Dílson Lages lança romance

ENTREVISTADO:

Dílson Lages

Será lançado nesta segunda-feira, 21, das 19h às 21h, na Livraria Nova Aliança, em Teresina, o romance de estreia do poeta Dílson Lages na prosa de Ficção. Trata-se de O morro da casa-grande.

O romance ambienta-se em Barras-PI, em meados do século XX, quando a vida ainda era essencialmente agreste. Cidade e campo praticamente se confundiam e as distâncias pareciam não ter fim. As fazendas ainda estavam de pé como elemento concentrador de renda, mas o modelo socioeconômico já dava sinais de ruína.

Começava a se formar um aglomerado urbano mais vigoroso, mas negligente às tradições e ao patrimônio cultural. Agredia-se, no silêncio da omissão, a identidade de um núcleo populacional fundado entre a fazenda e a igreja.

Os costumes da vida rural, a infância, a velhice, a morte, a desigualdade social e a fé são alguns dos temas pelos quais transitam Genésio, Marciano, coronel Custódio, coronel Alberto e outros personagens vigorosos em emoção.
 

O autor é poeta, cronista, professor e editor. Publicou os livros de poemas “Mais hum” (1995), “Colmeia de concreto” (1997), “Os olhos do silêncio” (1999), “O sabor dos sentidos” (2001) e “Adiante dos olhos suspensos” (2009). Publicou também o livro didático “Texto argumentativo – teoria e prática” (2007), o ensaio “A metáfora em textos argumentativos” (2001) e “Entretextos - artigos e entrevistas” (2005).

Edita, desde 2004, o Portal Entretextos (www.portalentretextos.com.br), que reúne expressivos nomes da literatura brasileira e portuguesa.

Como professor há quase duas décadas, atua orientando estudantes pelos caminhos da palavra escrita no Laboratório de Redação Professor Dílson Lages (www.dilsonlages.com.br/cursos).


Dílson Lages Monteiro nasceu em Barras-PI, em 1973. A cidade natal é um dos temas recorrentes tanto na poesia quanto na prosa de ficção que produz. 

A Livraria Nova Aliança se localiza na rua Olavo Bilac, 1259, próximo ao Diocesano.