Renovação de Votos Budistas !

 

Antonio Carlos Rocha

 

Dezoito anos após a Iniciação na linhagem budista espiritualista contemporânea Ciência da Felicidade, em 24 de agosto de 2016, às 15:55 horas, aconteceu a “Cerimônia de Renovação dos Votos ao Buda (o Mestre), ao Darma (a Doutrina) e à Sanga (Ordem de leigos e monges).”

 

A iniciação ocorreu em 31/05/1998, no Rio Comprido, RJ, na antiga residência da sra Chieko, uma nissei. Na ocasião foi oficiante o missionário sr. Saito, que já regressou ao Japão. Hoje, 24/08/2016, alcançamos o grau de “Discípulo”, uma grande vitória pela nossa persistência e dedicação, o Buda Sakyamuni chamava “Esforço Correto”.

 

A “Renovação dos Votos” foi no Centro Búdico do Largo do Machado, RJ, momento solene de “Fé aos Três Tesouros” oficiado pelo monge Carlos Mello, brasileiro que morou muito anos no Japão, onde fica a sede mundial da citada denominação.

 

E o que implica esta Renovação? Estudar mais e mais, não é nenhum título diferencial das demais pessoas, ao contrário, é o compromisso que vivenciar as 24 horas do dia o Caminho Búdico.

 

A característica dessa ordem é que monges, monjas, missionários, missionárias vestem-se com roupas comuns, ocidentais, estudam e trabalham em suas diversas profissões. Na hora da cerimônia colocam uma estola em torno do pescoço e todos portam, inclusive os discípulos, uma medalha que identifica a linhagem.

 

O fundador Ryuho Okawa, médium, já publicou mais de 2 mil livros em 28 línguas e tem mais 100 milhões de exemplares vendidos, já foi até objeto de reportagem no Guiness Book, confirmando as sucessivas edições.

 

É um Budismo do século XXI, nascido no século passado, e hoje está presente em diversos países.

 

Foi o Espírito do monge budista japonês Nichiren (1222-1282), o primeiro Mentor Espiritual a orientar Mestre Okawa, na fundação da Happy Science, em 1986, depois veio o Espírito Nikko, que foi discípulo de Nitiren, como também é conhecido no Brasil o Venerável Nichiren e, de lá para cá diversos Seres de Luz já trouxeram mensagens.

 

Reverenciamos o Buda El Cantare, uma Energia provinda do Criador, também conhecido como Buda MahaVairocana, Adhi-Buddha, Buda Primordial .

 

Convém lembrar o famoso Sutra Lótus que informa: “São milhares de Budas, tantos quantos as areias do rio Ganges”.