Criação literária na AIC - inscrições abertas
Em: 06/08/2010, às 12H37
Você e os maiores escritores do Brasil na mesma sala de aula
Venha descobrir na prática como se faz ficção. Através de discussões com grandes nomes da literatura contemporânea, você vai descobrir os caminhos que levam a construção da ficção seja o conto, o romance ou as narrativas breves.
O curso é constituído por 33 encontros onde você vai aprender técnicas de construção ficcional, analisar as vertentes do conto contemporâneo, trabalhar a depuração da escrita, exercitar a prosa poética e adquirir uma visão real do que é ser escritor. Haverá material teórico de apoio e propostas de exercícios que abrem os caminhos para suas idéias criativas. Obras de autores como Borges, Clarice Lispector, Cortázar e Kafka serão analisadas e comentadas.
As oficinas serão comandadas por João Anzanello Carrascoza, Marcelino Freire, Roberto Taddei, Rodrigo Petronio, Tiago Novaes, Veronica Stigger e Donizete Galvão, que também faz a coordenação. Todos com grande experiência, várias obras publicadas e premiadas.
O foco é sempre a prática como nos cursos de escrita criativa conhecidos nos EUA. Os textos dos alunos são lidos e comentados pelos professores. Ao final do semestre, há uma avaliação final e um sarau que reúne alunos e convidados. É uma experiência de imersão no universo das letras. Venha experimentar!
Entre os escritores que já deram oficinas na AIC, estão: Ana Rüsche, Claudio Daniel, Dirceu Villa, Evandro Affonso Ferreira, João Silverio Trevisan, Marcelo Carneiro da Cunha, Marcelo Rezende, Marcia Tiburi, Michel Laub, Nelson de Oliveira, Wagner Carelli, além de diversos palestrantes convidados.
Turmas
09 de agosto 2010 à 15 de dezembro 2010
Às segundas e quartas-feiras das 19h30 às 22h30
Pré-Requisitos
Não há pré-requisitos.
Investimento
Preço : 5 x R$400,00 ou R$1.800,00 à vista (com 10 % de desconto)
Mastercard (débito/crédito),VISA (débito/crédito), depósito, cheque ou dinheiro
*Ex-alunos da AIC ganham 20% de desconto no pagamento à vista e 15% no parcelado.
*A vaga somente será reservada mediante pagamento. No caso de desistência, a AIC reserva-se no direito de não devolver a taxa de reserva de vaga.
Conteúdo Programático
Oficina 1 - 5 encontros
Iniciação à criação literária – Roberto Taddei
Para escrever é preciso ler. Isso todo mundo sabe. Mais do que isso, para escrever é preciso escrever! Nesse curso vamos trabalhar para desenvolver uma abordagem menos idealizada do processo de escrita. Por meio de exercícios em sala, descobriremos os caminhos de cada um para acessar a escrita e assim vencer o estigma da página em branco e não ficar refém da musa inspiradora.
Oficina 2 - 4 encontros
A linguagem poética - Donizete Galvão
O processo de criação poética. A importância do correlativo objetivo As funções do poema. As “espécies de poesia”. Rimas, ritmo e pontuação. As diversas visões do fazer poético ( T.S. Eliot, Octavio Paz e Sophia de Melo Breyner Andresen). Análise de poemas. Exercícios sobre temas determinados.
Oficina 3 - 5 encontros
O conto contemporâneo - João Anzanello Carrascoza
Diferente do romance que é irrigado por vários rios-histórias, o conto é apenas um riacho. Gênero que exige economia, ritmo e tensão, o conto, desde a primeira linha, como nos lembra Antonio Skármeta, chama, acena e convoca para o final. O objetivo dessa oficina é apresentar as diversas modalidades da narrativa breve atual, discutir seu processo de criação e motivar os participantes, com exercícios de sensibilização, a mover as águas de seus riachos ficcionais.
