DIÁRIO

DIÁRIO

[Histórias de Évora disponível no sistema Amazon/Kindle]

Elmar Carvalho

04/05/2020

            Publiquei ontem, através do sistema Amazon/Kindle, o meu romance Histórias de Évora, com o conteúdo integral de sua edição feita pela Academia Piauiense de Letras, integrante da Coleção Centenário. Tudo que eu poderia dizer sobre ele está em suas páginas preambulares, escritas pelos escritores José Pedro de Araújo e Cunha e Silva Filho.

            Contudo, tentando atrair a curiosidade de potencial leitor, direi que se trata de um romance de formação, e conta a saga de Marcos Azevedo, de sua adolescência até o início de sua maturidade. O cenário é a cidade fictícia de Évora, um misto de Parnaíba, Campo Maior e outras cidades piauienses dos anos 60, 70 e 80.

Perpassando essa ambientação, como pano de fundo, há um pouco da recente história econômica e social do Piauí, sobretudo a decadência do extrativismo e da prostituição, em que imperavam os coronéis da carnaúba, as madames de cabaré e as músicas românticas de Waldick Soriano, Roberto Müller, Evaldo Braga, José Ribeiro, Carmem Silva etc., cujas vozes evolavam dos discos de vinil (LPs), que giravam em sofisticadas ou singelas eletrolas.