[Whashington Ramos]

     Esquina da rua Minas Gerais com a Rui Barbosa e esquina da Sergipe com a Rui Barbosa. Nesses dois cruzamentos, há sinais luminosos que são intensamente desrespeitados por muitos motoristas e motoqueiros durante todas as horas do dia e de grande parte da noite todos os dias. Uma grande parte desses infratores sequer diminui a velocidade e olha para ver se vem algum veículo na outra rua. Simplesmente invadem com velocidade e azar de quem for passando na faixa de pedestres ou trafegando na outra via com o sinal aberto. O pedestre, coitado, se quiser atravessar na faixa, é muito melhor ele olhar para ver se vem alguma moto ou carro. Não adianta ele olhar para o sinal, pois, nesses cruzamentos, a desobediência é a regra.

     Há ainda um agravante, que é a circulação de carros e motos na ciclofaixa da Rui Barbosa no trecho entre essas duas esquinas. Segundo nosso código de trânsito em seu artigo 193, carros e motos que circularem por ciclofaixa estão cometendo infração gravíssima e sujeitos à multa de R$ 880,41 e 7 pontos na carteira. Já para quem invade o sinal vermelho, a multa é no valor de R$293,47 e também 7 pontos na carteira, conforme o artigo 208. Infelizmente, esses dois artigos são letra morta para a maioria dos motoristas e motoqueiros. A única lei a que esses infratores obedecem é uma lombada bem difícil de passar.

     Com certeza, essas infrações absurdas não ocorrem somente nesses dois cruzamentos. Em muitos outros desta cidade, elas se repetem exaustivamente, sobretudo em ruas e avenidas não muito trafegadas como a Frei Serafim, a João XXIII, a Nossa Senhora de Fátima e várias outras. Mas, nestas vias, a obediência se dá muito mais por causa do trânsito intenso e menos por observância da lei.

     Diante de tantas infrações no trânsito de Teresina, vêm estas perguntas: cadê os órgãos que disciplinam o tráfego de veículos nesta cidade? Cadê o Detran-PI, que cobra caríssimo pelo emplacamento? Cadê a GCM? Por que, de vez em quando, não fiscalizam o trânsito de veículos nos sinais luminosos? Por que tanto descaso e indiferença?