(Miguel Carqueija)

DESMEMÓRIA

 

Uma nova fase da saga de Kagura.


    Ao criar uma espécie de Harry Potter japonesa (a estudante Tsuchimiya Kagura), Hajime Segawa fez história nos quadrinhos japoneses (mangás). No volume 8 de “Ga-Rei”, após a devastação do centro de Tóquio pela fera espectral “Raposa das Nove Caudas” (nem a Torre de Tóquio escapou), a trama entra em seu terceiro arco. Surgem novos personagens: o anódino Tanaka, a decidida Tsuína e a misteriosa Izumi Isoyama. O centro da capital japonesa passou a ser uma “zona interditada”, povoada por fantasmas.
    “Ga-Rei” é uma história mística, mas de misticismo japonês, com influência da religião local, o xintoísmo. Daí a estranha idéia — para ocidentais e cristãos — de que o mundo esteja repleto de almas penadas errantes, que ficam por aqui perturbando ao invés de atravessarem o umbral do Além, para o julgamento. É, também, uma história de folclore.
    A trama se sustenta pelo charme da personagem Kagura, que mesmo desmemoriada (em conseqüência das recentes lutas contra o mal) ainda é capaz de se arriscar espontaneamente na busca da verdade e na libertação das almas atormentadas. O personagem Kenzuke é admirável por sua lealdade a Kagura. O caráter japonês, tão pudico em relação ao sexo, faz com que o namoro óbvio custe a acontecer. É de crer, porém, que Kagura e Kenzuke estejam juntos ao fim da saga. O futuro dirá.