do Reino Unido, William Hague, afirmou que o governo de Londres é obrigado pelas suas próprias leis a extraditar o cidadão australiano para a Suécia.

NL.

Lusa/Fim"

(http://noticias.pt.msn.com/politica/presidente-do-equador-qualifica-como-amea%C3%A7as-vulgares-as-posi%C3%A7%C3%B5es-de-londres-sobre-assange-2)