DESABAFO

 

Miguel Carqueija

 

 

         O Maranhão dos Sarney veio a furo. A imprensa vem contando coisas terríveis. Sabemos de longa data como o sistema policial-jurídico-penal brasileiro é deficiente, acarretando vergonhosas violências contr ao ser humano.

         Sabemos que, em termos ecológicos, não se avança. Continua a devastação das matas e outros ambientes naturais, nossos rios continuam virando esgotos a céu aberto, nossos animais silvestres continuam em extinção.

         No setor da proteção animal anotamos também milhares de bichos abandonados e perseguidos pelas cidades de norte a sul.

         Abortos continuam sendo o tipo mais impune de assassinato e de resto o próprio sistema busca impingir leis cada vez mais “liberais” (chamam isso de liberal) em relação ao assunto, transformando o assassinato de bebês numa coisa banalizada, eufemizada pela expressão “interromper a gravidez” (só isso). E no entanto é uma grande bandeira dos machistas,  que adoram engravidar mulheres e mocinhas e depois fugir de qualquer responsabilidade.

         A violência de norte a sul do país, nas cidades, no campo e, inclusive, contra os nossos índios (historicamente injustiçados e espoliados) está cada vez pior, a mídia reclama mas ela própria a promove nas novelas de tv, nos shows realistas onde as pessoas são jogadas umas contra as outras, nos filmes de violência gráfica que inundam a tv e o cinema, nos jogos eletrônicos de matança, disponibilizados às crianças...

         Nos hospitais seres humanos continuam sendo tratados como refugo, embora paguem a vida inteira o INSS; aposentados e pensionistas continuam sob o verdadeiro efeito cascata, ou seja, o dinheiro desce em vez de subir...

         O que dizer da educação e do ambiente de terror e “bullyng” que hoje domina nossos educandários?

         O que dizer dos crimes de pedofilia que estão em toda a parte, vitimando crianças e adolescentes? Ou a vioência doméstica e contra as mulheres que parece estar aumentando apesar de todas as campanhas?

         E o fato de sermos um dos países mais tributados do mundo (senão o mais tributado) e no entanto não recebermos o equivalente em serviços públicos?

         Enquanto isso os meios de comunicação, com algumas exceções, excretam suas imoralidades, pervertendo as gerações. Pão e circo – mas pão dormido...

         Teríamos mais a dizer. Mas fiquemos por hoje, por aqui.

         Nossa Senhora de Aparecida, Santa Padroeira do Brasil, rogai por nós. Nosso Senhor Jesus Cristo, salvai este povo! Inclusive, dos maus políticos e governantes.

 

 

Rio de Janeiro, 22 de janeiro de 2014