Dilson Lages Mérito Cultural de Sete Cidades

Dilson Lages e Themístocls Filho receberão o Diploma do Mérito Cultural da Lendária Região de Sete Cidades
       

Dilson Lages e Themístocls Filho receberão o Diploma do Mérito Cultural da Lendária Região de Sete Cidades
 

Pela importância de sua obra "O morro da casa grande", o professor, poeta, acadêmico e editor Dilson Lages Monteiro foi o primeiro talento escolhido para receber o Diploma de Personalidade Cutural da Lendária Sete Cidades que será entregue na sessão solene da ALRESC que vai comemorar os 250 anos de instalação da Capitania de São José do Piauí pelo governador João Pereira Caldas, no ano de 1760, obedecendo carta régia do rei D. José I, de Portugal - e por determinação do ministro Sebastião José de Carvalho e Melo, o Conde de Oeiras, depois Marquês de Pombal.

Dilson Lages Monteiro vai fazer parte do livro "Personalidade Cutural da Lendária Região de Sete Cidades", da autoria do jornalista e historiógrafo José Fortes - presidente da ALRESC, que vai registrar à posteridade os talentos notáveis da inteligência que obtiveram destaque nos diversos segmentos do universo do conhecimento no ano de 2009.

A solenidade de outorga da honraria conferida pela Presidência da ALRESC ao intelectual Dilson Lages Monteiro, nascido na invicta cidade de Barras (PI) - terra dos governadores, generais e poetas, será no dia 27 próximo a partir das 19:30 horas, no Cine Teatro da Assembleia, com cobertura jornalística da TV Assembleia, por ocasião da posse do acadêmico Paulo Henrique dos Santos Ferreira na Cadeira 16 da ALRESC no quadcro de sócios efetivos e perpétuos, patronímica do vulto de Piracuruca, deputado estadual Ribeiro Magalhães. A cadeira 16 da ALRESC teve como último coupante o ex-govbernador Djalma Martinbs Veloso, que também pertenceu à Academia de Letras da Confederação Valenciana, predida pelo desembargador e intelectual Juraci Santos, com sede na cidade histórica de Valença (PI),

Será homenageados também com o Diploma de Personalidade Cutural da Lendária Região de Sete Cidades, o presidente da Assembleia Legislativa do Piauí, deputado Themístocles Filho que é também o atual vice-governador constitucional do Piauí, em razão do seu trabalho em prol do desenvolvimento da educação e da cultura no Estado, responsável pela maior revolução cultural dos últimos 100 anos no território piauiense. São da iniciativa do deputado Themístocles Filho a instalação da TV Assembléia, do Cine Teatro Assembleia, cursos de especialização e valorização proifissional.

Themístocles Filho foi vereador de Teresina e é o presidente reeleito da Assembleia Legilstiva do Piauí. Natural da também histórica cidade de Esperantina (PI); filho do deputado federal Themístocles Sampaio Pereira e de dona Anatália Sampaio - que já integram os quadros da ALRESC na qualidade de comendadores da Ordem do Mérito Cultural Decenário de Piracuruca.

POSTADO POR ROGEL SAMUEL

Fonte: Coluna PANORAMA