Digno é o Cordeiro de Deus

João Batista, vendo Jesus passar, disse: Eis o Cordeiro de Deus!

 

Detalhe de célebre pintura na qual o Cordeiro é representado cercado de anjos

[Adoração do Cordeiro Místico, de Jan van Eyck (1390 - 1441), considerado um dos primeiros a utilizar a tinta à óleo (mistura de pigmento pulverizado e óleo de linhaça ou papoula), pintor flamengo da primeira metade do século XV; essa pintura, um retábulo - há dobradiças e pintura também na parte "posterior" de certos quadros, para que se tenha uma idéia da complexidade desse políptico (conjunto articulado de painéis) - da Igreja de Gante (Bélgica), foi concluída em 1432 e é constituída por 20 quadros; admite-se que houve a colaboração, na produção desse conjunto de painéis, do irmão mais velho de Jan, Hubert van Eyck (1366 - 1426), que não mais vivia quando a obra foi terminada.]

(http://lgtomdeamor.musicblog.com.br/194957/Jovens-diante-do-Cordeiro/)

  

19.11.2009 - Ontem aqui ficou claro: o animal que mais frequenta os brasões de armas da heráldica civil mundial é o leão [http://www.portalentretextos.com.br/colunas/recontando-estorias-do-dominio-publico/animais-na-heraldica-i,236,2630.html]. A sucessão de assuntos sobre os quais se fala nesta coluna "Recontando..." fica compreendida quando se pensa em séries com encadeamento de suas distintas unidades textuais presidido por associação de nomes, símbolos visuais e idéias.

O portal Estudos da Bíblia ponto net apresenta-nos um texto de Billy Norris, ou atribuído a ele, onde se assinala que o manso Cordeiro é também o Rei dos Animais: "O mesmo livro [sagrado] que identifica Cristo como o Cordeiro, também o identifica como o Leão (Apocalipse 5:5-6)" . É o que Norris reconta, em louvação: Digno é o Cordeiro de Deus. [Amanhã, aqui, estará em cartaz, se Deus assim permitir, o Leão da Metro, marca registrada que ruge como o próprio felino que um dia foi cinematograficamente captado.]

 

" 'Digno é o Cordeiro'

João Batista, cuja missão era preparar o caminho até Cristo, identificou a Jesus como o Cordeiro de Deus por orientação divina:  'No dia seguinte, viu João a Jesus, que vinha para ele, e disse:  Eis o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo!  É este a favor de quem eu disse:  após mim vem um varão que tem a primazia, porque já existia antes de mim.  E João testemunhou, dizendo:  Vi o Espírito descer do céu como pomba e pousar sobre ele.  Eu não o conhecia; aquele, porém que me eviou a batizar com água me disse:  Aquele sobre quem vires descer e pousar o Espírito, esse é o que batiza com o Espírito Santo.  Pois eu, de fato, vi e tenho testificado que ele é o Filho de Deus.  No dia seguinte, estava João outra vez na companhia de dois dos seus discípulos e, vendo Jesus passar, disse:  Eis o Cordeiro de Deus!" (João 1:29-36).

O Cordeiro Personificado

Através dos séculos, o cordeiro tem chamado a atenção por sua natureza mansa.  Em seu espírito de humildade, Jesus personifica o cordeiro.  Vinte e oito vezes no livro de Apocalipse, João usa a palavra que descreve Jesus como cordeirinho.  Se tivesse ficado com desejo de vingança, poderia ter mandado descer 12 legiões de anjos para destruírem seus inimigos (Mateus 26:53).  Mas "ele, quando ultrajado, não revidava com ultraje; quando maltratado, não fazia ameaças, mas entregava-se àquele que julga retamente" (1 Pedro 2:23).

O cordeiro, notado pela mansidão, tipifica também a pureza.  O cordeiro oferecido em sacrifício não podia ter mancha nem defeito.  Quando Deus deu instruções referente à primeira Páscoa, a instrução foi:  "O cordeiro será sem defeito" (Êxodo 12:5).  Cristo, "o Cordeiro de Deus", personifica maravilhosamente essa qualidade.  Pedro escreveu sobre o Cristo sem mácula S "Sabendo que não foi mediante cousas corruptíveis, como prata ou ouro, que fostes resgatados do vosso fútil procedimento que vossos pais vos legaram, mas pelo precioso sangue, como de cordeiro sem defeito e sem mácula, o sangue de Cristo" (1 Pedro 1:18-19).