Oficina 4 - 4 encontros
Narrativas breves - Marcelino Freire
Este é o nome do módulo coordenado pelo escritor pernambucano Marcelino Freire (vencedor do Prêmio Jabuti 2006), em que ele falará de microcontos a romances e poesia, chamando a atenção para o cuidado com a linguagem - como “enxugar” o texto, preparar um livro, exercitar a síntese, entre várias outras técnicas. O trabalho será feito, sobretudo, em cima dos textos apresentados pelos participantes, realizando um acompanhamento final de cada projeto.
Oficina 5 - 5 encontros
Da prosa poética ao poema em prosa – Rodrigo Petronio
O foco será a maneira de trabalhar a linguagem em um nível poético, mesmo em se tratando de obras de prosa de ficção. Pode-se partir da carga poética contida em trechos de romances e contos e chegar à pura condensação da linguagem do poema em prosa. Os alunos exercitam a técnica da linguagem poética, independente de ela ser articulada em versos ou não. Autores que serão tratados direta ou indiretamente: Rimbaud, Baudelaire, Nietzsche, Jünger, Saint-John Perse, Proust, Guimarães Rosa, René Char, Thomas Bernhard, Lobo Antunes, Herberto Helder e Orhan Pamuk.
Oficina 6 - 5 encontros
O conto: a história aparente e a história secreta -Veronica Stigger
Nas suas ''Teses sobre o conto'', Ricardo Piglia sugere que o conto narra sempre duas histórias – uma história aparente e uma história secreta – e que a arte do contista consiste em saber cifrar a história secreta na história aparente. Num primeiro momento desta oficina, examinaremos, a partir da leitura do texto de Piglia e de contos exemplares, os diferentes procedimentos por meio dos quais certos autores entremeiam as duas histórias. Num segundo momento, discutiremos, à luz dessas considerações preliminares, contos produzidos pelos alunos.
Oficina 7 - 4 encontros
A escrita e a fotografia – Tiago Novaes
Visa desenvolver uma escrita objetiva e mais substantiva, aborda as relações entre a escrita de textos curtos (conto, microconto, crônica) e a fotografia. A partir da reflexão, do debate e de exercícios variados, reflete sobre a noção de imagem, metáfora e ação narrativas baseando-se em contos de Julio Cortázar e das fotografias de Brassaï e de Walker Evans.
Professores
Roberto Taddei
Escritor e jornalista. Mestrando em Escrita Criativa pela Columbia University, de Nova York, onde também cursou o programa Writer as a Teacher criado pelo escritor Alan Ziegler. Ministrou cursos de criação literária para estudantes de graduação e pós-graduação em Nova York (Columbia University) e em São Paulo. Publicou a coleção Conquiste a Rede em 2006, um manual de produção de conteúdos artísticos e jornalísticos na internet.
João Anzanello Carrascoza
É escritor, redator de propaganda e professor da ESPM e da Escola de Comunicações e Artes da USP, onde fez mestrado e doutorado em Ciência da Comunicação. Publicou os livros de contos O vaso azul (Ática,1998), Duas Tardes (Boitempo, 2002), Dias Raros (Planeta, 2004) e O volume do silêncio (CosacNaify, 2006) entre outros, além de novelas para o público infanto-juvenil. Dos prêmios que recebeu destacam-se o Guimarães Rosa/Radio France Internationale e o Jabuti.
Tiago Novaes
Escritor, tradutor e psicanalista. Formou-se e pós-graduou-se no Instituto de Psicologia da USP. Escreveu o livro de contosSubitamente: agora (7Letras, 2004), e o romance Estado Vegetativo (Callis, 2007), com o qual obteve bolsa-incentivo de criação literária da Sec. da Cultura de São Paulo, e foi finalista do Prêmio São Paulo de Literatura 2008. Participou da antologia 15 Cuentos Brasileros (Comunicarte, 2007), e atualmente organiza antologia de encontros sobre literatura pela editora do SESC-SP, a partir do evento "Tertúlia: Encontros da Literatura", que idealizou e produziu. É co-autor do texto para o curta-metragem "O Sonho de Tilden", e dirige atualmente o longa documentário "Herança". Coordena desde 2009 a oficina de prosa do projeto “Tantas Letras!”, pela Sec. de Cultura de São Bernardo.