A vida mansa e pura de Cristo nos leva à sua terceira semelhança com o cordeiro.  O cordeiro nascia para passar pela morte sacrificial, sendo o primeiro animal identificado com o sacrifício.  Abel ofereceu as primícias do rebanho (Gênesis 4:2-4).  O jovem Isaque disse ao pai Abraão: "Eis o fogo e a lenha, mas onde está o cordeiro para o holocausto?" (Gênesis 22:7).  Sob a lei de Moisés, ofereciam-se cordeiros diariamente, e em muitas ocasiões especiais também (Números 28, 29).  E, ainda assim, os animais, mesmo quando ofertados pelos mais consagrados, não podiam limpar o pecado.  "Porque é impossível que o sangue de touros e de bodes remova pecados" (Hebreus 10:4).

Na plenitude dos tempos, Deus providenciou um sacrifício melhor, sem mancha, sem defeito.  Os que cravaram esse cordeiro na cruz e lançaram a lança em seu lado não perceberam que estavam liberando o sangue que poderia limpar todo homem do pecado. "Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo."

Deus, em sua infinita sabedoria, tornou possível que tivéssemos acesso ao sangue do Cordeiro, precioso e capaz de expiar pecados, voltando-nos para a cruz, para a sua morte e para a fonte redentora ininterrupta.  "Ou, porventura, ignorais que todos nós que fomos batizados em Cristo Jesus fomos batizados na sua morte" (Romanos 6:3).

O Cordeiro Glorificado

Na terra, o homem submeteu o Cordeiro à morte agonizante da cruz.  Gloriando-se de sua crueldade triunfante, "assentados ali, o guardavam" (Mateus 27:36).  No céu, onde predominam a verdade e a justiça, aclama-se a glória do Cordeiro.

"Vi e ouvi uma voz de muitos anjos ao redor do trono, dos seres viventes e dos anciãos, cujo número era de milhões de milhões e milhares de milhares, proclamando em grande voz:  Digno é o Cordeiro que foi morto de receber o poder, e riqueza, e sabedoria, e força, e honra, e glória, e louvor" (Apocalipse 5:11-12).

Aquele que foi desprezado pelas criaturas terrenas e adorado e louvado pelas celestes.  Aquele que foi visto pelas criaturas da terra como indigno da vida na terra, é visto pelas criaturas celestiais como o vencedor, o "Senhor dos senhores e o Rei dos reis" (Apocalipse 17:14).

O Cordeiro Justificado

Mas chegará o dia inevitável em que a graça de Deus dará lugar à justiça, quando os inimigos do Cordeiro clamarão para os montes e para as pedras:  "Caí sobre nós e escondei-nos da face daquele que se assenta no trono e da ira do Cordeiro, porque chegou o Grande Dia da ira deles; e quem é que pode suster-se" (Apocalipse 6:16-17).  O mesmo livro que identifica Cristo como o Cordeiro, também o identifica como o Leão (Apocalipse 5:5-6).

As advertências foram muitas.  "A alma que pecar, essa morrerá" (Ezequiel 18:4).  "Porque o salário do pecado é a morte" (Romanos 6:23).  Há uma diferença eterna entre:  "Vinde, benditos de meu Pai!" e:  "Apartai-vos de mim, malditos" (Mateus 25:34,41).

Nesta era, em que ainda persiste a graça, a sabedoria clama a todos os filhos de Adão para que vejam a Cristo e o adorem, como fez João: "Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo!" (Billy Norris).

(http://www.estudosdabiblia.net/a13_28.htm - "(...) Todas as cópias deverão identificar o autor e a fonte (ou o endereço do site na Internet, www.estudosdabiblia.net ou o endereço para correspondência, Estudos da Bíblia, C. P. 60804, São Paulo, SP, 05786-970, ou ambos os meios de contato) (...) Por favor, não pense que o uso de um ou mais dos nossos artigos por qualquer pessoa ou grupo sugere concordância com os princípios que ensinamos e praticamos. (...) Karl Hennecke e Dennis Allan".)



 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Brasão do Município de Cordeiro-RJ

(http://www.cmcordeiro.rj.gov.br/)

 

[Trecho do verbete da Wikipédia correspondente:

"(...) No aspecto turístico, Cordeiro é conhecida em todo o estado como a 'Cidade Exposição', devido à fama da exposição agropecuária, industrial e comercial que todos os anos acontece no Parque Raul Veiga, um dos melhores do país. Além dos tradicionais concursos de animais, dos quais participam bovinos e eqüinos de todos os cantos do Brasil, os grandes shows atraem milhares de pessoas. A média diária de público atinge a casa de 10 mil pessoas. (...)". (http://pt.wikipedia.org/wiki/Cordeiro)]

Entre 18 e 26 de julho 2009 aconteceu a 67ª ExpoCordeiro. 

Programação e cartaz da programação do evento:

"De 18/07/2009 até 26/07/2009


Expocordeiro 2009

18/07/2009 - Sábado
10h - Cerimônia de Abertura
19h - Expo Lingerie
21h - Expo Lingerie
23h - SÓ PRA CONTRARIAR  
  
19/07/2009 - Domingo
19h - Expo Lingerie
21h - Expo Lingerie
23h - TITÃS  

20/07/2009 - Segunda
21h - Expo Lingerie
21h - KLEBER LUCAS    

21/07/2009 - Terça
19h - ADRIANA
21h - Expo Lingerie
  
22/07/2009 - Quarta
21h - Expo Lingerie
23h - CALCINHA PRETA
  
23/07/2009 - Quinta
21h - Expo Lingerie
23h - MATEUS E CRISTIANO    

24/07/2009 - Sexta
17h - Expo Lingerie
17h - Apresentação Bretões
21h - Rainha Expo2009
23h - CELEBRARE    

25/07/2009 - Sábado
17h - Apresentação Bretões
19h - Expo Lingerie
21h - Expo Lingerie
23h - MONOBLOCO    

26/07/2009 - Domingo
17h - Apresentação Bretões
19h - Expo Lingerie
21h - Expo Lingerie
23h - DETONAUTAS ROQUE CLUBE  


Local: Parque de Exposições Raul Veiga - Cordeiro-RJ

Censura: Menores acompanhados do responsável".

 

 
 

 

Notícia atinente, publicada no site Bom Jardim News:

"Lahys Thedin conquista 3º lugar no concurso 'Rainha da Exposição', em Cordeiro

 
No dia 24 de julho, a bela Lahys Thedin, 21 anos, a Garota Bom Jardim 2009, representou o município na escolha da Rainha da 67ª Exposição Agropecuária de Cordeiro. A representante bom-jardinense, na foto, ficou em terceiro lugar, entre seis concorrentes. Desde 2005, com Daniele na segunda colocação, Bom Jardim não ocupava um lugar entre as três primeiras. O município vencedor foi Trajano de Moraes, seguido por Cordeiro.

 
Bastante elogiada até mesmo por torcedores de outros municípios e considerada de fato uma forte concorrente, a nossa belíssima Thays Feijó brilhou na noite da última sexta-feira, 24, representando e muito bem, Bom Jardim, no concurso 'Rainha da 67ª Expo Agropecuária de Cordeiro'. Apesar disso, Lahys acabou ao final ficando de acordo com ótica e votos dos treze jurados, em 3º lugar (posição que a colocou como 2ª princesa) da festa que teve como 2ª colocada Luanna Werling Dias, de Cordeiro e a grande vencedora, Camile Miguel Souza representante do município de Trajano de Moraes.



 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Fonte: Jornal Mais

 

 Visite Trajano de Moraes, Cordeiro e Bom Jardim, no interior do Estado do Rio. FB

  

 

BLOG DO NOBLAT, 29.8.2008/ Obra-prima do dia

"Pintura - Adoração do Cordeiro Místico, de Jan Van Eyck

 

A Adoração do Cordeiro Místico é um dos mais famosos trabalhos de Jan Van Eyck e está exposta na catedral de Saint Bavo. A obra é uma representação da cidade de Gand. Diz-se ter sido iniciado pelo irmão Hubert Van Eyck, dos quais pouco se sabe, e foi concluída por Jan em 1432.
 
Esta obra, ao total, é constituída por 20 quadros. Um painel central com dois painéis laterais que podem encontrar-se unidos por dobradiças, mostrando-se cada um destes painéis compostos por quatro painéis separados, e os painéis laterais podem encontrar-se pintadas de ambos os lados.

No meio das imagens inferiores, situado no painel central é a imagem onde está a ter lugar o sacrifício do Cordeiro. De volta do local onde se encontra o Cordeiro estão presentes mais anjos. No primeiro plano são duas procissões. Uma delas é composta por profetas e membros do Antigo e do Novo Testamento.

 (Com colaboração de Catharina Mafra)". (http://oglobo.globo.com/pais/noblat/default.asp?a=111&cod_blog=129&palavra=&pagAtual=3&periodo=200808)

 

 

 

(http://cassiooliv.wordpress.com/2009/03/05/o-cordeiro-e-o-leao-a-misericordia-e-o-juizo-de-deus/)