Donizete Galvão
Poeta, jornalista e publicitário. Publicou seis livros de poemas, entre eles Do silêncio da pedra, Ruminações e Mundo mudo. Ganhou o Prêmio APCA como Revelação de autor. Foi indicado ao Prêmio Jabuti pelo livro A carne e o tempo. Está presente em várias antologias de poesia contemporânea. É coordenador do curso de Criação Literária da AIC.
Rodrigo Petronio
Nasceu em 1975, São Paulo. É editor, escritor e professor. Formado em Letras USP. Professor-coordenador do Centro de Estudos Cavalo Azul, fundado pela poeta Dora Ferreira da Silva, e coordenador de grupos de leitura do Instituto Fernand Braudel. Recebeu prêmios nacionais e internacionais nas categorias poesia, prosa de ficção e ensaio. É autor dos livrosHistória Natural (poemas, 2000), Transversal do Tempo (ensaios, 2002) e Assinatura do Sol (poemas, 2005, Portugal) e organizou Animal Olhar (Escrituras, 2005), antologia do poeta português António Ramos Rosa . Lançou o livro de poemasPedra de Luz (A Girafa), finalista do Prêmio Jabuti 2006. Recebeu Prêmio Nacional ALB/Braskem de 2007, com Venho de um país selvagem (2009) que também ficou em 3° Lugar no Prêmio Nacional da Fundação Biblioteca Nacional.
Veronica Stigger
Nasceu em 1973, em Porto Alegre. Desde 2001, vive em São Paulo. É escritora, crítica de arte e professora universitária. Tem doutorado em Teoria e Crítica de Arte pela Universidade de São Paulo (USP), onde desenvolveu tese sobre a relação entre arte, mito e rito na modernidade. Possui dois livros publicados: O trágico e outras comédias (Coimbra: Angelus Novus, 2003; Rio de Janeiro: 7Letras, 2004 e 2007 [2ª ed.]) e Gran Cabaret Demenzial (São Paulo: Cosac Naify, 2007). Seus contos foram traduzidos para o catalão, o espanhol, o francês, o sueco, o inglês e o italiano. Em 2007, participou da Festa Literária Internacional de Paraty (FLIP) e do festival literário Bogotá39, que reuniu os 39 jovens escritores mais promissores da América Latina.
Marcelino Freire
Nasceu em 1967, em Sertânia, PE. Vive em São Paulo desde 1991. É um dos principais nomes (e divulgadores) da geração de escritores conhecida como Geração 90. Escreveu “Angu de Sangue” (contos, 2000), e “BaléRalé” (contos, 2003). Em 2005, lançou “Contos Negreiros”, vencedor do Prêmio Jabuti 2006 como “Melhor Livro de Contos”. Vários de seus contos foram adaptados para o teatro e para o cinema. Em 2004, lançou e idealizou a antologia "Os Cem Menores Contos Brasileiros do Século". Seu livro mais recente, o volume de contos "RASIF - Mar que Arrebenta" foi finalista do Prêmio Jabuti 2009 e semifinalista do Portugal Telecom 2009. É o criador do evento Balada Literária que reúne anualmente, desde 2006, escritores nacionais e internacionais no bairro paulistano de Vila Madalena. Mantém o blog eraOdito, apontado como um dos vinte blogs mais influentes da internet brasileira.
Observações
1. A AIC emite certificado de conclusão do curso em até 60 dias após a sua realização.
2. A vaga somente será reservada mediante pagamento. No caso de desistência, a AIC reserva-se o direto de não devolver a taxa de reserva de vaga.
3. Realização sujeita a um número mínimo de inscrições.